Software de gestão completo para Franchising

Conheça o SULTSsoftware de gestão completo para Franchising.

SULTS é um software de gestão especializado em redes de franquias, mas que também pode ser utilizada no gerenciamento de filiais, associações e redes de licenciamento.

Mas calma lá! Antes de nos aprofundarmos nas diversas praticidades do SULTS, vamos entender o que é Franchising e como um software de gestão completo se faz de extrema importância para uma rede de franquias.

O que é um Franchising?

Para responder à pergunta anterior, cabe a nós recorrermos à Lei de Franquias que diz que o Franchising é “o sistema pelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito de uso de marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou serviços e, eventualmente, também ao direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício.”

O Franchising fornece diferentes oportunidades tanto para franqueadora, quanto para franqueado. No primeiro caso, a possibilidade de expansão; no o segundo, a chance de obter sucesso de forma rápida e segura.

Esse modelo de negócio é regulado pela nova lei de franquias, que estabelece regras, direitos e deveres a todos os envolvidos na relação do empreendimento. Vale a pena conferir abaixo 5 vantagens do Franchising. Veja:

    1. Maior garantia de mercado: O franqueado poderá aproveitar a vantagem competitiva de seu franqueador, que já testou seus produtos/serviços no mercado, possui marca consolidada, é conhecedor do perfil dos clientes e tem informações importantes sobre as estratégias dos concorrentes.

     

    1. Apoio do franqueador: As chances de um franqueado obter sucesso em seu negócio são maiores do que as chances do empreendedor que monta um negócio independente, pois o sistema de franquias já possui um modelo de negócios validado pelo mercado. E não é só isso: sempre que necessário, o franqueador orienta e aponta o melhor caminho para o franqueado, pois ambos estão trabalhando em colaboração para um único fim: o desenvolvimento saudável da rede.

     

    1. Padronização: A padronização fornecida pela rede franqueadora é um aspecto bastante positivo para o franqueado, pois criar um padrão para cada processo da empresa e depois testá-lo no mercado leva bastante tempo e exige muita experiência, algo que nem todo franqueado iniciante possui.

  1.  
    1. Fundo de marketing: Nem todo mundo sabe, mas os custos de propaganda e publicidade da rede são pagos por meio de uma porcentagem que todos os franqueados precisam pagar para o chamado “Fundo de marketing”, porcentagem essa que varia de acordo com a franqueadora. O aspecto positivo é que pagando a taxa, sua franquia usufrui de todas as campanhas publicitárias e não precisa contratar alguma agência de publicidade específica para sua unidade – até porque o padrão deve ser seguido.

     

    1. Suporte: Na grande maioria das vezes, quando você abre uma franquia, a rede franqueadora fornece todo o suporte necessário desde a implantação até a gestão do dia a dia na unidade. Isso evita que os franqueados tenham problemas por falta de conhecimento ou de experiência, além minimizar as preocupações em relação ao empreendimento.

Como gerenciar um Franchising de forma prática e eficiente?

Muitos empresários gostariam de expandir o seu negócio, já estudaram sobre o Franchising e decidiram que é esse o caminho que irão trilhar. Mas aí vem aquela dúvida que, caso não for muito bem esclarecida, pode levar os planos água abaixo – afinal de contas, como gerenciar um Franchising de forma prática e eficiente?

Mesmo não existindo uma receitinha de bolo, muito menos um passe de mágica, trouxemos para você algumas dicas a fim de orientar o seu desempenho como franqueador:

  • Aposte em um bom plano de marketing: Tenha em mente que você precisa atrair o franqueado e convencê-lo do quanto a sua marca tem presença no mercado e como ela pode ser lucrativa. Ele é o primeiro cliente a ser conquistado e dele depende o engajamento necessário para que o que é apresentado nas propagandas seja realmente reproduzido na unidade franqueada.
  • Contrate bons consultores de campo: Os consultores irão representar o franqueador e fiscalizar as unidades franqueadas. Por isso, tenha um time capacitado e mantenha os profissionais sempre treinados e atualizados para garantir que a qualidade do produto/serviço está sendo replicada.
  • Mantenha boa relação com o franqueado: Muitas vezes, a incompatibilidade de ideias e valores pode ser responsável pelo fracasso na hora de gerenciar uma rede de franquias. Por isso, um bom relacionamento entre franqueador e franqueado deve ser cultivado desde o começo da negociação. O franqueador deve exercer o seu papel de liderança e servir de exemplo para o bom desenvolvimento do franqueado. Este, por sua vez, deve ter em mente que está comprando, além de um negócio, valores, ideias e deve reproduzir a missão da rede, pois não faz sentido abrir uma franquia se não for para seguir o que está no roteiro apresentado pela franqueadora. “Mas não há espalho para sugestões e negociações?” Claro que há! Embora seja muito difícil agradar a todos, todas as ações devem ser voltadas para a satisfação do cliente final, que é quem poderá gerar divulgação espontânea para a sua rede, fazendo com que ela se amplie de forma exponencial.

Dica-mestra: Contrate um software de gestão completo para franquias

Um software de gestão sólido e eficiente é a garantia de satisfação para ambas as partes interessadas, franqueado e franqueador, uma vez que é possível gerenciar todos os processos e projetos da rede franqueadora.

Esse software de gestão faz o controle do processo de expansão e implantação de unidades, das consultorias de campo e auditorias, das tarefas de cada departamento, dos chamados da rede, entre outros, mantendo o fluxo de informações e o alto padrão de qualidade.

SULTS: o software mais completo para gerenciamento de Franchising

Software de gestão de franchising SULTS

SULTS é um software de gestão especializado em redes de franquias e que também atende muito bem às necessidades de gerenciamento de filiais, associações e redes de licenciamento. Por meio dos 15 módulos integrados, o SULTS oferece tudo que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia-a-dia no ambiente de trabalho.

Com o SULTS você se conecta com os seus franqueados de uma maneira totalmente nova: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de forma mais ágil.

Agora, aproveite a oportunidade para conhecer um breve resume de alguns dos módulos do SULTS:

Módulo Checklist: O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. Com o Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.

Módulo Chamados: O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos.

Módulo Expansão: Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.

Módulo Implantação de Unidades: No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.

Módulo Agenda Colaborativa: Com a agenda colaborativa é possível visualizar todos os prazos de entrega, compromissos, reuniões, aniversariantes do mês etc. É possível visualizar a agenda diária, semanal e mensal.

Módulo Disco Virtual: Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.

Módulo Tarefas: Como o nome já diz, neste módulo é possível estabelecer tarefas, atribuí-las a colaboradores específicos, definir a ordem de prioridade de cada uma, estipular prazos, anexar instruções necessárias para a realização da atividade, saber qual delas já foi realizada, qual permanece pendente e visualizar todo o histórico de tarefas diante período estabelecido.

Módulo Universidade Corporativa: De fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.

Módulo Comunicados: No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você terá o controle de quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!

Módulo Notícias: É muito importante que os seus colaboradores estejam por dentro das novidades da empresa. Sendo assim, o módulo notícias SULTS viabiliza o compartilhamento de notícias de forma fácil e eficiente. Lembrando que as informações de maior peso poderão ser visualizadas em destaque.

Módulo Compras: Este módulo é um marketplace para a sua rede de franquias. Por meio dele é possível cadastrar todos os produtos que sua rede pode adquirir atribuindo fotos, descrição e forma de pagamento, por exemplo, além de ter controle sobre qual é o fornecedor, a quantidade em estoque e o gerenciamento de produtos e pedidos durante determinado período.

Impossível não ser surpreendido por todas essas funcionalidades integradas, não é mesmo? Por essas e outras que o SULTS é o software de gestão mais completo do mercado.

Assista aos nossos cases de sucesso e solicite uma demonstração gratuita da nossa ferramenta.

0 CommentsClose Comments

Leave a comment