Quando falamos em gestão de conflitos, rapidamente vem a ideia de que basta intervir nas discussões e tudo estará resolvido, não sendo necessário pensar sobre o tema. Porém, nesse artigo, você entenderá como a gestão de conflitos atua de fato, qual sua finalidade e como promovê-la em seu negócio.

Qual é a atuação da gestão de conflitos?

Dentro de uma empresa, é fundamental que se crie formas de tornar o ambiente satisfatório, com uma rotina que não seja estressante e tendo uma equipe ágil para solucionar problemas, mantendo a harmonia do espaço.

Por isso, com uma equipe de RH respaldada por uma boa gestão de conflitos e que conheça seus colaboradores o suficiente para saber as razões principais que geram divergências, toda a dinamicidade do funcionamento da empresa se tornará mais rápida.

Mas lembre-se, discordar é importante e deve ser incentivado. Isso demonstra uma gama maior de soluções possíveis diante de alguma barreira. O que não pode acontecer é não conseguir alcançar um consenso, pois é necessário conviver bem. 

Em outro artigo, falamos um pouco sobre a definição do termo, além de apresentar uma série de passos que possibilitam uma boa implementação dessa estratégia. No entanto, antes de moldar as soluções, é preciso conhecer os conflitos. Por isso, neste momento falaremos sobre os tipos e as causas dos estranhamentos que podem acontecer no ambiente corporativo.

Quais são os tipos de conflitos empresariais que podem acontecer?

Segundo a organização de Berg (2012), existem três tipos diferentes de conflitos, sendo eles:

  • Conflito Pessoal: Relacionado à forma pessoal com a qual cada um reage em determinada situação ou circunstância.
  • Conflito Interpessoal: Ocorre quando pessoas entram em divergência por possuírem opiniões diferentes.
  • Conflito organizacional: É uma consequência da situação, não está associado às opiniões. 

Vale ressaltar ainda que esses conflitos podem se dar em intensidades diferentes, com alguns chegando a níveis extremos e prejudiciais para o empreendimento. 

E quais são as causas dos conflitos?

É muito interessante que a empresa faça um levantamento de como os conflitos estão acontecendo internamente e quais têm sido as principais motivações, para assim pensar em formas de reverter essa situação. 

É muito importante que as equipes, sejam elas do mesmo ou de diferentes setores, estejam bem integradas e funcionando em harmonia. Quando isso não acontece, pode haver situações de embate e até mesmo disputas entre uma área e outra. É importante que todos entendam que estão trabalhando juntos em prol do mesmo objetivo. 

Além disso, comunicar mudanças que são implementadas é primordial, pois elas já tendem a assustar, quando introduzidas de forma súbita e equivocada podem gerar uma série de conflitos. 

Dividir bem os recursos e as tarefas faz total diferença, pois quando isso não acontece como deveria as consequências podem ser graves. Colaboradores com uma pressão e uma carga de trabalho excessiva podem entrar em um Burnout, atrapalhando seu desempenho ou até mesmo tendo que se afastar. 

O estresse é um fator influente, capaz de tornar conflitos pequenos muito intensos, por isso ele deve ser evitado, a partir de formas de trabalho mais flexíveis e melhores condições.

Por fim, aquele que pode ser um grande destrutivo das relações e impedir que tudo funcione da forma como deveria é a falta de comunicação. Para que isso possa se dar de maneira efetiva, é preciso pensar em bons líderes, capazes de construir laços fortes com os demais e, principalmente, capazes de se comunicarem sem ruídos com seus liderados.

Causas da gestão de conflitos empresariais

Você já conhece o SULTS?

SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros. Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.

Com o SULTS você se conecta com os seus franqueados de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.

Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados. Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.

Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:

Módulo ChecklistO checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.

Módulo ChamadosVocê saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.

Módulo ExpansãoExpandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.

Módulo Implantação de UnidadesNegociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.

Módulo Universidade CorporativaDe fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.

Módulo Disco Virtual“Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.

Módulo ComunicadosJá pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!

Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais. Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.

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