O mercado de franquias é um dos mais promissores e rentáveis do Brasil, mas também um dos mais competitivos e exigentes. Por isso, o processo de seleção de franquias deve ser criteriosamente planejado.
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2022, o mercado de franquias cresceu cerca de 14,3%.
Dados do desempenho das franquias, divulgados pela ABF, apontam também que número de unidades expandiu 7,8%, totalizando mais de 184 mil operações, e o de redes subiu 6,8%, superando as 3 mil marcas.
Neste artigo, vamos apresentar todos os processos para realizar uma seleção de franquias eficiente e segura, como também gerenciar de forma inteligente, aumentando as chances de lucratividade e satisfação. Confira!
- Passo a passo para selecionar de forma assertiva a franquia ideal
- Conheça os diferentes segmentos de franquia
- SULTS e franquia: gestão de sucesso
Passo a passo para selecionar de forma assertiva a franquia ideal
Como uma das formas mais promissoras de expandir um negócio, a franquia é um dos modelos de negócio mais desejados para os candidatos!
Com o mercado já bem difundido e com vários segmentos diferentes para investir, a escolha inteligente é primordial para que seja mais uma franquia de sucesso tanto para os franqueadores quanto para os franqueados.
A seguir, veja alguns passos e por onde começar essa jornada!
1. Conheça o seu perfil empreendedor
Antes de buscar as opções de franquias disponíveis no mercado, é fundamental fazer uma autoavaliação do seu perfil empreendedor, ou seja, das suas habilidades, preferências, valores e expectativas em relação ao negócio.
- Já tem experiência no mercado que pretende atuar?
- Se identifica com o produto ou que será serviço oferecido?
- Está disposto a seguir as regras e padrões da franqueadora?
- E, principalmente, é possível arcar com o custo inicial e mensal da franquia?
Essas são algumas perguntas que você deve fazer para definir o seu perfil empreendedor e filtrar as opções de franquias que mais se encaixam.
2. Estude o mercado que pretende atuar
O modelo de franchising garante ao empreendedor acesso a uma marca consolidada e reconhecida pelo público, que conta com uma clientela fiel e um histórico no mercado.
Ao solicitar a Circular de Oferta de Franquia (COF), é possível ter acesso a este histórico e, também, por meio de conversas com os franqueados, é possível conhecer mais a marca.
Além disso, quando se pensa no mercado de atuação, identificar o público-alvo, seu perfil socioeconômico e comportamental é imprescindível.
3. Escolha a localização ideal para sua unidade
A localização é um fator determinante para o sucesso, pois influencia diretamente na visibilidade, no fluxo, na captação e na fidelização dos clientes.
Para escolher a localização ideal para a sua franquia, você deve considerar aspectos como:
- Perfil socioeconômico e comportamental do público-alvo;
- Densidade populacional e poder de compra da região;
- Concorrência direta e indireta na área;
- Acessibilidade, segurança e infraestrutura do local;
- Custo do aluguel ou da compra do imóvel;
- Exigências da franqueadora quanto ao ponto comercial.
Gerenciar a operação e ser, consequentemente, um franqueado de sucesso exige que seja escolhido a marca, o segmento e o modelo de negócio que mais se adeque ao seu interesse.
Conheça os diferentes segmentos de franquia
A afinidade com o segmento é fundamental, além do interesse e conhecimento sobre o ramo de atuação da franquia que pretende adquirir.
Assim, você terá mais motivação e satisfação em trabalhar com o produto ou serviço oferecido.
É preciso analisar as tendências, as oportunidades, os desafios, os concorrentes e o público-alvo de cada segmento que você tem afinidade ou experiência.
Confira abaixo alguns dos principais segmentos de franquias que têm crescido no Brasil:
Alimentação
É um dos segmentos mais tradicionais e representativos do franchising, que cresceu cerca de 21,5% no ano de 2023, de acordo com a ABF. Ele engloba redes de restaurantes, lanchonetes, cafeterias, pizzarias, sorveterias, entre outras. Um ótimo exemplo é a rede de fast food Mc Donalds.
De acordo com a revista Exame:
A empresa registrou um faturamento de R$ 352,8 milhões no terceiro quadrimestre de 2022 — 28,2% acima do mesmo período no ano passado, com 1077 restaurantes em funcionamento.
Saúde, Beleza e Bem-Estar
Foi o terceiro segmento com maior crescimento, também com avanço de 21,5% no ano de 2023, de acordo com a ABF. Abrange redes de clínicas médicas, odontológicas, estéticas, salões de beleza, spas, academias, farmácias, entre outras. É um segmento que demanda profissionais qualificados.
Um exemplo de franquia de salões de beleza é a Fast Escova que em menos de dois anos já abria mais de dez unidades.
Hotelaria e Turismo
Neste segmento, há diversas opções de negócio, como redes de hotel e resorts, agências de viagens em formato de lojas ou quiosques.
Teve um crescimento de 24,5%, em relação ao ano de 2022, também de acordo com a ABF, sendo o segmento que mais expandiu-se, mesmo tendo sido bastante afetado no período de pandemia.
Todos esses passos são importantes e parecem difíceis, mas se tornam menos turbulentos pois no modelo de franchising há o apoio da franqueadora, que tem experiência e conhecimento sobre o negócio.
SULTS e franquia: gestão de sucesso
É necessário disponibilidade e organização para gerenciar um negócio e, quando falamos do modelo de franchising, a comunicação precisa ser clara e um meio de integração para a rede.
Tanto para lojas físicas ou onlines, o controle do estoque, a solicitação de produtos, o acompanhamento de demandas a serem concluídas, a comunicação interna e externa e outras atividades são essenciais a serem feitas com excelência.
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