Quando o assunto é vender mais e de maneira estratégica a elevar o índice de faturamento da sua empresa, facilmente sabe-se que esse é o momento de aplicar o up-sell, o down-sell ou o cross-sell: ricas e eficientes estratégias de venda para o seu negócio. 

No momento em que o seu cliente avista o seu produto ou serviço, ele entra em uma jornada de compra e enfrenta várias objeções, como “está caro demais”, “depois eu compro” ou até mesmo um momento de desejo por mais nas compras. 

Para aproveitar esse percurso que ele caminha até o momento de realmente fechar a compra, você precisa aplicar as estratégias certas  e na hora certa.

Por mais que sejam 3 ferramentas, não é quer dizer que elas precisam ser aplicadas simultaneamente, mas sim, analisar a objeção e barreira que o seu cliente está enfrentando e fazer a oferta adequada para elevar o valor do produto e ele concluir a compra

Com certeza, você sabe que o mercado de concorrência está cada vez mais acirrado, mas conhecer, entender e praticar esses conceitos irá disparar o seu negócio frente a todos os outros

Confira agora o objetivo das estratégias de venda e os benefícios que elas trazem para a sua empresa:

Cross-sell

A técnica de Cross-selling é um recurso muito utilizado nas empresas para proporcionar uma experiência mais completa em quantidade de serviço em que o cliente irá aderir, elevando e conquistando o LTV (Life Time Value) do cliente, adquirindo mais produtos do que ele tinha planejado no início da compra

De maneira mais prática, é um exemplo que provavelmente você já passou por esse momento: No Mc’Donalds, quando você pede apenas um sanduíche, é normal que a atendente te ofereça um refrigerante e uma batata por um preço irresistível, certo? Dando a entender que a nova proposta é mais vantajosa que a primeira, não é mesmo? 

O Cross-sell é justamente isso: ofertar “pequenos” serviços ou produtos incluídos na primeira ideia de compra do seu cliente

Isso, além de aumentar o valor da venda no final, promove uma maior experiência do seu cliente com os serviços do seu negócio

Lembrando que essa oferta precisa ser feita antes da conclusão do pedido do cliente, para que ele feche a compra com todos os produtos ou serviços ofertados por você. 

Up-sell

A estratégia de Up-selling, de alguma maneira, é semelhante ao cross-sell, pois é uma técnica, também, de oferecimento de outros produtos no momento da compra, mas este deve ser feito após a finalização da primeira compra

Para que seja claro a você, imagine: você vende um curso de emagrecimento, o seu cliente fecha e uma nova página, atrativa de preferência, oferta uma consultoria, enquanto ele assiste e aplica o que você ensina no curso. 

Essa segunda oferta, normalmente, é acompanhada por um um botão escrito com algo como “Compre com um clique” ou “Garanta com um clique”,geralmente, com cores fortes e em efeito pulsante para atrair o desejo de compra. 

Isso eleva o ticket médio do primeiro produto para um ticket alto no final da compra do seu cliente, ou seja, um maior faturamento para o seu negócio

Down-sell

O método de Down-selling é perfeito para aquela objeção de “Está caro demais”  do cliente, porque como o próprio nome já diz é a redução da quantidade de serviço ou do valor do serviço. 

Mas você deve estar pensando: reduzir o valor não irá diminuir o meu faturamento? Sim, no entanto, às vezes, o cliente interpreta que a proposta de ticket médio ou alto não está dentro do orçamento dele, e assim prefere desistir da compra e não garantir nada. 

Um exemplo disso acontece nas concessionárias, pois, normalmente, o consumidor sai de casa com uma marca e tipo de carro em mente, mas ao chegar no local pode cair a expectativa ou desistir da compra, devido ao valor, mas com a oferta de um carro mais acessível, porém um que ainda assim supra suas necessidades, ele fecha a compra. 

Com o oferecimento de um produto mais barato e acessível, você não perde o cliente da sua lista e ainda tem a chance de elevar a percepção e o ticket de investimento dele a longo prazo. 

Essas eram as estratégias que você precisava para aumentar o faturamento e a captação de clientes do seu negócio.

Você já conhece o SULTS?

SULTS  é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros.

Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS  tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.

Com o SULTS  você se conecta com os seus colaboradores de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.

Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.

Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.

Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais.

Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.

Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:

Módulo ChecklistO checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.

Módulo ChamadosVocê saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.

Módulo ExpansãoExpandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.

Módulo Implantação de UnidadesNegociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.

Módulo Universidade CorporativaDe fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.

Módulo Disco Virtual“Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.

Módulo ComunicadosJá pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!

Assista aos nossos cases de sucesso e solicite uma demonstração gratuita da nossa ferramenta.