Você sabe o que é User Experience?

Nesse artigo, você entenderá o que significa esse termo, sua finalidade e como sua empresa conseguirá melhorar métricas pensando nisso. 

Já falamos por aqui o quanto a experiência do cliente é extremamente importante e capaz de diferenciar empresas, além de gerar vantagens, mesmo quando ambas oferecem o mesmo produto ou serviço. 

O que é User Experience ou UX? 

User experience ou experiência do usuário consiste em como se dará a relação entre cliente e o que a empresa está oferecendo. Uma boa experiência é capaz de aumentar a lucratividade do negócio

Assim, a forma como o cliente vai experienciar o seu produto ou serviço fará com que ele crie uma memória boa ou ruim sobre seu empreendimento. Já é perceptível que aqui o foco é voltado totalmente para o cliente. 

Como focar no cliente?

Dito tudo isso, é preciso pensar no público-alvo e entender quais têm sido suas aspirações, visando criar algo correspondente. Mas, mais importante que isso, é necessário visualizar como será a experiência do cliente por completo com o produto/serviço, pensando em fazê-lo com excelência a ponto de fidelizar o cliente. 

Ou seja, além de criar a solução, sua equipe deve pensar em como será a relação entre o usuário e seu produto ou serviço, visando fazer melhorias que podem inclusive parecer simples, mas agregam valor ao produto final.

Como formular uma boa User Experience?

Cada detalhe importa quando o assunto é venda. Criar um espaço agradável física ou digitalmente, pensar nas cores e na facilidade para que a compra aconteça é necessário. 

O que seu negócio está oferecendo precisa atender às expectativas, ser prático e útil e gerar uma experiência prazerosa no seu cliente. Quando ele já sabe o que vai encontrar na sua marca e que é muito satisfatório, sempre optará pelo que você está oferecendo e recomendará para outras pessoas também.

Para isso, ter criatividade é uma habilidade capaz de conquistar grande número de vendas e deve ser constantemente incentivada. Atualmente, a grande busca é por experiências personalizadas, o que precisa ser um ideal do seu negócio, e isso só será possível conhecendo bem seu público.  

Quais são os pontos a serem pensados no User Experience?

O presidente da consultoria Semantic Studios, Peter Morville, em um artigo definiu sete elementos que devem ser pensados na experiência do cliente. Para que ela seja agradável, deve-se atender a esses pontos:

  • Útil: o que você está oferecendo deve ter utilidade para seu usuário, ou seja, deve solucionar alguma necessidade dele.
  • Usável: deve ser algo que seus clientes gostariam de usar
  • Desejável: é primordial criar o desejo de obtenção no seu público-alvo. Para isso, invista também em um bom Marketing.
  • Valorosa: Agregar valor em todas as etapa da venda faz muita diferença na etapa final
  • Localizável: Seu usuário precisa ter facilidade para encontrar produtos ou serviços da sua marca. 
  • Acessível: Pense em acessibilidade para todos, especialmente para pessoas que apresentam alguma deficiência. Sua marca deve ser inclusiva.
  • Crível: Deixe claro os valores que sua empresa acredita e defende e sempre demonstre muita ética em todas as ações do negócio. 

Quais são os benefícios do UX?

Quando suas ações estão focadas na experiência que seu cliente terá, é possível fazer com que ele goste mais do que vai receber, um atendimento personalizado e que atende às suas necessidades. 

Com isso, esse cliente será fidelizado, já que vai querer comprar mais da sua marca, além de recomendá-la para outras pessoas. Diante de todos esses pontos, seu negócio terá um aumento nas vendas e, consequentemente, mais lucro. O que destaca seu empreendimento da concorrência.

Você já conhece o SULTS?

SULTS  é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros.

Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS  tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.

Com o SULTS  você se conecta com os seus colaboradores de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.

Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.

Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.

Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais.

Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.

Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:

Módulo ChecklistO checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.

Módulo ChamadosVocê saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.

Módulo ExpansãoExpandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.

Módulo Implantação de UnidadesNegociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.

Módulo Universidade CorporativaDe fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.

Módulo Disco Virtual“Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.

Módulo ComunicadosJá pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!

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