O Scrum é, sem dúvidas, um ótimo método para cuidar da organização e do desenvolvimento de projetos na sua empresa, sobretudo aqueles que apresentam uma série de etapas e relacionam grande parte dos funcionários.
O Scrum é capaz de te auxiliar e fazer com que todos se localizem dentro do processo. Vamos entender como ele funciona.
O que é Scrum?
Com inspiração na estratégia do esporte Rugby, o Scrum é uma metodologia que visa executar tarefas grandes dentro da empresa de forma mais rápida e simplificada.
Esse método pode ser aplicado em diferentes projetos, desde que sua equipe seja entrosada, capaz de se dividir em pequenos grupos com diferentes funções, mas com intersecções, garantindo o funcionamento de todas as etapas do processo.
Como no esporte, é necessário que todos envolvidos no projeto tenham uma excelente comunicação e saibam sempre os passos seguintes. Além disso, nesse trabalho em equipe, todos precisam ter bem fundamentado quais são os objetivos. Por ser um processo dinâmico, todos podem participar na correção de falhas e na busca por inovação.
Como o Scrum funciona?
A equipe é composta por: alguém que sabe exatamente o que o cliente busca, qual seu desejo; alguém que vai cuidar para que o método seja aplicado e funcione, além de solucionar problemas que apareçam; alguém que vai de fato produzir, para atender a demanda.
O processo de produção se dá por meio de Sprints que duram poucas semanas, ou seja, o tempo também é dividido de forma bem organizada e o grupo define metas para serem cumpridas nesses intervalos de tempo.
Como funcionam as sprints?
É importante mencionar que há também reuniões diárias, mantendo todos informados e firmando a ideia de que não há um responsável pelo projeto, todos devem trabalhar juntos e com dinamicidade para que ele aconteça. Durante as reuniões diárias, a equipe informa sobre o que já foi feito, quais problemas encontraram e qual será o próximo passo.
Outro ponto que merece atenção é que cada Sprint tem um objetivo. A primeira reunião determina as equipes, como elas vão trabalhar, quais funções cada um vai executar e o que deve ser apresentado ao final. Há também a reunião em que analisam se as metas foram alcançadas e se a empresa alcançou o produto que estava sendo construído.
Como aplicar o Scrum na minha empresa?
Você pode aplicar o Scrum em diversos processos, mas para que ele ocorra da forma como se espera, é necessário que:
- Conheçam o método: É fundamental que todos conheçam bem o método, principalmente o que ficará responsável por ver se ele está sendo bem executado pela equipe.
- Trabalhem coletivamente: Todos devem ter um bom espírito coletivo, não visando o benefício pessoal e trabalhando de forma individualista, mas integrando o grupo e buscando auxiliar nas etapas de desenvolvimento.
- Saibam solucionar problemas: A equipe precisa ter muito jogo de cintura e ser capaz de pensar em formas, que devem ser comunicadas com todos, de solucionar eventuais problemas que podem aparecer.
- Sejam organizados: Cumprir prazos, ter compromisso e responsabilidade é indispensável para que o Scrum funcione. Apresentar resultados nos Sprints é de suma importância.
- Tenham uma excelente comunicação: Ninguém pode estar perdido durante o processo. É como se todos caminhassem lado a lado, cada qual executando seu trabalho, mas em perfeita harmonia.
Quais pontos o Scrum pode melhorar no meu negócio?
Aplicando o Scrum, você terá um ambiente de trabalho mais produtivo, funcionários mais determinados e preocupados com os processos, além de serem mais independentes, podendo atender às necessidades da empresa.
O produto será desenvolvido de forma mais rápida, pois cada etapa apresenta uma finalidade bem definida e assim ninguém se perde no processo. Isso também será capaz de gerar uma maior lucratividade para a empresa, pois não haverá perda de tempo, conseguindo assim mais produtividade e evitando desperdícios.
Aplique o método do Scrum na sua empresa e atente-se para os próximos artigos que te ajudarão em todos os processos dentro da sua empresa.
Conheça o SULTS!
SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros.
Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.
Com o SULTS você se conecta com os seus colaboradores de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.
Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.
Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.
Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais.
Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.
Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:
Módulo Checklist: O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.
Módulo Chamados: Você saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.
Módulo Expansão: Expandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.
Módulo Implantação de Unidades: Negociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.
Módulo Universidade Corporativa: De fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.
Módulo Disco Virtual: “Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.
Módulo Comunicados: Já pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!
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