A Web 3.0 trouxe uma independência maior para todos, possibilitando uma interação entre os usuários e com isso foi possível criar novas formas de trabalhar, sendo bastante lucrativo. Entretanto, com essa liberdade, as pessoas também precisam ter uma responsabilidade maior durante o uso.
Por isso, nesse artigo falaremos um pouco sobre a relação entre a Web 3.0 e o mundo corporativo e quais impactos ela é capaz de gerar. Vale ressaltar que grandes pontos da Web 3.0 são a descentralização e a posse dos dados.
E com isso quais são os desafios trazidos pela Web 3.0?
Imagine se os próprios dados se tornassem acessíveis para todos e sua gestão também, pense em quantos problemas isso iria causar visto que grande parcela da população não sabe como cuidar dessas informações.
Atualmente, a internet apresenta o controle de grandes empresas que determinam a interação dos usuários, a partir da disponibilização dos seus dados. Dito isso, surgiu a necessidade de regulamentar essa relação, uma vez que pode ser capaz de gerar certos prejuízos para a sociedade.
Quais impactos isso gera?
Diante do que foi exposto, o que tem acontecido é a Web 3.0, um novo momento da rede que visa uma utilização mais descentralizada e confiável, o que obviamente influencia nos modelos de negócio.
Com a Web 3.0, temos redes blockchains, um facilitador dos registros ativos, também criptomoedas e servidores P2P. Tendo esses tipos de ferramentas, a interação por parte de quem utiliza a internet se modificou, uma vez que não são mais necessários servidores intermediários, permitindo às big techs o controle e monitoramento dos dados.
Unida com inteligência artificial e blockchains, o controle de dados deixará de ser majoritariamente de grandes bancos, além de ser possível lidar com um volume ainda maior de informações.
O que as empresas devem fazer a respeito disso?
Desse modo, os empreendimentos devem pensar em meios seguros de utilização desses dados, sempre respaldando-se pela legislação, a fim de oferecer ao cliente a experiência que ele tem buscado. Além disso, quanto mais acesso se obtém, maior deve ser o cuidado, respeito e a responsabilidade na utilização.
O que se deve pensar sempre é em como tem se dado a relação entre a empresa e o cliente, tendo em vista que ela não pode prejudicar nenhum dos dois lados, deve ser uma união de respeito mútuo, sobretudo por parte dos negócios que possuem acesso aos dados dos usuários.
Quais impactos as empresas presenciarão após a Web 3.0?
Como estamos percebendo nos dias de hoje, cada vez mais surgem novas startups e novos mercados, o que gera novos serviços e a necessidade de novos modos de regulamentação, pensando sempre na segurança dos usuários. Nos deparamos então com um novo contexto, em que torna-se necessário repensar os modelos de negócio.
Pensando se o lugar das big techs será perdido, o pesquisador e professor da USP, Silvio Koiti Sato afirma que:
“Estamos tão inseridos no sistema das big techs que, provavelmente, nos manteremos nele para fazer a transição em direção à Web3. Aposto em uma repaginada do modelo de negócio das gigantes de tecnologia onde a transparência deve ser mais cobrada e por isso, políticas de controle de dados devem ser mudadas para se adequar ao futuro, onde o ambiente digital é livre e centralizado no usuário”.
O professor ainda ressaltou que:
“Apesar disso, entendo que é necessário amadurecer a legislação sobre a internet, pois como ônus, teremos cada vez mais dificuldade de responsabilizar pessoas pelo o que circula na rede”.
Você já conhece o SULTS?
SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros.
Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.
Com o SULTS você se conecta com os seus colaboradores de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.
Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.
Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.
Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais.
Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.
Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:
Módulo Checklist: O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.
Módulo Chamados: Você saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.
Módulo Expansão: Expandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.
Módulo Implantação de Unidades: Negociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.
Módulo Universidade Corporativa: De fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.
Módulo Disco Virtual: “Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.
Módulo Comunicados: Já pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!
Assista aos nossos cases de sucesso e solicite uma demonstração gratuita da nossa ferramenta.