Visando o crescimento de uma organização, é essencial que todas as compras sejam realizadas de forma responsável e de maneira que atenda às necessidades operacionais do negócio. Nesse sentido, vale a pena entender melhor a strategic sourcing.

A strategic sourcing é o recurso que auxilia na aquisição de novos produtos baseada na avaliação técnica e estratégica das ofertas do mercado. Tudo isso a fim de observar e identificar o que é melhor para a empresa em quesitos de custo, benefício e risco

Para que você entenda melhor sobre o assunto, leia este artigo até o final e saiba mais sobre: 

  • O conceito e a funcionalidade da strategic sourcing 
  • 7 etapas para implementação da strategic sourcing e 7 benefícios
  • A ferramenta que você precisa para o melhor controle e fiscalização da sua strategic sourcing

O conceito e a funcionalidade da strategic sourcing 

Uma strategic sourcing, conhecida também como “Matriz Estratégica de Abastecimento”,  tem como objetivo possibilitar uma ampla e metódica visão para conduzir os processos de aquisição com inteligência e estratégia, buscando maior eficiência operacional.

Por meio dessa estratégia, fica muito mais viável identificar quais produtos são desnecessários e quais fornecedores não são confiáveis, por exemplo, e evitar o fechamento de contratos e compras que não sejam lucrativas para a empresa.

Em outras palavras, a sua função é avaliar a complexidade de obtenção de determinado produto, bens de consumo ou serviços no mercado versus o impacto que esse mesmo produto traz para o negócio. 

Para isso, métricas são avaliadas anteriormente à implementação da strategic sourcing. Confira alguns exemplos:

  1. Especificações de produtos e/ou serviços: Estamos comprando o item certo? Quais as categorias estratégicas?;
  2. Níveis de serviço: Nossos fornecedores atendem às nossas expectativas de qualidade?
  3. Mercado Fornecedor: Conhecemos os fornecedores das categorias estratégicas?

7 etapas para implementação da strategic sourcing e 7 benefícios

Considerando um viés mais prático, a implementação consiste em 7 passos que operam na gestão de compras da empresa, definindo a estratégia de aquisição e explorando o poder de compra ou a quantidade de ofertas. Confira como isso acontece: 

1. Análise de necessidades e definição de parâmetros

O primeiro passo, com certeza, é descobrir quais suprimentos o seu negócio tem necessitado, sejam eles produtos ou serviços. 

Isso, portanto, só é possível com uma análise de necessidades no dia a dia operacional. Assim, será possível definir um parâmetro de recomposição para o abastecimento necessário para cada área. 

2. Mapeamento de suprimentos

Após o abastecimento necessário, é preciso o acompanhar o estoque, isto é, observar o que será preciso ou não suprir no próximo mês e outras informações nesse sentido.

Esse mapeamento será fundamental para que não ocorra nenhum equívoco, como o excesso de compra ou a ausência dela. 

3. Análise de mercado e de fornecedores

Nesse momento, é preciso analisar os melhores fornecedores que existem no mercado e aqueles que possuem os melhores produtos e custo benefício, garantindo a excelência nos produtos, no prazo de entrega e, claro, os melhores preços

4. Definição da estratégia de compra

Estabelecidos os fornecedores que participarão do abastecimento do seu negócio, agora fica mais fácil definir a estratégia de compra, ou seja, o que será comprado, em qual quantidade, com quem e qual valor a ser investido

5. Cotação de produtos e serviços necessitados

Conforme os ideais de compra estabelecidos pela strategic sourcing, esse é o momento de solicitar propostas aos fornecedores, já que foram pré-selecionados, agora é preciso conhecer o que cada um tem a oferecer. 

Nessa momento, a concorrência está aberta e a gestão da empresa compradora já pode classificar as potenciais parcerias em um ranking, com base em indicadores como agilidade, comunicação, custo e logística.

6. Negociação e definição de fornecedores

Após reforçar a importância da escolha do fornecedor em várias etapas, chegou a hora de fechar as negociações! 

Lembrando do que foi definido a princípio, agora chegou o momento de aplicar a strategic sourcing e organizar, de acordo com a demanda do seu negócio, os parâmetros de custo, benefício e risco, sempre priorizando formalizá-los. 

7. Acordos e estratégia de evolução

Desde o produto até quem vai fornecê-lo, é preciso mensurar uma reta de evolução. Ou seja, ao juntar informações e identificar o melhor fornecedor (ou melhores fornecedores) para cada item, faça um plano de longo prazo para fidelizar, otimizar e evoluir a parceria.

Com a aplicação da strategic sourcing para o seu processo de compra e contratação, esses 7 benefícios são garantidos. Veja: 

  1. Maior controle de estoque;
  2. Melhores negociações;
  3. Qualificação na escolha de fornecedores; 
  4. Mais transparência no processo; 
  5. Menores perdas de tempo; 
  6. Equipes mais preparadas
  7. Mais amadurecimento no processo de compra da empresa. 
Strategic sourcing - imagem ilustrativa do painel inicial do sistema de gestão SULTS.

A ferramenta que você precisa para o melhor controle e fiscalização da sua strategic sourcing

Entendendo melhor como é a aplicabilidade da strategic sourcing, mas ainda não sabe qual melhor sistema para te auxiliar nesse processo? 

Com o SULTS, esse problema pode ser resolvido! Isso porque o SULTS é um software de gestão completo para todos os processos e projetos de uma empresa que deseja o crescimento em escala.

Entre mais de 20 ferramentas integradas, no módulo de Compras do SULTS, você e seu time podem realizar o monitoramento de estoques, o processo de aquisição de novos produtos e acompanhar as etapas da compra e a recepção dos fornecedores.

Vimos neste artigo o quanto a strategic sourcing se mostra promissora para o processo de aquisição de produtos e serviços na empresa. Ao seguir os 7 passos de implementação da estratégia com a ajuda do SULTS, sem dúvidas será uma ação de sucesso e que trará todos os benefícios ao negócio.

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