Da série “B2B” (Business to Business) e “B2C” (Business to Consumer), vem aí a estratégia H2H (Human to Human)!
A partir do momento em que o consumidor foi posicionado no centro do negócio, atitude também conhecida como costumer centric, várias ações da empresa foram alteradas para atender o objetivo principal de toda a organização: a geração de valor para o consumidor e a manutenção de uma relação de confiança entre ele e a marca.
Sem dúvidas as ações de marketing também foram mobilizadas nesse mesmo sentido. Se antes as estratégias on-line e offline estavam focadas nos segmentos de empresa para empresa e/ou de empresa para consumidor, agora a concentração de esforços está destinada aos relacionamentos humanos.
Nesse tipo de estratégia, como diz um dos conteúdos relacionados da Rock Content, é por meio da humanização dos negócios que a empatia se torna uma ponte entre marca e empresa, estreitando os laços de confiança e aumentando o engajamento entre as partes interessadas.
A relação cliente-empresa a partir da estratégia H2H
Você vai ver que para aplicar a estratégia de humano para humano, não é preciso de nada de outro mundo. Apenas, coloque-se no lugar do outro e até mesmo pensar em como você gostaria de ser tratado por determinada marca. O que a sua marca preferida fez para que ela se destacasse entre as demais?
A resposta, muito provavelmente, está nos detalhes. Digamos que seria um relacionamento baseado em pormenores, como empatia, pessoalidade, autenticidade, a comunicação baseada em uma linguagem acessível e sem brecha para mal entendidos.
“Certo. Mas como implementar o H2H na minha empresa?”
O primeiro passo nós até já comentamos nos parágrafos acima, que é pensar, antes de tudo, no cliente. Como se diz, “people first”! Valorize as pessoas e coloque-as antes de na posição central do seu negócio. Ah! E lembre-se que a “pessoas” também envolve colaboradores e fornecedores.
Depois, faça questão de proporcionar ao cliente todos os canais de comunicação possíveis para que ele se sinta à vontade para escolher aquele que possui maior identificação – sejam as redes sociais ou a loja física, por exemplo. Hoje em dia essa disponibilidade de meios de comunicação é chamada de Omnichannel. Já falamos sobre isso aqui no blog e fica o convite para leitura!
É importante também que toda a sua equipe esteja engajada com esse mesmo propósito de proximidade com o cliente. Geralmente o hábito da empatia depende muito da cultura organizacional. Então, se você nunca havia parado para pensar sobre isso, a hora é agora. Quando a cultura da sua empresa está em sintonia com os valores do H2H é muito mais fácil exterioriza-la ao mercado consumidor.
Aproveite a tecnologia e selecione um software que seja capaz de ajudar a sua empresa nessa jornada. Esse tipo de ferramenta é “uma mão na roda” para o registro e o compartilhamento de informações sobre o cliente, para oferecer suporte a ele, além de outras possibilidades que podem variar de acordo com o sistema escolhido. Faça o teste!
Assim como começamos, também terminaremos no mesmo ponto central: o cliente. Acompanhe-o do início ao fim da jornada. Independente se esse cliente realizar a compra agora ou daqui a algum tempo, mantenha-o próximo da marca e fique por dentro do nível de satisfação. Afinal, para quem busca a excelência, sempre há algo a melhorar.
O mais interessante de tudo isso é perceber que, quanto mais a tecnologia avança, mais os processos empresariais se voltam às pessoas. E nada melhor do que a utilização da estratégia H2H para comprovar isso.
Esperamos que você tenha gostado do conteúdo de hoje e a gente se vê em breve. Até logo!
Você já conhece o SULTS?
SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros. Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.
Com o SULTS você se conecta com os seus franqueados de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.
Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados. Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.
Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais. Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.
Conheça 5 dos principais módulos do SULTS:
Módulo Checklist: O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.
Módulo Chamados: Você saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.
Módulo Implantação de Unidades: Negociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.
Módulo Universidade Corporativa: De fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.
Módulo Comunicados: Já pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!