“Não sei como funciona a expansão de franquias, mas gostaria de expandir a minha rede. O que faço?”

Segundo o Portal do Franchising, “franquia empresarial é um negócio cujo modelo de operação é copiado e transferido para outro ponto comercial com autorização de quem detém os direitos e criou aquele modelo inicial”. E nesse processo de transferência uma série de etapas são super importantes para garantir o sucesso do franqueador e do franqueado, ou seja, da rede como um todo.

Por esse motivo preparamos esse post com 7 etapas imprescindíveis no processo de expansão de franquias. Acompanhe:

Etapa 01: Planeje detalhadamente o projeto de expansão

No Franchising, mesmo que o investimento maior venha do franqueado, é importante que a rede franqueadora preze por uma estrutura sólida para passar confiança e também para garantir que as demais unidades garantirão a qualidade dos serviços prestados, afinal de contas, o franqueador será responsável por colocar em prática o know-how que vem do franqueador.

Nesse sentido, a rede franqueadora precisa estar ciente de que toda a transferência de conhecimento aos franqueados por meio de treinamentos, eventos etc. também é um tipo de investimento e, sendo assim, o franqueador também precisa de um caixa preparado para essas demandas, melhor dizendo, é preciso ter em mente a situação financeira do negócio para dar início ao plano de expansão.

Para saber se a estrutura é realmente consistente, basta que o empresário faça uma análise de franqueabilidade. Quando os resultados da análise forem positivos, aí o empreendedor deve pensar nas próximas estratégias do plano de expansão de franquia, considerando o mercado a ser explorado.

Etapa 02: Conheça toda a regulamentação jurídica do Franchising

O Franchising exige determinados documentos que servem como garantia de direitos e deveres tanto do franqueado, quanto do franqueador. Por isso é fundamental estar por dentro da documentação necessária nessa relação para que tudo aconteça conforme a legislação vigente. Aproveite este blogpost para conhecer alguns desses documentos:

  • COF: A Circular de Oferta da Franquia é um documento desenvolvido pelo franqueador e que apresenta todas as condições gerais do negócio, principalmente em relação aos aspectos legais, obrigações, deveres e responsabilidades das partes.
  • Pré-contrato: contrato provisório que inclui os elementos essenciais do contrato definitivo, e deve ser assinado pelo franqueador e o franqueado interessado. Ele serve legalmente, por exemplo, como respaldo, no caso de algumas das partes desistir de assinar o contrato definitivo.
  • Contrato: é o contrato robusto que inclui todos os direitos e deveres de ambas partes em uma franquia.

Etapa 03: Prepare-se para transmitir o seu know-how

Caro(a) franqueador(a), chegou a sua vez de colocar todos os seus conhecimentos em jogo! A partir dos treinamentos e demais espaços de troca de experiências que você deverá transmitir o know-how necessário para os seus franqueados. Aproveite esses momentos para conhecer melhor essas pessoas e para mostrar que eles poderão contar com o seu apoio, mesmo em situações adversas. Com isso, eles enxergarão em você um referencial de conhecimento.

Mas é claro que você também precisa se manter atualizado sobre o mercado para ensinar algo a eles. Não adianta tentar aplicar os mesmos conceitos de 10 anos atrás no contexto atual, né?!

Caso você não se sinta à vontade falando em público ou tenha que se ausentar, por algum motivo mais forte, em alguns desses treinamentos, convidar alguém com amplo conhecimento da área também é uma boa pedida e pode deixar os franqueados ainda mais empolgados com a visita.

Etapa 04: Garanta o fluxo de informações entre você e seus franqueados

Acredito que já deu para perceber que a relação entre franqueador e franqueado é quem decidirá o sucesso do negócio. Com isso, garantir o fluxo de informações corretas e assertivas é essencial. E mais do que isso – sempre que puder, dê uma passada na unidade e tome um café com o franqueado para saber como vão as coisas e também para contar as novidades a ele.

Outra dica importante é: não abra mão de investir em canais de comunicação eficientes que possam suprir as necessidades de contato entre você, os seus franqueados e os seus colaboradores da rede. No sistema de gerenciamento que será apresentado a seguir, você poderá contar com diferentes módulos com este objetivo: manter todos(as) engajados.

Etapa 05: Invista no desenvolvimento de seus franqueados

Além daquele momento inicial no qual você transferirá toda a sua experiência enquanto empreendedor para os seus franqueados, disponibilize outros tipos de cursos e treinamentos para que eles se desenvolvam profissionalmente e pessoalmente, afinal de contas, o relacionamento pessoal também é um fator decisivo para o desempenho das equipes.

Sabemos que a correria do dia-a-dia no trabalho pode impedir que esses estudos sejam feitos paulatinamente, porque muitos deles acontecem no horário do experiente. Por esse motivo, as redes de negócio estão aderindo à universidade corporativa, disponibilizando cursos online para que os colaboradores/franqueados estudem na hora que puderem. Essa é outra ferramenta que você encontra no SULTS! Siga a leitura e saiba mais.

Etapa 06: Acompanhe o dia-a-dia das unidades

Aproveite aquele cafezinho com o franqueado para dar algum tipo de feedback sobre o trabalho que ele tem feito naquela unidade. Aproveite também para pedir o feedback dele em relação aos produtos/serviços da rede, afinal é ele quem está em contato com os consumidores.

É difícil para uma rede elaborar campanhas de marketing diferentes que atendam às demandas de algumas regiões específicas. Por isso, aproveite para incentivar o franqueado a entender a participação do negócio naquela região e o convide a fazer parte da criação de estratégias de marketing para que as campanhas sejam melhores direcionadas.

Expansão de franquias - blogpost SULTS

Etapa 07: Conte com um sistema de gestão qualificado

Só um sistema de gestão qualificado conseguirá, de fato, automatizar os processos da rede. Grosso modo, automatizar processos é criar determinada tarefa 1 vez e replicá-la todas as outras vezes que ela for necessária, sem a necessidade do retrabalho. Chega de perder tempo criando um projeto de expansão novo no Word/Excel toda vez que abrir uma nova unidade, por exemplo. A partir de um sistema de gestão líder de mercado, você consegue replicar o projeto e editá-lo de acordo com as características da nova operação. Se você gostou do que leu, então se prepare, porque o próximo tópico foi feito para você!

SULTS – Módulo Expansão

SULTS é um software de gestão especializado em redes de franquias e que também atende muito bem às necessidades de gerenciamento de filiais, associações e redes de licenciamento. Por meio dos mais de 15 módulos integrados, o SULTS oferece tudo que você precisa para gerenciar os projetos de expansão da sua rede.

Com o Módulo Expansão, você consegue qualificar o seu perfil de clientes e tomar decisões assertivas. Nele é possível personalizar novos campos conforme as necessidades da sua empresa, além de poder criar alertas para eventos importantes, como algum treinamento para a equipe. Ah! E para cada negócio em andamento você poderá criar tarefas específicas e acompanhar o andamento delas.

E tem muito mais! Aproveite a sua passagem em nosso blog e conheça os módulos do SULTS. O nosso sistema é o melhor e o mais completo software disponível no mercado e a sua empresa merece toda essa excelência.

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