O marketing, como outras estratégias que surgiram dentro dessa área, é uma ferramenta de compartilhamento da sua marca a fim de gerar impacto e vendas. E o e-mail marketing é um dos caminhos mais eficazes para isso.
Assim, saber utilizar essa estratégia de maneira assertiva, tem sido a chave de sucesso para diversos segmentos empresariais.
Esse texto enviado aos seus leads tem grande poder de persuasão, resta saber o que é enviado para ter tantos resultados.
O segredo está no formato que é enviado e o que é enviado no momento e etapa certa em que o lead se encontra.
Porém, é importante identificar o que é válido e impactante para cada área empresarial, seja ela na área da saúde, da beleza, de automóveis, da comunicação, entre outros.
Sabendo disso, o primeiro passo é identificar o ramo em que seu negócio atua e, logo depois, conferir algumas áreas listadas abaixo nas quais você pode se encaixar. Confira:
Exemplos de aplicação do e-mail marketing em diferentes segmentos
Segmento da saúde
A área da saúde tem diversas pluralidades em que você pode encaixar o e-mail marketing como uma forma de captar a atenção do seu cliente. Por exemplo:
- Empresa que vende produtos naturais: um e-mail informacional sobre a importância e melhoria que esses produtos naturais podem causar na saúde do lead é uma forma de agregar valor ao seu negócio e gerar desejo no seu prospect.
- Consultório odontológico: em um período do ano específico, como festas de fim de ano, é interessante enviar para o banco de contatos que podem sim aproveitar esse momento de comunhão, mas sem esquecer da higiene pessoal, oferecendo os produtos que auxiliam nesse momento.
Segmento feminino/beleza
É muito comum que áreas que envolvem o atendimento femino trabalhe com estoques, com vagas, caso seja oferecido serviços, então, veja 2 formas de instigar o desejo do seu prospect através dessas ideias de e-mail marketing:
- Loja de roupas: a sua cliente entrou no site da sua loja, mas não havia a numeração dela naquele momento e agora está disponível no estoque? Essa é uma grande oportunidade de enviar um e-mail marketing para ela e outras clientes que possuem a mesma condição, mostrando a cartela de produtos e suas novas disponibilidades.
- Clínicas estéticas: chegou o mês do dia das mulheres e a sua clínica oferece tratamentos e procedimentos estéticos que são famosos entre o público feminino? Você pode fundar uma ideia promocional desses serviços e avisar essas pessoas por meio do e-mail marketing.
Segmentos de automóveis e locomoção
Com certeza a área de automóveis e locomoção é um meio muito movimentado e que contém demanda a todo o momento. Agora, então, é a chance de usar essa oportunidade de forma inteligente através do e-mail marketing. Veja:
- Loja que trabalha com manutenção e vendas de peças automotivas: muitas pessoas que dirigem, muitas vezes, não têm conhecimento sobre a manutenção do carro ou utensílios que sejam úteis. Por isso, é inteligente formular um e-mail que contenham serviços e peças essenciais e necessárias para os carros e enviar aos seus leads.
- Concessionárias: se o seu negócio trabalha com novidades em modelos de carros, enviar um e-mail que conte essas novas disponibilidades e que detalhe os potenciais do veículo é uma forma de lembrar os seus leads que a sua empresa tem o que ele precisa.
Ou seja, independentemente da área em que sua empresa atua, o e-mail marketing é funcional de diversas maneiras.
Essas formas de utilizá-lo vão desde a questão informacional, até um texto promocional e que tenha cunho lucrativo.
O ponto chave está exatamente em como usar e o que usar para passar essa mensagem de maneira assertiva e persuasiva, mas de não de maneira que os destinatários.
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E-mail marketing: comunicação assertiva à sua empresa
Você já conhece o SULTS?
SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros. Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.
Com o SULTS você se conecta com os seus franqueados de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.
Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados. Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.
Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:
Módulo Checklist: O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.
Módulo Chamados: Você saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.
Módulo Expansão: Expandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.
Módulo Implantação de Unidades: Negociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.
Módulo Universidade Corporativa: De fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.
Módulo Disco Virtual: “Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.
Módulo Comunicados: Já pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!
Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais. Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.