O mercado de trabalho é repleto de técnicas de venda que contribuem para o aumento da receita da sua empresa e, uma delas, é a Cold Calling.
Há estratégias de venda que utilizam uma escrita persuasiva, uma imagem que convence, então, por que não investir no contato com ligação com o seu lead?
As ligações feitas para captar esse possível cliente não precisa ser chata ou irritando-o, já que se feita de maneira adequada é mais uma chance de torná-lo verdadeiramente uma oferta de venda.
Mas, afinal, o que é e qual a função do Cold Calling?
Trazendo da língua inglesa para a língua portuguesa, cold call significa “ligação fria”, isto é, é feito um contato com o cliente por meio de ligação quando ele não espera. Por isso, é uma forma de surpreendê-lo e ser um diferencial na sua primeira experiência com a organização.
Nessa etapa do processo de venda, o prospect que recebe a ligação ainda não evidenciou interesse na empresa, nos serviços ou nos produtos oferecidos, mas com esse primeiro contato há a chance de apresentar a empresa com outros olhos.
Por outro lado, o profissional que faz esse contato, também, não possui conhecimento sobre o prospect e, nessa ocasião, é o momento de colher os dados necessários, para que as próximas ofertas sejam certeiras.
Dessa forma, a funcionalidade do cold calling está em qualificar seus contatos, averiguar os interesses deles e entender se é possível convertê-los em oportunidades de venda e, considerando o nível do funil de vendas que eles estão posicionados, direcionar estratégias assertivas para captá-lo.
Portanto, a técnica permite obter respostas imediatas do cliente, coletar dados estratégicos para abordagens posteriores e tirar dúvidas dos contatos.
Cold Calling é o mesmo que Telemarketing?
Ainda que ambas as ferramentas possuam o mesmo meio de comunicação, a função e o objetivo é divergente.
O Cold Calling é uma ferramenta mais personalizada e intencional em não se importar apenas com volume de ligações, mas sim a qualidade, sendo um ótimo ouvinte e encontrar formas de construir um relacionamento com o prospect. Assim, os vendedores precisam ser mais especializados e dotados de argumentos que conduzem a ligação de forma estratégica.
Já o Telemarketing é voltado apenas para o benefício comercial e não considera as necessidades dos clientes a fim de vendê-lo diretamente, pois é mais impessoal.
Mas, com certeza, caso você já tenha sido abordado por um telemarketing a sua experiência não foi confortante e aberta para dúvidas e conversas, por isso, aqui há mais uma diferença. A cold calling preza uma experiência diferente até mesmo no primeiro contato.
Dessa maneira, é de suma importância aprender mais sobre como fazer uma cold calling de sucesso.
Checklist de uma cold calling que gera resultados
Essa experiência não deve ser mais invasiva no dia a dia do seu cliente, logo, aprender ferramentas que transformem essa estratégia em uma técnica que gere frutos para o seu negócio. Veja:
- Crie um roteiro para a ligação: saber o caminho que deve ser percorrido na ligação é o sucesso de uma ligação de uma excelência.
- Adote a lógica Customer Centric: estar aberto para ouvir o prospect e suas necessidades é chance de evidenciar a sua empresa como solução para as dúvidas dele.
- Ofereça algo que o lead (ainda) não tem: uma boa oratória e condução na ligação é um caminho para mostrar para o seu lead as próprias necessidades e problemas enfrentados.
- Escute e respeite o que seu prospect está dizendo: todas as informações ofertadas pelo prospect a você são valiosas para enriquecer aquilo ofertado a ele.
- Reforce seu comprometimento com o prospect: programar as fases que o prospect está avançando e reforçar a sua permanência é essencial para progressão à conversão de vendas.
O cold calling não pode ser só mais uma ferramenta de venda invasiva e desconfortável, se aproprie das técnicas certas e aumente a sua receita.
Você já conhece o SULTS?
SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros.
Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.
Com o SULTS você se conecta com os seus colaboradores de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.
Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.
Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.
Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais.
Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.
Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:
Módulo Checklist: O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.
Módulo Chamados: Você saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.
Módulo Expansão: Expandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.
Módulo Implantação de Unidades: Negociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.
Módulo Universidade Corporativa: De fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.
Módulo Disco Virtual: “Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.
Módulo Comunicados: Já pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!
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