Sempre batemos na tecla de que conhecer bem o seu consumidor é essencial para traçar uma série de estratégias para atraí-lo e, finalmente, torná-lo um cliente fidelizado.

A partir disso, após falarmos sobre o mercado de consumo vamos conhecer agora quais são os tipos de consumidores que estão ativos e que podem entrar em contato com a sua empresa a qualquer momento.

Os tópicos tratados neste artigo serão:

  • Conceito consumidor: Organizacional e Pessoal 
  • Iniciador, influenciador, decisor, comprador ou usuário: qual desses a sua empresa já atendeu? 

Conceito consumidor: Organizacional e Pessoal 

O consumidor é aquele que dita todos os esforços da empresa quanto à demanda, ao investimento, à produção e entre outros filtros, e por essa razão é de suma importância conhecê-los bem. 

É preciso compreender que no ciclo de compras o consumidor pode assumir diversos comportamentos e o seu negócio precisa estar preparado para isso. 

Esses comportamentos podem ir desde uma criança que deseja um produto da vitrine ou uma empresa que deseja consumir os seus produtos ou serviços. 

Isto é, o segredo está em como proceder em cada caso e conquistar o cliente de forma assertiva.

Mas, afinal, o que é um consumidor organizacional e pessoal? 

Consumidor organizacional:

Refere-se a empresas que irão comprar de outras empresas. São os chamados mercados B2B (Business to Business)

Consumidor pessoal:

Refere-se à compra de bens para uso próprio ou para o uso de amigos, familiares, ou seja, pessoas próximas.

Iniciador, influenciador, decisor, comprador ou usuário: qual desses a sua empresa já atendeu? 

Só de ler esses 5 tipos de consumidores que podem chegar até o seu negócio, com certeza, foi despertada alguma curiosidade em saber mais sobre eles. Confira: 

Iniciador

Esse tipo de consumidor é quem irá sugerir a ideia de comprar um produto ou serviço.

Isto é, ele se configura como o responsável pelo “descobrimento” do seu negócio e respectivos serviços e produtos, possibilitando o ciclo de interesse à compra.

Exemplos de consumidores iniciadores podem ser desde a criança que vê um anúncio até o vizinho que já viu a loja física ou site. 

Há benefícios nesse primeiro estágio de consumidor, já que ele é o motivador e aquele que dá o primeiro passo para uma possível compra, seja dele ou de outros que o conheçam.

Influenciador

Já no caso desse tipo de consumidor, ele é aquele cujo ponto de vista influencia na decisão de compra.

Isto é, se ele recomenda, se ele dá a sugestão, se ele elogia, se ele prescreve e outras ações descritivas e injuntivas, outras pessoas podem se tornar consumidores também

Esse tipo de consumidor, de forma intrínseca, também pode usar do marketing boca a boca para incentivar a compra de outras pessoas.

Decisor

Esse modelo de consumidor, em palavras simples, é aquele que dá a palavra final de compra, aquele que decide e paga por essa compra

Ou seja, seria a pessoa que decide a realização da compra em si, além de decidir onde comprar e como comprar.

Comprador

Em quarto lugar, encontra-se o consumidor comprador, aquele que já tem uma relação de compra com a empresa e permanece no ciclo de compra. 

É aquele que efetivamente realiza a compra em si.

Usuário

Por último, tem-se aquele consumidor que pode ser nomeado como fiel à empresa, já que é aquele que se envolve com a compra e se mantem engajado à marca. 

Pronto! Agora já sabemos quais são os tipos de consumidores que podem entrar em contato com o seu empreendimento e os times de marketing e vendas também pode definir estratégias ainda mais assertivas para tornar essas pessoas em clientes cada vez mais fidelizados.

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Consumidor - SULTS

Você já conhece o SULTS?

SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros. Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.

Com o SULTS você se conecta com os seus franqueados de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.

Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados. Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.

Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:

Módulo ChecklistO checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.

Módulo ChamadosVocê saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.

Módulo Expansão e CRMExpandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.

Módulo Implantação de UnidadesNegociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.

Módulo Universidade CorporativaDe fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.

Módulo Disco Virtual“Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.

Módulo ComunicadosJá pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!

Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais. Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.

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