Na primeira parte do conteúdo a respeito do Dropshipping, falamos sobre o que significa este termo e, ainda, sobre como ele funciona na prática. Agora, vamos relembrar o conceito e vamos entender de vez quais as diferenças entre Dropshipping, E-commerce e Marketplace. Veja!
O conceito de Dropshipping
Denomina-se “Dropshipping” quando uma empresa terceiriza o estoque e a logística da distribuição do produto a um fornecedor, preocupando-se somente com o oferecimento e a venda.
Podemos mencionar, por exemplo, a Amazon, Mercado Livre, Aliexpress e Shopee, que apresentam um site em que oferecem produtos de diversos fornecedores e eles são responsáveis por entregarem o produto ao cliente, após a compra ser efetuada.
Quais os benefícios do Dropshipping?
- Funções bem distribuídas: No Dropshipping, a primeira empresa pode dedicar-se a pensar em boas estratégias de Marketing e como otimizar suas vendas, enquanto as terceirizadas focam no armazenamento, estocagem e entrega.
- Crescimento: Quando as funções são bem distribuídas e organizadas, a dedicação é maior e, consequentemente, entrega-se mais qualidade, aumentando as chances de crescimento, visto que mais clientes são atraídos.
- Economia: Esse crescimento é ainda mais acentuado, porque essa estratégia possibilita uma redução de custos da empresa, que não precisa mais investir na compra dos produtos, no seu espaço de armazenamento, e na mão de obra e gastos associados à distribuição.
Assim, com um baixo investimento já é possível ter uma excelente lucratividade, basta pensarmos nas grandes empresas aliadas a esse processo.
Entrando no universo do mercado digital, vejamos as diferenças:
Sabemos que o mercado online está cada vez mais ganhando espaço e crescendo. Com isso, alguns termos podem deixar dúvidas para aqueles que ainda estão adentrando esse universo. Você sabe a diferença entre Dropshipping, E-commerce e Marketplace? Vamos entender melhor o que é cada um.
Algumas características são capazes de diferenciar esses modelos de vendas e vamos nos valer delas para fazermos a separação. É muito importante entender isso, pois sem conhecimento não é possível alcançar o que se busca e pensar em qual seria a melhor opção para a sua marca.
E-commerce
O e-commerce é uma loja virtual. Ela, diferentemente do Dropshipping, funciona sozinha, tendo seu próprio estoque de produtos, cuidando do Marketing, atendendo os clientes e também realizando a entrega.
Assim, uma só empresa cuida de todas as etapas de venda, desde a divulgação até o recebimento do feedback dos clientes. Por isso é uma loja virtual, pois funciona como uma loja física. A única diferença é que a etapa de vendas é remota.
Marketplace
O Marketplace é mais parecido com o Dropshipping, visto que é uma plataforma de divulgação de diversos produtos ou serviços de diferentes marcas e até áreas.
Um exemplo é a Hotmart, um site em que diversos empreendimentos podem divulgar seus cursos e outros, desde que um percentual do valor das vendas realizadas seja destinado ao Marketplace. É um excelente sistema, pois a plataforma não investe em obter produtos ou serviços e ainda lucra um percentual.
Enquanto as demais empresas não precisam investir em um site, possuem mais visibilidade e com isso vendem mais e ainda há um sistema muito interessante relacionado ao processo de vendas, que pode ser feito por vendedores que se inscrevem em troca de um percentual.
Sobre o Dropshipping
Agora ficou mais fácil diferenciar esses modelos de venda. Como já foi falado, no Dropshipping as funções se dividem e faz com que, tendo site de divulgação de alta performance, seja possível atingir lucro satisfatório. Esse método permite o estabelecimento de parcerias diversas, podendo ter um leque muito variado de produtos.
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Você já conhece o SULTS?
SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros.
Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.
Com o SULTS você se conecta com os seus colaboradores de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.
Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.
Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.
Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais.
Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.
Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:
Módulo Checklist: O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.
Módulo Chamados: Você saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.
Módulo Expansão: Expandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.
Módulo Implantação de Unidades: Negociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.
Módulo Universidade Corporativa: De fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.
Módulo Disco Virtual: “Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.
Módulo Comunicados: Já pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!
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