“Para início de conversa, o que é treinamento corporativo? Por que ele é tão importante para o meu negócio?”
O treinamento corporativo (TC) se refere a um conjunto de aulas práticas e teóricas relacionadas às funções existentes dentro de uma organização e também às habilidades e competências comportamentais que são requeridas pela cultura organizacional do negócio.
Esse treinamento pode acontecer de diversas formas: individual ou em grupo; externo ou interno; presencial ou a distância – este último é o mais comum devido à flexibilidade que os estudos remotos oferecem.
Algumas vantagens do TC são: geração de novos conhecimentos que podem ser considerados diferenciais de mercado; mais engajamento e motivação entre os colaboradores; resultados em curto, médio e longo prazo; possibilidade de mensuração dos resultados e retorno do investimento; atualização profissional e técnica; otimização da comunicação interpessoal das equipes; aprendizado de novas ferramentas; aumento da produtividade com baixo custo; redução de turnover; otimização da experiência do colaborador na empresa e da transferência de conhecimento entre colaboradores; maior autonomia do colaborador em sua função; etc.
Sabendo disso, provavelmente você está convencido do quão importante é investir em treinamentos para o aperfeiçoamento da sua equipe e também para garantir que o seu negócio tenha os melhores profissionais. Mas, uma das grandes interrogações para os gestores é como medir a eficácia do treinamento e quais foram os resultados obtidos com ele. Por isso, preparamos uma lista com 3 dicas valiosas de como avaliar resultados do treinamento corporativo. Leia agora:
- Busque o feedback dos colaboradores
Após a realização de cada treinamento é importante que você pergunte aos colaboradores o que eles acharam do conteúdo, da estrutura preparada, dos materiais didáticos, da metodologia e até do coffee break. Busque saber se eles pontuam algum detalhe a ser melhorado e quais aspectos foram os mais positivos durante o treinamento.
Peça também para que os próprios colaboradores façam uma avaliação técnica dos conhecimentos adquiridos e se eles realmente serão úteis no futuro da rotina.
Pense bem sobre como será coletada essa opinião para que ela seja o mais sincera possível e os funcionários não se sintam constrangidos ou intimidados em apontar falhas e pontos negativos.
- Analise as taxas de adesão e de abandono
Ao analisar essas taxas, você poderá entender melhor qual foi o engajamento dos colaboradores e se eles realmente estavam interessados no treinamento. Será possível também notar se a divulgação do treinamento realmente atingiu o público alvo ou se nas próximas vezes esse esforço deverá ser maior.
Se em uma turma se esperava 30 pessoas e 21 foram de fato, é possível medir a taxa de adesão e buscar entender quais foram os motivos da desistência. Além disso, a turma pode ter começado com 21 pessoas e terminado com 18. O que aconteceu para esses abandonos? É importante entender se o problema foi o conteúdo, a metodologia, a inconsistência com o tempo fora do seu posto, entre outros.
- A prática foi aprimorada?
Acompanhe de perto o desenvolvimento dos colaboradores, mas sem um tom de fiscalização. A partir disso, você conseguirá notar se os aprendizados estão sendo utilizados e quais serão os próximos passos para a formação continuada desses colaboradores.
Se a empresa ministrou um treinamento corporativo sobre um software, por exemplo, observe se o trabalho está sendo feito mais rápido, com menos erros e se os participantes da qualificação estão mais familiarizados com as novas técnicas.
Mais do que pensar em técnicas, observe o comportamento dos grupos e faça avaliações sobre suas mudanças pós treinamento corporativo. Se a empresa ministrou um curso sobre liderança, por exemplo, fique atento em como os líderes estão agindo com suas equipes e se houveram evoluções no ambiente organizacional.
E aí, ótimas dicas, não é mesmo?
Agora aproveite para conhecer uma plataforma de cursos e treinamentos online que viabilizará todo o processo de disponibilização de treinamento corporativo: desde a sua criação personalizada até a geração de relatórios de análise e comparação de resultados. Conheça o SULTS!
SULTS: Módulo Universidade Corporativa para treinamento corporativo
O SULTS é um sistema de gerenciamento especializado em redes de franquias, mas que também atende muito bem às demandas de redes de filiais, redes associativistas e redes de licenciamento. Atualmente atendemos diversos segmentos: Alimentação, Moda, Indústria, Supermercado, Beleza e Bem-estar, Material de Construção, Transporte e Logística, Loja de Departamento, Educação e Drogaria. Trata-se de um software totalmente online, com mais de 15 módulos disponíveis para que você gerencie todos os processos e projetos envolvidos no cotidiano do seu negócio.
Para que você garanta aos seus colaboradores treinamentos de qualidade e acessíveis, é muito importante utilizar uma plataforma completa, personalizável e totalmente online, permitindo a eles o acesso dos materiais de estudo a qualquer hora e em qualquer lugar. Por isso, hoje você conhecerá uma prévia do que é o Módulo Universidade Corporativa e como ele é a ferramenta ideal para o desenvolvimento profissional.
Temos a consciência de que o conhecimento é o maior patrimônio da organização e por isso uma plataforma de cursos e treinamentos online deve conseguir atender com excelência toda a empresa. No módulo Universidade Corporativa, os cursos podem ser realizados a partir do desktop, smartphone ou tablet com conexão à internet.
Nele é possível criar cursos com vídeos, arquivos em pdf, apresentações em slides, html etc., aplicar provas com pontuação definida por você e gerar certificados para os colaboradores que apresentarem bom desempenho nos estudos. Veja também quais colaboradores estão realmente engajados no curso e se eles estão, realmente, desenvolvendo habilidades e saberes por meio da participação ativa nas atividades propostas.
Além disso, o SULTS proporciona algo fundamental e raro no mercado de sistemas de gestão: a integração de diversos módulos. Convidamos você para conhecer os demais módulos e ter a certeza de que o SULTS é a solução ideal para o seu negócio.
Você já conhece o SULTS?
SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros. Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.
Com o SULTS você se conecta com os seus franqueados de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.
Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados. Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.
Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais. Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.