São inúmeras as razões pelo qual o marketing boca a boca é eficiente para a conquista de novos clientes para o seu negócio, mas é necessário saber que, para algo ser recomendado e indicado, o seu produto/serviço precisa agregar valor.
Essa maneira de propagar produtos e clientes, como o próprio nome diz, passa de boca em boca de maneira fluida e espontânea, pois se torna natural elogiar e valorizar a experiência tida.
O marketing boca a boca tem o poder de criar uma onda de confiança e influência para uma rede de pessoas que ainda não experimentaram ou até mesmo cogitaram experimentar algo do seu negócio, mas pela boa experiência oferecida a outros clientes, é fácil adquirir novos prospects.
É uma forma de propagar a excelência do seu negócio, espontaneamente, no momento em que o cliente se expressa e conta suas experiências com a marca.
Para colocar em prática essa estratégia, não basta apenas oferecer um bom produto ou serviço e prestar um bom atendimento. É preciso colocar em prática algumas ações que estimulem os clientes a falarem da sua marca. Confira a seguir algumas dicas que podem te ajudar:
Alguns caminhos para promover o marketing boca a boca
1. Aposte em marketing de relacionamento ou rapport
Ambas as estratégias, por mais que contenham algumas diferenças na prática, têm o objetivo de criar um vínculo de contato com o cliente a ponto de estimular um relacionamento positivo e confiável entre ele e a empresa.
Quando o cliente – ou possível cliente – demonstra interesse em se aproximar da marca e manter um relacionamento saudável com ela, é muito importante que o profissional de vendas utilize estratégias para manter esse interesse em alta até mesmo depois da compra/do contrato fechado. Tudo isso para criar e manter os pontos de contato.
Ter um laço de relação com o cliente, além da excelência do seu produto ou serviço, são fatores decisivos para escolha da marca no momento da compra.
2. Gere identificação com o seu cliente através de storytelling
É fato que pessoas se conectam com pessoas que têm histórias semelhantes. Então, uma vez que você abre a sua história ao iniciar o negociação, os passos da empresa, as vitórias ou os fracassos, as pessoas começarão a se identificar e recomendar para outras que possuem os mesmos traços.
Essa identificação pode ser estimulada através da criação de conteúdos virais que se apropriem de narrativas marcantes e, em um contexto de rede social, o compartilhamento de pessoas que se vêem na história é incontrolável.
Para que sua mensagem seja facilmente espalhada e replicada, utilize recursos audiovisuais, os quais, além de entreter, chamam a atenção ao serem postados em redes sociais.
Sendo assim, com a captura da atenção de consumidores, logo será clicado, curtido, compartilhado e, por fim, provavelmente o cliente efetuará a compra.
3. Dedique-se a proporcionar uma excelente experiência de venda
Como, provavelmente você já deve ter lido bastante, a primeira imagem, impressão e experiência que temos de algum estabelecimento é a primeira que fica, que carregamos e propagamos para as outras pessoas.
Para que o seu negócio seja bem lembrado, a experiência de excelência precisa percorrer por todo o processo de venda, sempre proporcionando a agilidade no atendimento, prontidão para resolver problemas, disponibilidade para responder dúvidas, oferecimento de vantagens e benefícios, entre outros.
Isto é, disponha algo surpreendente e marcante para o seu futuro cliente, e assim, além de ser lembrado por ele, será, também, indicado.
4. Promova o engajamento entre o cliente e o negócio
Muitos produtos ao serem entregues ao cliente, sempre vêm com um CTA (Call to action – chamada para ação), para que ele compartilhe o momento que teve contato com o produto.
Isso pode ser muito convencedor e tentador quando você cria um universo de marca muito forte, seja com símbolos, objetos, cores e outros recursos visuais que dê espaço para o pertencimento do cliente ao ambiente empresarial.
Atitudes como essas fomentarão e estimularão o desejo de compartilhar e mostrar para outras pessoas que ele tem experimentado e tem feito parte da história do seu negócio.
Estimule o marketing boca a boca do seu negócio e deixe o seu cliente vender por você!
Você já conhece o SULTS?
SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros.
Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.
Com o SULTS você se conecta com os seus colaboradores de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.
Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.
Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.
Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais.
Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.
Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:
Módulo Checklist: O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.
Módulo Chamados: Você saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.
Módulo Expansão: Expandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.
Módulo Implantação de Unidades: Negociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.
Módulo Universidade Corporativa: De fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.
Módulo Disco Virtual: “Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.
Módulo Comunicados: Já pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!
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