Para falar sobre Business Intelligence (BI), vamos relembrar o que disse William Edwards Deming:
“Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia.”
Com isso, você já deve imaginar que o assunto de hoje está relacionado à importância da análise de métricas e resultados para a saúde do negócio.
Business Intelligence é um conjunto de processos baseados em tecnologia (sobretudo, softwares). Ele tem como objetivo proporcionar a a análise de dados do seu empreendimento para que você tome decisões mais estratégicas, assertivas.
Processos incluídos no BI, segundo a Tableau Software:
Mineração de dados: o uso de bancos de dados, estatísticas e aprendizado de máquina para revelar tendências em conjuntos de dados grandes.
Geração de relatórios: o compartilhamento de análises de dados com as partes interessadas para que elas possam tirar conclusões e tomar decisões.
Benchmarking e métricas de desempenho: a comparação de dados de desempenho atuais e históricos para acompanhar o desempenho em relação às metas, geralmente com o uso de painéis personalizados.
Análise descritiva: o uso da análise de dados passados para descobrir o que aconteceu.
Consultas: fazendo perguntas específicas aos dados, o BI extrai as respostas dos conjuntos de dados.
Análise estatística: a aplicação dos resultados da análise descritiva para explorar os dados em mais profundidade usando conceitos estatísticos (por exemplo, como e por que determinada tendência ocorreu).
Visualização de dados: o processo de transformar a análise de dados em representações visuais, como gráficos, diagramas e histogramas, para facilitar o consumo dos dados.
Análise visual: a exploração dos dados através de histórias visuais para comunicar informações conforme necessário e manter-se no fluxo da análise.
Preparação de dados: o processo de compilar várias fontes de dados, identificar as dimensões/medidas e prepará-las para a análise de dados.
A aplicação do BI pode ajudar na tomada de decisão por meio da identificação de oportunidades para aumentar os lucros; da análise do comportamento dos clientes; da comparação de dados em relação à concorrência; do acompanhamento do desempenho dos processos operacionais do negócio; da otimização dessas operações a partir da visualização de possíveis falhas; e da identificação de novas tendências, inovações e demandas do mercado.
Mas em quais setores da empresa eu devo aplicar o Business Intelligence?
Não há uma lei que defina e obrigue a aplicação dessa metodologia em determinados departamentos da empresa. Inclusive, se em todos eles as métricas e os resultados precisam ser analisados, então em todos eles cabe a aplicação do BI!
A grande questão aqui é que cada setor tem as suas próprias metas e a sua própria equipe também. Com isso, deve ser feito um alinhamento entre todos os colaboradores para definir quais serão os dados a serem analisados e para qual fim – Otimização, redução de custos, qualidade, produtividade, oportunidades, benchmarking, marketshare, entre outros.
3 das principais vantagens do Business Intelligence para a sua empresa:
- Tomada de decisões mais assertiva
Se você tem mãos os indicadores de determinado processo, sem dúvidas você terá o embasamento necessário para saber se a ação é conveniente ou não naquele momento. Em outras palavras, aplicando o BI você analisa o cenário atual e consegue visualizar qual decisão será mais benéfica e coerente.
- Otimização dos processos internos
Como vimos anteriormente, aplicar o BI é uma estratégia muito eficaz para que a empresa consiga olhar para dentro da sua operação e encontrar oportunidades de melhoria, incluindo a otimização dos processos internos.
Nesse sentido, o seu negócio obterá melhores resultados e sairá na frente de outros empreendimentos que não têm a cultura de aplicar os conceitos do business Intelligence.
- Aumento da lucratividade
Conseguindo visualizar o que precisa ser aprimorado, temos as informações mais que necessárias para aprimorar o desempenho do nosso negócio. Com isso, melhores resultados e, consequentemente, o aumento do lucro!
Precisamos ter em mente que as decisões assertivas pautadas na análise de dados evitam custos desnecessários com retrabalho. Por isso, atenção às métricas!!
No blogpost de hoje conhecemos um pouco mais a respeito do Business Intelligence e alguns dos principais processos que o compõe, como mineração de dados, geração de relatórios, Benchmarking, entre outros. Além disso, vimos que o BI cabe em todo e qualquer departamento da empresa, porque em cada setor é preciso analisar os resultados. Para finalizar, vimos três grandes vantagens para a aplicação dessa metodologia na sua empresa.
Por hoje é só, mas que tal continuar a leitura com os 5 Principais Indicadores KPI: Key Performance Indicators?
Até breve!
Você já conhece o SULTS?
SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros. Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.
Com o SULTS você se conecta com os seus franqueados de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.
Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados. Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.
Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais. Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.
Conheça 5 dos principais módulos do SULTS:
Módulo Checklist: O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.
Módulo Chamados: Você saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.
Módulo Implantação de Unidades: Negociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.
Módulo Universidade Corporativa: De fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.
Módulo Comunicados: Já pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!