Pesquisas de mercado apontaram que o investimento em IoT (internet das coisas, em português) nas empresas cresceu para US$ 520 bilhões até 2021. Esse número representa um aumento de mais de 100% dos US$ 235 bilhões gastos em 2017.
Dados tão expressivos como esses sinalizam para a importância de entender, de uma vez por todas, o que significa a internet das coisas e quais são os recursos provenientes dela que trazem tantos benefícios às organizações ao redor do mundo.
Aproveite e leitura deste artigo e saiba mais sobre o mundo IoT. Confira!
- Como a IoT se relaciona ao mundo dos negócios?
- Os 3 benefícios principais dos dispositivos de IoT
Como a IoT se relaciona ao mundo dos negócios?
Por mais que a internet seja geralmente relacionada aos dias atuais, o conceito de internet das coisas surgiu na década de 1990, quando a internet começou a se tornar mais popular, principalmente nos EUA.
A Oracle define muito bem a IoT e diz que se trata de uma rede de objetos físicos incorporados a sensores, software e outras tecnologias com o objetivo de conectar e trocar dados com outros dispositivos e sistemas pela internet.
Esses dispositivos variam de objetos domésticos comuns a ferramentas industriais sofisticadas. Com mais de 7 bilhões de dispositivos IoT conectados hoje, os especialistas esperam que esse número cresça para 10 bilhões em 2020 e 22 bilhões em 2025.
Como vimos, a internet das coisas também atinge significativamente o dia a dia das empresas através de recursos tecnológicos como sistemas de gestão e outras ferramentas de trabalho.
Toda a automatização de processos tão importante aos índices de produtividade também são frutos da IoT, como atendimento ao cliente, assistentes virtuais, agendas eletrônicas, gerenciadores de tarefas, entre outros.
Portanto, o maior propósito da internet das coisas é unir o mundo físico ao digital e melhorar a vida das pessoas em todos os âmbitos (pessoal e profissional, por exemplo) através de recursos digitais cada vez mais robustos.
Os 3 benefícios principais dos dispositivos de IoT
Acompanhe quais são os principais benefícios para a sua empresa ao incluir a internet das coisas na rotina operacional:
1. Aumento da produtividade
Dispositivos IoT são capazes de realizar tarefas com maior eficiência, ao mesmo tempo em que aprimoram o desempenho das equipes continuamente. Desse modo, os erros são reduzidos, aumentando a qualidade das entregas e melhorando o ROI (Retorno sobre Investimento).
2. Desenvolvimento do mercado
De acordo com pesquisas realizadas pela IDC Predictions, a IoT poderá movimentar até 1 trilhão de dólares em 2022. Isso beneficiará diversos segmentos do mercado, em especial os setores varejista e industrial. Por isso, as empresas mais preparadas, sem dúvidas, poderão se destacar no mercado consumidor.
3. Diminuição de custos operacionais
Sistemas que utilizam máquinas reduzem custos de produção e com pessoal. Nesse aspecto, o negócio consegue resolver qualquer problema via sistema operacional, sem precisar que pessoas se dirijam até o local.
Isso se resume em economia de gastos com contratações, deslocamentos e outros.
A IoT com certeza pode beneficiar o seu negócio significativamente e pode, também, impulsionar a transformação digital essencial à otimização processual. Conheça agora o SULTS, um sistema de gestão capaz de revolucionar o seu negócio.
Sistema de gestão para a sua organização empresarial – SULTS
SULTS é o sistema de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogarias, educação, moda, logística, entre outros.
Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar informações de leads, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.