Quantas vezes você esteve rolando o feed do Instagram, do Linkedin, do Twitter e parou naquele post que contém uma história fascinante? Sabe porquê? Porque boas e intencionais histórias cativam, atraem e convencem pessoas. Essa é a estratégia de histórias assertivas que você precisa incorporar na sua empresa, o storytelling

O mercado hoje é dominado por estratégias que entendem o cliente desde o momento em que ele visita o seu site ou loja física, engaja com ele e se torna um cliente fiel. 

Essas táticas são desenvolvidas por um eficiente marketing digital que reconhece a necessidade do cliente, enxerga uma solução e oferece um produto ou serviço que se encaixe no que ele precisa. 

Uma dessas técnicas que tem atraído e fidelizado compradores é o storytelling, pois, como a própria tradução do inglês indica, ele é a arte de conseguir contar histórias que atribuam valor ao produto e à marca, podendo agregar ou solucionar o problema desse cliente.  

O storytelling direcionado à venda terá a finalidade de desenvolver narrativas que coloque as “dores” e as necessidades do cliente como protagonistas na história e evidencie o produto ou serviço da sua empresa como a solução. 

O que o storytelling precisa gerar no seu cliente?

Todo e qualquer consumidor que chegar até o seu negócio tem características e emoções que são despertadas no momento em que ele avista um produto que esteja desejando. 

E é nesse momento do processo de compra que o storytelling precisa ser assertivo e “cair como uma luva” para esse cliente. 

Algumas dessas emoções a serem despertadas podem ser divididas em 2 grupos: 

  1. Positivas: orgulho, aceitação, aprovação, alívio, superação, entre outros.  
  2. Negativas: medo, vergonha, limitações, entre outros. 

De maneira prática, como seria uma história para uma dessas sensações geradas? Confira: 

  • Superação:

A sua empresa vende a ideia da importância da organização empresarial e , por exemplo, no ínicio, você teve complicações de avaliar o andamento da empresa justamente pela ausência da organização. Então, por entender a essencialidade disso ao longo do processo de crescimento do seu negócio, hoje você têm as próprias estratégias e ferramentas que podem facilitar esse percurso para outra empresa. Ou seja, o seu produto ou serviço é a solução. 

  • Limitações: 

No início da pandemia, imagine que sua empresa estava com um baixo faturamento por ainda não entender a importância de estar no mundo digital ou por vergonha de aparecer nas redes sociais. Porém, ao longo desse período, você percebeu que há estratégias de escrita, de imagem e vídeo que suprem essa necessidade e, por isso, você vende um curso que apresenta de maneira simplificada essa solução. 

Isto é, com essa técnica, há uma identificação e conexão do seu cliente com a “pessoa da sua empresa”. Ele começará a perceber que o seu serviço é perfeito para o problema dele, pois enxergou na sua história e nas suas experiências que ele também está neste lugar e que você e seu negócio poderá ajudá-lo a chegar onde a sua empresa chegou. 

Quais são os benefícios dessa estratégia para o seu negócio? 

É certo que uma técnica bem compreendida e aplicada traz inúmeros benefícios, e essa não é diferente. Veja o quanto ela pode ser agregadora para visibilidade e relação entre empresa e cliente: 

  • engaja seus clientes,
  • cria laços com eles,
  • trocas de  experiências,
  • cria um senso de identificação entre vocês,
  • cria uma boa memória sua na mente de seu cliente,
  • enxerga o seu produto ou serviço como solução
  • gerar uma imagem positiva.

Conforme essa habilidade for aplicada, áreas do seu negócio que precisavam crescer e melhorar irão começar a acontecer. 

No entanto, não é apenas essa habilidade que é positiva para o seu negócio, como também a estratégia de copywriting, a qual é a técnica de, também, convencimento e atração, só que através da escrita textual. Saiba mais >>>>> Estratégia de copywriting: a escrita que vende mais.

Você já conhece o SULTS?

SULTS  é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros.

Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS  tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.

Com o SULTS  você se conecta com os seus colaboradores de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.

Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.

Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.

Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais.

Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.

Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:

Módulo ChecklistO checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.

Módulo ChamadosVocê saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.

Módulo ExpansãoExpandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.

Módulo Implantação de UnidadesNegociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.

Módulo Universidade CorporativaDe fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.

Módulo Disco Virtual“Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.

Módulo ComunicadosJá pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!

Assista aos nossos cases de sucesso e solicite uma demonstração gratuita da nossa ferramenta.