ICP – sigla para Ideal Customer Profile na língua inglesa – é a nova discussão sobre como entender e visualizar o cliente ideal do seu negócio e usar isso como impulsionador de vendas.
É de se esperar que o objetivo do seu negócio é estar em constante crescimento, portanto, dominar estratégias que têm tomado o lugar de sucesso no mercado é um dos primeiros passos mais importantes.
Assim, pense nessas perguntas e confira a explicação de cada uma delas para colocar em prática no seu negócio:
- Você já sabe qual é o cliente ideal do seu negócio ou como descobri-lo?
- Quais vantagens são geradas após definir o ICP no processo de vendas?
- Como usar o perfil de cliente ideal nas estratégias de marketing da empresa?
Você já sabe qual é o cliente ideal do seu negócio ou como descobri-lo?
É válido afirmar que, além de saber o que vender e como vender, é de suma importância ter definido para quem isso vai ser direcionado, ou seja, para quem vender.
Quando há a definição do ICP é possível trabalhar de maneira assertiva sem “atirar no escuro”, isto é, colocar em prática ferramentas que ainda não foram validadas para determinado público-alvo.
Para isso, o primeiro passo é definir quem é a sua persona ou também chamado de cliente ideal.
Essa persona é como se fosse o “personagem” para o qual você sempre vai direcionar o seu produto, considerando características essenciais dele e somente dele.
Algumas dessas características importantes a serem definidas é o sexo, a idade, os desejos e os problemas, quais as soluções que ela precisa, a escolaridade, o cargo que ocupa numa empresa, a classe social, dentre outros aspectos.
Esses dados já são grandes aspectos bem definidos e afunilados a serem considerados no momento de agir estrategicamente, assim, ter resultados surpreendentes.
Quais vantagens são geradas após definir o ICP no processo de vendas?
Quando delimitamos o ICP no processo de vendas, apresentamos para os times de vendas e marketing, com quem eles estão se comunicando.
A partir dessa contextualização, esses times saberão utilizar os melhores argumentos e mensagens persuasivas, já que conhece quais são os interesses, os problemas e as expectativas desse cliente ideal.
Por isso, vantagens, como na lista abaixo, são facilmente garantidas. Veja:
- Alinhamento da estratégia;
- Abordagem mais eficiente e assertiva;
- Vendas em escalas numericamente maiores;
- Aumento no número de conversões.
Como usar o perfil de cliente ideal nas estratégias de marketing da empresa?
Ter forças aliadas para o novo formato de comunicação assertiva e divulgação persuasiva – o marketing – é uma atitude de sucesso para alcançar maiores e significativos resultados com o perfil de cliente ideal traçado.
Por isso, considerar as características base deste ICP é uma das estratégias mais assertivas que uma equipe responsável pode fazer.
Para isso, alguns passos podem ser considerados e seguidos para uma utilização inteligente, confira:
Passo a passo: ICP & estratégias de marketing
- Espelhe e identifique pessoas e empresas que tenham potencial de compra dentro do perfil de cliente ideal;
- Invista no trabalho de segmentação, estabelecendo ferramentas para isso, além da forma de conversar com o público;
- Liste quais são os canais de informação e comunicação que melhor se mobilizam, considerando dados como comportamento, tipos de materiais de consumo e como o seu cliente ideal busca e pesquisa por informações;
- Aposte em um marketing de conteúdo que ensina e gera valor a quem acessa. O conteúdo gratuito, oferecido principalmente em meios digitais, como sites e redes sociais, é uma ferramenta que, através dela, conseguimos entender quais são as informações que elas procuram, bem como seu formato.
De fato, todas essas informações básicas que trouxemos a respeito do ICP podem ser utilizadas de forma inteligente em sua rotina empresarial para que o retorno seja positivo, tanto no quesito financeiro, quanto no quesito autoridade e preferência entre os consumidores.
Você já conhece o SULTS?
SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros. Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.
Com o SULTS você se conecta com os seus franqueados de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.
Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados. Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.
Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:
Módulo Checklist: O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.
Módulo Chamados: Você saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.
Módulo Expansão e CRM: Expandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.
Módulo Implantação de Unidades: Negociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.
Módulo Universidade Corporativa: De fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.
Módulo Disco Virtual: “Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.
Módulo Comunicados: Já pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!
Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais. Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.