As franquias de alimentação são um dos segmentos mais lucrativos e competitivos do mercado brasileiro. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor faturou R$51,9 bilhões em 2022.  

Para ser um dos mais populares e dinâmicos no meio empresarial, é preciso oferecer qualidade, variedade, agilidade e eficiência aos clientes, além de gerenciar bem os custos, estoques, vendas e operações das unidades franqueadas.

Uma forma mais eficiente e rápida para atingir o êxito nessas demandas, com toda certeza, é utilizar-se da tecnologia, tal qual um software de gestão especializado.

Neste artigo, será explorado os benefícios de um software de gestão para franquias de alimentação, destacando como ele pode otimizar processos, aumentar a eficiência operacional e impulsionar o crescimento. Confira!

Conheça mais sobre os softwares de gestão para franquias de alimentos

As tecnologias, como bem se sabe, são fontes de informações que operem na rotina de qualquer grande empreendedor. Com ela, as funções se tornam mais fáceis de serem administradas. 

O software de gestão, voltado aos alimentos, são requisitados por fornecerem um controle maior para responder às demandas da rotina de uma empresa. Além disso, por ele, a comunicação o franqueador com o franqueado torna-se mais alinhada.

Esses softwares são desenvolvidos com base nas necessidades específicas da indústria de alimentos e são projetados para lidar com os desafios e requisitos únicos desse setor.

Também, permitem que as empresas gerenciem de forma mais eficiente as operações diárias, como o controle das redes e estoques, a comunicação interna e externa do estabelecimento, entre outros benefícios. 

Se estabelecer com grandes marcas no mercado, também, é atentar-se ao crescimento das redes de informações (as tecnologias) pois, quanto mais inovação, mais crescimento e oportunidades surgem, como: 

  • Melhoria na segurança e proteção de dados;
  • Acompanhamento e adaptação às tendências de mercado;
  • Possibilidade de escalabilidade e crescimento;
  • Agilidade na resposta às demandas do mercado;

Como grandes franquias alimentícias utilizam o software de gestão

No mundo das franquias de alimentos, a excelência está diretamente ligada à eficiência operacional e, com uso de software de gestão, se tornou um fator determinante para o crescimento e a lucratividade das empresas. 

Desse modo, para ter uma franquia de sucesso, é importante ter referências que alcançaram esse patamar por meio da utilização dos softwares de gestão de alimentos.

Veja alguns exemplos de empresas que garantem essa assertividade fazendo uso de um sistema que opera tudo: 

Chiquinho Sorvetes

A Chiquinho Sorvetes é uma renomada franquia de sorvetes e sobremesas que também utiliza software de gestão para otimizar suas operações. 

Através desse sistema, a franquia consegue administrar todos os processos e projetos.

Isso inclui: controlar o estoque de ingredientes, realizar as implementações de unidades, estabelecer modelos de marketing, estipular uma comunicação clara e rápida com as unidades e garantir a padronização em toda a rede. 

Bubble Mix

A Bubble Mix é uma rede especializada em bebidas com bolhas, como chás e frapês com boba (bolinhas de tapioca). A franquia utiliza um software de gestão que facilita o controle do estoque de insumos, como as pérolas de tapioca, xaropes e chás. 

O sistema também auxilia no gerenciamento das unidades, aplicação de checklist para aplicar consultorias e auditorias, solicitar demandas dentro das próprias unidades ou rede por completa, além de uma análise de desempenho das franquias Bubble Mix por meio de dashboards.

Com essa ferramenta, é possível também disponibilizar cursos e formações para o treinamento e preparação dos colaboradores, a fim de que todas as unidades estejam alinhadas e padronizadas.  

Subway

A Subway, conhecida por seus sanduíches personalizáveis, utiliza um software de gestão para o controle do estoque e na agilidade quanto aos processos de pedidos, na capacitação dos funcionários para que tudo continue padronizado aos clientes.

Além disso, junto a esse software, é possível monitorar todas as unidades, seus desempenhos e também outros métodos de negociação, que permitem ao franqueador encontrar novos franqueados em uma nova cidade, por exemplo. 

Toda essa gestão pelo sistema, impulsiona mais a vendas dos lanches e torna a marca mais conhecida e bem avaliada dentro do mercado nacional e internacional. 

Tanto a rede Bubble Mix e a Chiquinho Sorvetes utilizam o sistema SULTS para ser a solução de uma gestão assertiva com tudo o que é necessário em um só lugar, sem a necessidade de transitar e utilizar plataformas diferentes.

Os benefícios de um software de gestão de alimentos 

No setor de alimentos, a gestão eficiente de todas as etapas do negócio é essencial para o sucesso das empresas. Nesse contexto, o uso de um software de gestão específico para o setor de alimentos tem se mostrado fundamental.

Essas soluções tecnológicas, oferecem uma série de benefícios que vão desde a automação de processos até a melhoria do controle financeiro e da qualidade dos produtos. 

Por isso, aqui abaixo há alguns dos benefícios de um software de gestão de alimentos. Confira!

1. Unificação de informações

Um software de gestão permite a centralização de informações vitais para o gerenciamento de uma rede de franquias de alimentação.

Dados como inventário, vendas, desempenho financeiro e outros podem ser acessados de forma rápida e precisa em um único sistema.

Isso simplifica o controle e a análise de informações, fornecendo uma visão abrangente e atualizada do desempenho de cada unidade.

2. Padronização de processos 

Com esse sistema operacional tecnológico, é possível estabelecer processos padronizados em todas as franquias. Isso inclui desde a definição de receitas, cardápios e fichas técnicas até o controle de estoque e compras. 

A padronização garante a consistência na qualidade dos produtos e serviços oferecidos, independentemente da localização da franquia. 

Além disso, facilita a implantação de novas unidades, pois os processos já estão documentados e podem ser replicados com eficiência.

3. Controle de estoque e gestão de compras

Para um nível de controle maior, um software pode rastrear os níveis de estoque, identificar produtos de maior e menor demanda, monitorar prazos de validade e realizar pedidos de reposição de forma automatizada

Com essa visibilidade, é possível evitar a falta ou o excesso de produtos, garantindo a disponibilidade adequada para atender à demanda dos clientes.

Também, pode gerar automaticamente pedidos de compra, comparar preços e fornecedores, além de controlar prazos de entrega. Isso ajuda a otimizar as compras, reduzindo custos e garantindo o abastecimento eficiente das franquias.

4. Análise de desempenho e tomada de decisões estratégicas

Recursos avançados de geração de relatórios e análise de dados, entram dentro dessa lista de benefícios. Esses relatórios fornecem informações essenciais sobre vendas, rentabilidade, desempenho de cada unidade, tendências de mercado e muito mais. 

Com essas informações, os gestores podem identificar áreas de melhoria, tomar decisões estratégicas embasadas em dados concretos e implementar ações corretivas quando necessário.

Assim, é possível acessar as informações em tempo real, permitindo uma tomada de decisão mais ágil e assertiva. 

Como exemplo, o ajuste  do cardápio, criação de  promoções, lançamento de novos produtos ou o acesso de dados mais atualizados para responder às exigências do mercado. 

Por isso, 

A gestão eficiente de uma rede de franquias de alimentação requer processos bem estruturados e planejados, e os softwares permitem que tudo isso seja feito de forma certeira e organizada. 

Interessante, não? Saiba mais do mundo de franquias em nosso Blog e confira o artigo sobre software para gestão de franquias!