Ao longo do processo de captação de leads, todas as estratégias e as técnicas são aplicadas para captura, mas ao tê-los, o que fazer?
É certo que um gerenciamento e mapeamento dessa base de dados é fundamental para, de fato, obter resultados e potencializar a qualificação de leads.
Para isso, toda empresa precisa ter um setor que cuide especialmente dessas ações que precisam ser aplicadas, considerando, estrategicamente, o funil de vendas do marketing digital.
Isso porque captar leads e clientes demanda muita organização e empenho, por isso, saber os próximos passos a serem dados é fazer valer a pena esse esforço e trabalho inteligente.
Confira 5 ações inteligentes que você pode utilizar e ver os resultados acontecendo:
5 ações para gerenciar a sua base de leads
Lembrar da jornada de compra do consumidor
Tratar um lead como apenas um dado ou número de captação e somente oferecer produtos e serviços sem entender o processo que ele passa para se tornar um consumidor é jogar fora a oportunidade de venda.
É preciso estar atento a qual etapa e nível que o lead se encontra dentro do funil de vendas, assim, será necessário desenvolver estratégias focadas e personalizadas para converter esse prospect. Busque definir se ele está no início, meio ou fim desse funil durante o processo de venda.
Com essa análise, será possível identificar qual a “dor/necessidade” dele e desenvolver técnicas que as supram e as superem.
Desenvolva um marketing de conteúdo inteligente
Conhecendo esse possível cliente, é preciso desenvolver estratégias de marketing de conteúdo com o objetivo de acompanhar esse lead.
Essas estratégias se valerão de mais informações persuasivas a esse lead para cada vez mais ele ter consciência do problema e de que o seu produto ou serviço é a solução que ele precisa.
Isso faz com que esse prospect se envolva e engaje mais com a marca, criando um tipo de confiança em você. Além disso, se essa técnica de marketing surgir efeito positivo, as chances dele voltar e consumir outro produto são grandes.
Educar, direcionar e qualificar esses leads através de um conteúdo de valor e que agregue o seu possível cliente é dar espaço para mais vendas e mais faturamentos.
Deixe a sua base sempre saudável
Para ter resultados satisfatórios e alavancados, é preciso ter uma ação proativa sobre os bancos de dados e informações que a empresa colheu.
Buscar entender o motivo pelo qual o cliente está mais propenso a fechar uma compra, o porquê deixou o e-mail em spam, o porquê desmarcou um cadastro ou porquê não avançou na compra é ser emergencial para não perder a oportunidade de venda.
Isso servirá como uma forma de acompanhar o crescimento do lead dentro do funil de vendas e saber gerenciar bem os dados e informações que já possui.
Envie campanhas constantemente
Grandes números de leads e captação não trazem resultados sozinhos, então, é imensamente importante nutrir e estimular o desejo da compra através de propagandas e anúncios.
Isso fará com que ele sempre lembre da sua empresa e seja motivado a engajar com a organização de alguma maneira.
Isso pode ser realizado através de e-mail marketing com newsletter, formulários do Google Forms interagindo e solicitando informações, entre outros.
Utilize uma ferramenta de CRM
O CRM (Customer Relationship Management, que pode ser traduzido como Gestão de Relacionamento com o Cliente) é uma ferramenta que ajudará a analisar as necessidades da empresa e do cliente.
Com isso, será possível, através do banco de dados, identificar em qual nível do funil de vendas o cliente está, além de poder gerar estratégias que incorpore à ação necessária ao lead.
Essas e mais ações são essenciais para gerenciar e cuidar de cada lead que entra para base, desde os mais propensos à compra até os que ainda não tem consciência da própria necessidade. Oriente, eduque e gerencie seus leads, os resultados serão surpreendentes.
Conheça o SULTS CRM para gerenciar a sua base de leads
SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros.
Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.
Com o SULTS você se conecta com os seus colaboradores de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.
Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.
Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.
Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais.
Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.
Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:
Módulo Checklist: O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.
Módulo Chamados: Você saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.
Módulo Expansão: Expandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.
Módulo Implantação de Unidades: Negociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.
Módulo Universidade Corporativa: De fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.
Módulo Disco Virtual: “Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.
Módulo Comunicados: Já pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!
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