O mercado de franquias brasileiro até o atual momento continua a demonstrar um crescimento robusto. Sobre isso os números não mentem: um impressionante faturamento de 61,205 bilhões de reais, superando em mais de 6 milhões o resultado do ano anterior.

Mas o que está impulsionando esse crescimento? E mais importante: o que podemos esperar para 2025?

Seja por sua trajetória consolidada ou pelo uso de tecnologias cada vez mais atuais, o mercado de franquias brasileiro tem superado desafios e se desenvolvido continuamente. Considerando isso, neste texto, vamos explorar as novas tecnologias e as oportunidades de crescimento do mercado de franquias em 2025. Acompanhe!

Aspectos importantes sobre o consumidor em 2025

Antes de falarmos sobre tendências, precisamos entender o comportamento de um agente importante para o mercado: o consumidor. A pesquisa “Mid-Year Consumer Outlook: Guide to 2025″ da NielsenIQ (NIQ)” e o aguardado relatório anual da WSGN indicam um consumidor muito mais resiliente e exigente, que vai valorizar experiências e personalização em detrimento de outros aspectos, além de uma consciência crescente sobre a responsabilidade social das marcas que consomem.

Resiliência no consumo

O relatório da NielsenIQ revela que, mesmo em meio a incertezas econômicas e sociais, os consumidores estão se tornando mais resilientes. A previsão é que, em 2025, os gastos globais aumentem em impressionantes US$ 3,2 trilhões!

Esta projeção reflete uma importante mudança de comportamento: os consumidores vão adotar um consumo mais intencional, focado em experiências positivas durante a jornada de compras.

Sobre isso cerca de 40% dos consumidores estão abertos a recomendações de produtos feitas de acordo com o histórico de escolha dos consumidores, unindo a personalização e a automação estão se tornando ferramentas complementares para aprimorar a experiência de compra.

Uso de IA humanizado

Estudos mostram que 86% dos consumidores preferem interagir com pessoas reais, isso não significa rejeitar a tecnologia – pelo contrário! A chave está em usar a IA para potencializar, e não substituir, o elemento humano no atendimento.

A automação pode otimizar a experiência do consumidor, permitindo que as marcas utilizem a IA para melhorar o atendimento. Com isso, as equipes conseguem focar no que realmente importa: construir relacionamentos significativos com os clientes.

Quando a tecnologia é usada para entender melhor as necessidades do público, ela se torna uma ferramenta poderosa para oferecer um atendimento mais eficiente.

Outro ponto importante é a hiper-personalização, as marcas precisam aproveitar os dados de forma inteligente para criar experiências de compra mais relevantes e alinhadas às preferências dos consumidores.

Em um cenário onde 36% das pessoas estão dispostas a gastar mais em aplicativos que oferecem experiências personalizadas, fica claro que a experiência de compra é essencial para conquistar a lealdade do cliente.

Entenda nesse artigo porquê o sucesso do cliente é tão importante: Por que o sucesso do cliente é tão importante?

Dispositivos móveis em compras presenciais

Segundo uma pesquisa da Salesforce, 72% dos consumidores utilizam dispositivos móveis durante compras feitas de modo presencial. Cada vez mais os dispositivos móveis têm um impacto direto nas experiências de compra em lojas físicas.

Enquanto exploram os corredores das lojas, muitos clientes utilizem seus celulares para comparar preços e ler avaliações de produtos. Essa prática, conhecida como “showrooming”, permite que os consumidores tomem decisões mais informadas, muitas vezes optando por finalizar a compra online.

Por outro lado, o “webrooming” se refere à pesquisa prévia de informações sobre produtos antes de visitar a loja para comprar pessoalmente.

Diante disso, as marcas têm uma grande oportunidade de inovar. Muitas estão desenvolvendo aplicativos que melhoram a navegação nas lojas, oferecem promoções personalizadas e permitem pagamentos pelo celular.

As principais tendências que moldarão o mercado de franquias em 2025

Em 2025, as franquias enfrentarão um cenário marcado por adoção de tecnologias, mais presença digital e pela evolução do relacionamento com o cliente, para aprimorar o acompanhamento da jornada do cliente.

Tendências como o social commerce, que integra a compra diretamente nas redes sociais, e o comércio subconsciente, que utiliza IA para prever necessidades dos clientes, serão essenciais para otimizar a jornada de compra. Segundo a empresa internacional de consultoria, WSGN:

Em 2025, as marcas devem investir na comunidade e na cultura, duas métricas inclusas no novo mix de marketing proposto pela WGSN. No lugar dos tradicionais 4Ps (produto, preço, ponto de venda e promoção), entram os 4Cs (conteúdo, cultura, comércio e comunidade), novas variáveis que irão ajudar os profissionais de marketing a se destacar da concorrência. Além de aderir a essas novas métricas, as marcas terão que se responsabilizar por suas ações e colocar os valores do público acima do lucro.

1. Social Commerce

O social commerce é a integração do processo de compra diretamente nas redes sociais, facilitando a jornada do consumidor desde o interesse inicial até a compra, sem sair da plataforma. Seja no Instagram, TikTok ou WhatsApp têm liderado essa tendência, permitindo que as marcas alcancem consumidores de forma mais direta e personalizada, com recursos como catálogos de produtos, vídeos demonstrativos e avaliações de outros consumidores.

Um exemplo notável dessa estratégia da rede Reserva, por meio do programa “Somos Todos Vendedores“, transformou seus funcionários e vendedores em microinfluenciadores, incentivando-os a usar suas redes sociais para promover produtos de maneira interativa e personalizada. A criação de vídeos no TikTok com enquetes e looks da marca, assim como o uso do WhatsApp para manter os clientes informados sobre lançamentos e promoções

2. Comércio subconsciente

O comércio subconsciente envolve a utilização de tecnologias como a inteligência artificial (IA), incluindo machine learning, para prever os desejos e necessidades dos consumidores antes mesmo de eles estarem conscientes disso.

Com base em dados comportamentais e históricos de compras, empresas pode sugerir produtos ou até mesmo automatizar pedidos recorrentes, a Amazon, por exemplo, conta com a funcionalidade “Programe e Poupe“, com ele é possível programar entregas automáticas e recorrentes de produtos na frequência necessária, ainda com desconto de 10%.

Trazido no relatório com tendências mercadológicas para 2025 da WGSN, outro exemplo dessa abordagem ocorreu na Arábia Saudita, onde a Wunderman Thompson colaborou com a HungerStation, uma plataforma online de entrega de comida, para lançar a campanha “Find My Craving”. Essa campanha apresentou um recurso exclusivo chamado ‘Ordem Subconsciente‘ no aplicativo HungerStation.

Esse recurso utiliza a câmera do dispositivo móvel, em conjunto com a calibração ocular no aplicativo e a tecnologia de visão artificial, para monitorar os movimentos oculares dos usuários.

Ao analisar onde os usuários demoram mais o olhar, o recurso consegue identificar seus desejos subconscientes, proporcionando uma experiência de pedido mais personalizada e intuitiva.

3. Redes de lojas autônomas

As lojas autônomas estão se tornando cada vez mais populares, com soluções como vending machines, self-checkout, totens de autoatendimento e aplicativos de pagamento.

Essas tecnologias permitem ao cliente realizar toda a jornada de compra sem a necessidade de interação humana, otimizando o espaço e oferecendo uma experiência ágil para os clientes que buscam isso.

Desde máquinas que vendem diversos produtos até smartlojas, como o modelo da Zaitt, rede de franquias de lojas autônomas acessíveis por meio de um aplicativo, oferecendo uma experiência de compra otimizada para os clientes que buscam agilidade. Com um variado mix de produtos, incluindo bebidas, alimentos, doces, snacks e lanches rápidos, proporciona conveniência aos clientes.

4. Showrooming e Webrooming

Showrooming: consumidores visitam lojas físicas para experimentar produtos, mas acabam comprando online por preços mais baixos ou conveniência. Por isso, as marcas estão integrando melhor suas operações online e offline, oferecendo benefícios exclusivos para compras presenciais ou combinando os dois canais com experiências personalizadas.

Webrooming: consumidores pesquisam produtos online, mas preferem finalizar a compra em lojas físicas. Isso tem sido uma oportunidade para o varejo físico atrair consumidores que ainda valorizam o contato com o produto antes de decidir pela compra.

5. Crescimento das transações digitais

De acordo com uma análise da PwC e da Strategy&, em 2025 espera-se um aumento de mais de 80% no volume global de pagamentos digitais, atingindo quase 1,9 trilhão de transações anuais.

Esse crescimento está diretamente ligado à adoção de tecnologias que prometem agilizar o checkout e reduzir filas, como os pagamentos por aproximação e a biometria facial.

Que minimizam o atrito na jornada de compra, exigindo a implementação de plataformas que facilitem esse percurso.

Um exemplo é a page.me da Stone, que oferece ferramentas para receber pagamentos online com checkout transparente, permitindo a utilização de canais de venda além do site ou app, usando o link de pagamento mais flexível do mercado. Com essa solução, é possível enviar um checkout direto para o cliente finalizar o pagamento em qualquer lugar.

6. Painéis de menu digitais e quiosques de autoatendimento

Painéis de menu digitais e quiosques de autoatendimento estão cada vez mais inseridos no food service, permitindo que clientes façam pedidos de forma autônoma, liberando os funcionários para focar em outras tarefas. Segundo o relatório da Mordor Intelligence, as tendências apontam para um crescimento no uso da tecnologia de autoatendimento, pela rapidez no serviço e fatores que levam os consumidores a preferirem esse tipo de solução em detrimento da interação humana

Essa tendência também é impulsionada por avanços em dispositivos automatizados, conectividade sem fio e gerenciamento remoto. Muitos operadores enfrentam dificuldades para contratar funcionários suficientes, o que contribuiu para a adoção de quiosques e outras soluções automatizadas.

7. Investimento em automação de Marketing

O investimento em tecnologias de automação de marketing está se mostrando cada vez mais estratégico para as empresas que buscam aumentar a eficiência operacional e maximizar o retorno sobre investimento (ROI). Com um crescimento de 14,5% na produtividade de vendas e uma redução de 12,2% nas despesas gerais de marketing, as organizações percebem que a automação não é apenas uma tendência, mas uma necessidade para se manter competitivas​.

Dentro desse contexto, o SULTS Marketing se destaca ao oferecer uma plataforma online que permite a criação e personalização de materiais de marketing seguindo as diretrizes da marca.

Com ferramentas de edição online, gerenciamento de templates e controle rigoroso de acesso, a plataforma assegura a conformidade com a identidade visual, otimiza o compartilhamento de ativos e melhora a eficiência operacional, garantindo que todos os materiais estejam acessíveis e sejam utilizados de forma adequada.

Além disso, a automação de branding e a organização centralizada contribuem para a consistência da marca e para a redução de custos com a criação e manutenção de conteúdos, tornando o SULTS Marketing uma solução essencial para empresas que desejam aprimorar suas estratégias de marketing digital e fortalecer sua presença no mercado.

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