Você sabia que em 2019 o mercado fitness brasileiro faturou mais de 2 bilhões de dólares, sendo o terceiro maior das Américas, atrás apenas dos EUA e do Canadá?
Pois bem, os dados da International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA) também apontam que até o ano passado já existiam mais de 35 mil academias oficiais no Brasil, ranqueando-o como segundo país com maior número de academias do mundo e em quarto lugar em relação ao número de usuários (9,6 milhões).
Esse crescimento escalável se explica pelo aumento de interesse em serviços e produtos para o bem-estar, diante da divulgação em massa dos benefícios das atividades físicas para a saúde.
Leia até o final deste artigo para tudo sobre a expansão do mercado fitness no Brasil e no mundo e confira, também, quais são as principais tendências desse setor em 2023. Boa leitura!
Mercado fitness: o crescimento do setor no Brasil ao longo dos anos
De acordo com a FIA Business School, em 2016, o Brasil já fazia parte da lista de maiores mercados fitness do mundo, mas estava em décimo lugar.
Naquela época, o setor iniciava a sua consolidação, diante do aumento da procura por locais para malhar, para ter mais qualidade de vida e para conquistar a aparência desejada.
Mas, na verdade, esse mercado começou a se expandir desde o final de 2010, com a entrada de grandes players que ofereciam aos clientes planos a partir de R$50.
Além de preços mais acessíveis, os tipos de serviços ofertados também se multiplicaram. A academia que antes oferecia apenas musculação, aulas de aeróbica e funcional, passou a oferecer, também, spinning, pilates, hiit etc.
Outro fator que contribuiu para o crescimento do mercado fitness no Brasil foi a proposta da Gympass, em 2012, que permitia o acesso a uma rede de academias parcerias por meio de uma mensalidade única.
Com a expansão da busca pelos exercícios físicos, o interesse em outros produtos e serviços relacionados ao setor, como restaurantes, suplementação, cosméticos, moda e nutrição, também foi ampliado.
Como consequência, houve a modernização nos modelos de negócio, com detaque para as redes de franquias direcionadas à vida saudável.
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), elas passaram de 3% do total de franquias no país, em 2013, para 8% em 2016, ou 6 mil negócios nesse formato.
A importância do mercado fitness em solo brasileiro
Embora seja expressivo o número de usuários de academias no Brasil – mais de 9,6 milhões – essa fatia da população não passa dos 5%.
Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país mais sedentário da América Latina e ocupa a quinta posição no ranking mundial.
Segundo dados da última pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 47% dos brasileiros são sedentários.
Com isso, é evidente a necessidade de campanhas de conscientização e de motivação para que as pessoas procurem cada vez mais a prática de exercícios físicos e outros serviços que promovam qualidade de vida e saúde.
Essa mudança de comportamento será capaz de diminuir os índices de sedentarismo e, para os empreendedores, ela também representa o potencial de crescimento do mercado fitness no país.
Quais são os principais segmentos do mercado fitness?
Como vimos, o mercado fitness atual oferece uma série de serviços e produtos além das academias. Com isso, vamos conhecer quais são os principais segmentos do setor? Acompanhe:
Academias
Representantes tradicionais do setor, as academias seguem como opção para treinos regulares.
Atualmente, muitas redes têm feito adaptações para atrair mais clientes, incluindo aulas diferenciadas, preços competitivos e maior orientação por parte de educadores físicos.
Podem oferecer desde equipamentos para treinos de musculação até aulas e treinamentos específicos para potencializar os resultados de públicos-alvo segmentados.
Personal trainer e consultorias
O personal trainer é um profissional que atende em diferentes locais, desde a casa do cliente até parques ou academias, a fim de motivar e acompanhar os treinos de perto, configurando um atendimento personalizado.
Já o consultor costuma ser um profissional experiente que, após anos de carreira, adquiriu conhecimentos aprofundados para orientar treinos de alta performance.
Também pode trabalhar junto a equipes interdisciplinares, formadas por profissionais como nutricionistas, endocrinologistas e nutrólogos.
Moda fitness
Inclui as marcas e lojas que produzem e vendem roupas e acessórios próprios para a malhação.
Cada detalhe é pensado para garantir o conforto, diminuir a transpiração e não atrapalhar os movimentos, além de representar um estilo de vida saudável.
Nutrição saudável
Além da musculação, dieta balanceada e suplementação são essenciais para o sucesso na jornada em busca de um corpo saudável.
Por essa razão, o mercado fitness também possui serviços e produtos voltados para a nutrição. As consultorias com profissionais especializados têm como objetivo potencializar o condicionamento físico e o efeito dos treinos.
Restaurantes especializados
Como consequência do segmento acima, temos hoje os restaurantes especializados em alimentação saudável, com pratos balanceados, coloridos e saborosos.
Existem desde locais focados na alta gastronomia, com pratos gourmet de baixas calorias, até estabelecimentos que preparam comida para o dia a dia – as famosas marmitas fitness.
Estética e cosméticos
Procedimentos e produtos que se dedicam a melhorar a aparência são outro segmento que integra o setor fitness.
Peeling facial, limpeza de pele e depilação são alguns dos procedimentos mais comuns.
Em geral, esses processos utilizam cosméticos, que também podem ser comprados diretamente pelo consumidor.
12 tendências do mercado fitness em 2023 que você precisa conhecer
Agora que já entendemos melhor o mercado fitness no Brasil, vamos às principais tendências do setor para o ano de 2023, segundo o blog Tecnofit:
1. Tecnologia wearable
Cada vez mais veremos a presença de equipamentos e acessórios, como pulseiras e relógios inteligentes, que monitoram a quantidade de calorias queimadas, frequência cardíaca, qualidade do sono e prática de exercícios físicos, dispensando as tradicionais anotações na ficha de treino impressa.
2. Treino de força com pesos livres
São os treinamentos com uso de barras, halteres ou kettlebells e foco no movimento certo, repetições, séries, ritmo, carga e definição de exercícios para conquistar resultados de aptidão muscular.
3. Treino com peso corporal
Não usar equipamentos também é uma tendência do mercado fitness para 2023. É também uma oportunidade que requer menos recursos, tanto para a academia quanto para o aluno.
4. De olho na Terceira Idade
Vai ao encontro de uma forte tendência sociodemográfica: as pessoas estão vivendo mais – e desejando estarem saudáveis e fisicamente ativas até o final da vida. Por isso, os programas fitness focados nos idosos também são boas opções para investir em 2023.
5. Treino físico funcional
São os treinamentos com o objetivo de melhorar a capacidade física, como força, flexibilidade, resistência, mobilidade e estabilidade.
6. Treinos ao ar livre
Essa tendência permite a oferta de atividades em grupo, como caminhadas, corridas e até os famosos “aulões nos parques”, por exemplo.
São boas opções para despertar a atenção e interesse daqueles que ainda não são alunos da academia.
7. HIIT: Treinamento Intervalado de Alta Intensidade
São programas de repetições de sessões de exercícios com alta intensidade, seguidos por períodos de descanso. Podem ser usados em diferentes modalidades de exercícios físicos.
8. Foco na perda de peso
A tendência é a combinação de programas de perda de peso com a prática de exercícios, como dietas, serviços nutricionais e cursos de culinária, por exemplo. Sempre pensando no benefício complementar do treinamento.
10. Certificação de profissionais
O consumidor – e, consequentemente, o mercado – está cada vez mais exigente. Por isso, além da obrigatoriedade do curso superior em Educação Física e registro no CREF, é importante avaliar com atenção a possibilidade de especialização e certificações em áreas específicas.
11. Personal Training
A necessidade de acompanhamento, avaliação e determinação de objetivos individuais segue como uma tendência para este ano.
O profissional Personal Trainer oferecem instruções técnicas para a realização das atividades e monitoram de perto o desempenho e progresso de cada aluno.
12. Transformação digital
A transformação digital tem sido fomentada em diversos setores do mercado e no segmento fitness não poderia ser diferente.
Ela atinge desde os serviços e produtos oferecidos aos clientes, como a tecnologia wearable que conhecemos anteriormente, até os processos e projetos do dia a dia de academias, consultórios, restaurantes etc.
No caso de marcas com mais de uma unidade, como as redes de franquias fitness, a necessidade de gestão baseada na automatização é ainda mais importante para o controle do fluxo de trabalho.
Por essa razão, os profissionais a frente desse mercado têm investido em soluções inteligentes, como os sistemas de gestão, para garantir a eficiência operacional, visando a fidelização de clientes e, consequentemente, a expansão saudável do negócio.
Algumas das grandes empresas do setor fitness que aderiram ao SULTS, software de gerenciamento de redes de negócio, foram Bio Ritmo, Velocity, Studio Mormaii e PSG Academy.
Com esse sistema, ações como criação de projetos, aplicação de checklist de qualidade, oferecimento de cursos e treinamentos aos colaboradores, envio de chamados, edição de peças de marketing, solicitações de compras, entre outras, podem ser realizadas de maneira ágil e com muita praticidade a qualquer hora e em qualquer lugar.
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