O mercado global, atualmente, tem se mostrado muito competitivo, de modo que pequenos detalhes fazem total diferença. Um desses detalhes importantíssimos é a taxa de retenção e, por esse motivo, vamos falar sobre esse assunto neste artigo.
É fato que para uma empresa crescer, ela precisa mais do que apenas possuir qualidade nos serviços. É essencial que haja o engajamento dos clientes, a fim de que a taxa seja satisfatória. Com isso, o empreendimento terá todos os atributos necessários para o bom rendimento no mercado.
Afinal, o que é a taxa de retenção?
A taxa de retenção está ligada à interação que o cliente tem com a marca, durante todo o processo de conhecimento da fornecedora até a consolidação da compra/aquisição do serviço.
Todavia, essa retenção vai além de um mero contato momentâneo, que logo será cessado. Essa taxa corresponde à interação a longo prazo do indivíduo com a empresa, de modo a terem uma relação simbiótica, onde ocorre uma troca mútua.
Para ser mais claro, esse contato da empresa com o cliente pode ocorrer tanto de maneira física, como virtual. Tal contato eleva a integração entre ambos, sendo um indicativo de que a empresa está no caminho certo.
Um exemplo dessa retenção, é quando a pessoa visita os sites de uma empresa constantemente, demonstrando interesse no conteúdo disponibilizado.
Formulando o que seria a taxa de retenção, existe uma fórmula que nos mostra que essa taxa está associada ao número de indivíduos que foram adquiridos em dado período, subtraindo-se o número de clientes totais no fim desse período, que se divide pelo número de clientes no início do período, sendo o resultado multiplicado por 100. Veja:
Taxa de retenção = ((total de clientes no período – novos clientes no período) / clientes que você já tinha no início do período)) x 100
Como conseguir reter o interesse dos indivíduos na marca?
Essa pergunta é uma chave essencial, quando se pensa na taxa de retenção, uma vez que, se não há interesse pela marca, não há uma taxa de retenção aceitável.
Diante disso, sabe-se que, com o passar do tempo, e devido a liquidez das relações atuais, o interesse dos consumidores pela empresa tende a se perder.
Com a ideia de que a obsolescência faz parte do mundo atual, nós devemos pensar nas melhores ferramentas, que fazem com que o interesse pela marca permaneça.
É aí que entram as redes sociais, pois por meio de publicações diárias é possível compartilhar publicamente o valor da empresa, além de serem lançadas tendências de acordo com o gosto dos consumidores. Além disso, lançar vídeos no Youtube, utilizar centrais de ajuda e mobilizar outras ferramentas da internet para alcançar o público é muito interessante e promissor.
Assim, essa é uma das estratégias para conseguir reter o maior número de indivíduos possíveis. O que levará a empresa a desenvolver uma base sólida e terá grande amplitude no mercado, conseguindo concorrer em todas as frentes com os principais concorrentes. Pois, o primordial para uma empresa de sucesso é ter clientes fiéis e atuantes pela marca.
Para ter sucesso em sua empresa, tenha em mente que o mais importante são os clientes, pelo fato de que se eles estão satisfeitos é sinônimo de trabalho feito com excelência e, a partir disso, a empresa só tem a se beneficiar.
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Você já conhece o SULTS?
SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros. Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.
Com o SULTS você se conecta com os seus franqueados de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.
Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados. Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.
Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:
Módulo Checklist: O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.
Módulo Chamados: Você saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.
Módulo Expansão e CRM: Expandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.
Módulo Implantação de Unidades: Negociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.
Módulo Universidade Corporativa: De fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.
Módulo Disco Virtual: “Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.
Módulo Comunicados: Já pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!
Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais. Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.