Assim como em outros segmentos de atuação, realizar uma gestão de excelência em clínicas de estética pode ser algo desafiador.

Mesmo diante dos desafios, os gestores devem trabalhar duro para promover processos cada vez mais alinhados, times engajados, fluxos de informações transparentes, enfim, uma cultura de melhoria contínua.

Será por meio desse desenvolvimento constante compartilhado pelo time que a empresa poderá conquistar e fidelizar mais clientes por ser referência de qualidade e de atendimento no mercado.

Para isso, não só o gestor precisa fazer a sua parte, mas todos os colaboradores precisam ter em mãos ferramentas que otimizem o workflow e que automatizem os processos do dia a dia.

Neste artigo, você vai conferir dicas essenciais para uma gestão de excelência nas clínicas de estética, além de conhecer os melhores CRM do mercado para este setor. Acompanhe!

A gestão de clínicas de estética na prática

Por mais que a clínica ofereça o que há de melhor em procedimentos estéticos, existe um fator muito importante que interfere diretamente no sucesso do negócio, a gestão.

Trata-se de um tema pouco abordado e difundido nos cursos da área da saúde e, por essa razão, os profissionais geralmente descobrem o que é gestão já com a mão na massa, gerenciando a rotina operacional da clínica.

Mesmo assim, algumas dúvidas ficam. Esse tipo de preocupação é importante, afinal, entender como administrar uma empresa de estética é essencial para mantê-la saudável e em constante crescimento.

Existem alguns fatores principais para uma gestão eficiente e que realmente faz a diferença. Veja:

Clínicas de estética - homem branco deitado na maca em tratamento de beleza.
As clinicas de estetica SULTS min

7 dicas para gerenciar clínicas de estética com excelência

O segredo para aprender a administrar uma pequena empresa é prestar atenção nas lições de quem já chegou lá, pois assim você pode entender os percalços que eles tiveram de enfrentar e como fizeram para superá-los. Depois, basta contextualizar e aplicar o aprendizado no seu próprio negócio.

Mateus Pinto – Diretor de criação e Co-fundador da Neoside Agency

Além dessa dica valiosa de estudar histórias de sucesso que deram certo e aplicar ao contexto da empresa, Mateus Pinto, no portal Guia do Empreendedor, sugere outras ações relevantes para uma gestão de excelência. Confira:

1. Conhecer a fundo o ramo de atuação

Não basta identificiar um setor próspero e achar que isso basta para a empresa ter sucesso – é necessário conhecer todos os aspectos do negócio.

Será preciso identificar elementos como a infraestrutura e os suprimentos necessários, os colaboradores que se adequarão melhor à ideia e mais uma série de detalhes.

Todo esse entendimento é algo que só alguém com profundo conhecimento do setor é capaz de usar a seu favor.

2. Atenção à gestão financeira

Inúmeras vezes já vi gente altamente qualificada, com capital de giro disponível, além de muita boa vontade e força de trabalho perder-se na gestão financeira de uma empresa e cometer erros que custam caro. Isso é muito triste, mas de nada adianta investir alto em um negócio se você não fizer um gerenciamento financeiro saudável e equilibrado.

Mateus afirma que para ter uma gestão financeira impecável é preciso cuidar de diversos elementos, como fazer o fluxo de caixa ou elaborar planejamento financeiro transparente e bem detalhado.

O controle sobre os gastos e ganhos faz com que o empreendimento se torne saudável e, principalmente, viável.

3. Delegar tarefas, mas, também, assumir responsabilidade

Acertar em como gerenciar uma clínica de estética requer pulso firme e presença constante.

Delegar funções e responsabilidades faz parte de uma boa administração, mas manter tudo a cargo de outras pessoas não é legal.

As tarefas podem (e devem) ser divididas entre as diferentes funções dentro da empresa, mas quem está à frente do negócio deve estar sempre por ali, auxiliando, acompanhando e dando todo suporte necessário para que os demais executem seus trabalhos da melhor maneira possível.

4. A escolha da equipe ideal

Já dizia Jim Collins – “primeiro quem, depois o quê“. Ou seja, escolher as pessoas certas que vão compôr a sua equipe de trabalho é mais importante do que definir aquilo que será feito.

Portanto, no momento da contratação, é essencial ter uma visão profissional do processo, baseando-se em análise de currículo, experiência na área e, acima de tudo, os valores da pessoa.

É indispensável analisar se ela realmente combina com a cultura organizacional da clínica. Tanto a pessoa, quanto a empresa precisam estar confortáveis para realizar um trabalho em equipe que dê resultados.

5. Foco no que realmente importa

Muitos empreendedores desejam tanto que o empreendimento dê certo que acabam se perdendo no processo. É o que ocorre ao querer dar conta de tudo ou agir em várias frentes ao mesmo tempo. Já vi isso acontecer tantas vezes que perdi as contas. Então, o meu conselho é: foque no que realmente importa.

Ainda, Mateus diz que se a empresa vende um serviço para o mercado, o gestor deve garantir a máxima eficiência na prestação de serviço e uma qualidade elevada no resultado.

É melhor ter um portfólio menor, mas muito robusto, do que fazer oferecer dezenas de serviços que só atendem aos clientes de forma parcial.

6. Investimento em tecnologia

É fato: independente do porte de uma empresa, ela precisa investir em tecnologia. Até porque , hoje, os recursos já não são um diferencial e, sim, indispensáveis para o sucesso.

Portanto, parte de como administrar uma empresa inclui investir em soluções tecnológicas adequadas.

Os softwares de gerenciamento de clientes e de processos, por exemplo, automatizam as etapas e proporcionam eficiência.

Ao final, a tomada de decisão é favorecida, o que facilita sair na frente da concorrência.

7. Valorização dos clientes

Entre as dicas de como gerenciar uma clínica de estética, não se esqueça de dar atenção total aos clientes.

Tenha dados de identificação e histórico de interações, por exemplo. Assim, será mais fácil fazer ofertas e acertar em cheio nas oportunidades.

Um sistema de relacionamento com o cliente de excelência — conhecido como CRM — ajudará nessa tarefa. Ao final, o time comercial saberá como agir para obter os melhores resultados.

Clínicas de estética - esteticista usando notebook e fazendo anotações na ficha.
Clinicas de estetica SULTS min 2

Os melhores CRM do mercado para clínicas de estética

Além das dicas para uma gestão de processos e projetos realmente promissora para clínicas de estética, confira quais são os 3 melhores sistemas CRM para o setor:

Salesforce

A Salesforce é uma das ferramentas de gestão de relacionamento mais utilizadas no mundo e também é uma das pioneiras do mercado de CRM.

É uma solução preparada para atender grandes, médias e pequenas empresas com diversas funcionalidades, que vão desde a geração de leads ao gerenciamento de oportunidades até a utilização de fluxos de trabalho.

Além disso, também é possível monitorar as vendas em tempo real e otimizar a geração de cotações e propostas comerciais.

Zoho CRM

O Zoho CRM permite que uma rede global de mais de 250.000 empresas, em 180 países, convertam mais leads, engajem os clientes e aumentem a receita.

Com a robustez da ferramenta é possível entregar aos clientes uma melhor experiência e contribuir, de fato, com o sucesso de cada usuário.

Além disso, ao contar com o CRM da Zoho, o controle das métricas de vendas e desempenho será constantemente monitorado.

CRM SULTS

O CRM SULTS é o sistema de relacionamento com o cliente mais completo e integrado do mercado brasileiro.

Trata-se de um CRM de vendas para melhorar a produtividade, os processos e a visibilidade do pipeline para as equipes de vendas. 

Além disso, o software facilita a atualização das oportunidades para que as equipes possam sempre acessar, analisar e colaborar usando dados relevantes.

Alguns benefícios do SULTS são: armazenamento em nuvem, possibilidade de personalização, automatização de processos, relatórios de análise e dashboards com dados reais, atendimento e suporte de qualidade onde e quando quiser.

Experiemente agora o CRM SULTS e as outras diversas ferramentas desse software de gestão. Veja na prática como essa solução pode contribuir para o crescimento do seu negócio e faça com que essa parceria seja mais um case de sucesso.