A habilidade de comunicação assertiva dentro de um negócio é a característica mais importante junto à gestão qualificada! Mas você sabe como aprimorar a comunicação para franquias

A comunicação interna dentro de uma rede de franquias pode definir o sucesso da marca. Essa afirmação pode ser confirmada por algumas pesquisas no setor. Veja: 

  • 88% das empresas afirmaram que os CEOs valorizam a comunicação interna;
  • 6% das empresas promovem lives com CEOs ou Líderes de Negócio;
  • 81% realizam reuniões periódicas para tratar objetivos e resultados com seus times.

Isto é, valorizar todas as formas de comunicação possível dentro da empresa e com as unidades franqueadas é uma ação promissora e que deve ser sempre uma prioridade

Mas, antes de entender melhor como aprimorar o sistema de comunicação da sua rede de franquias, saiba que isso não se restringe a apenas avisos e mensagens, mas sim reuniões, alinhamentos, treinamentos e outras formas de manter um bom relacionamento entre os franqueadores e franqueados

O que você vai encontrar ao longo deste artigo:

  • O que toda comunicação para franquias deve ter? 
  • Por que ter um sistema de comunicação para franquias é importante? 
  • SAF: o software ideal para o franchising

O que toda comunicação para franquias deve ter? 

Uma das formas mais eficazes de promover uma comunicação corporativa sem ruídos, é a utilização de um sistema de comunicação que centralize o fluxo de informações entre franqueadora e suas lojas.

Mas, antes disso, é preciso promover internamente alguns princípios da comunicação no franchising:

  • Veicular mensagens claras e objetivas. Todas as informações que circulam pela rede de franquias devem ser explícitar, evitando mal entendidos e até mesmo as fake news.
  • Todos(as) têm o direito de se manifestar e contribuir para o diálogo. Mas, igualmente, todos(as) precisam saber ouvir. A prática da escuta ativa é tão importante quanto a prática do discurso. Dessa forma, será criado um ambiente de trocas produtivas e que promove a cultura de inovação.
  • Valorize a fala de especialistas. Sempre que um colaborador tem mais experiência e sabedoria em determinado tema, é preciso considerá-lo para reuniões, palestras, alinhamentos e outros momentos de partilha com colaboradores e franqueados. Sem dúvidas ele poderá contribuir de forma significativa, compartilhando seus conhecimentos com os demais.

Esses são os princípios básicos da comunicação empresarial, principalmente no setor de franquias. Mas é claro que tudo isso pode ser melhor gerenciado por meio dos recursos digitais disponíveis no mercado. E é sobre isso que falaremos no tópico a seguir.

Por que ter um sistema de comunicação para franquias é importante? 

Além da padronização de processos, no franchising é importante sistematizar a forma como ocorre a comunicação entre a franqueadora e suas unidades. Tanto as grandes redes, quanto as franqueadoras com menor número de unidades devem investir nisso para manter a troca de informações da melhor maneira possível.

Em um sistema de comunicação para franquias completo, a franqueadora consegue enviar comunicados, notícias, chamados, tarefas, disponibilizar treinamentos na universidade corporativa, criar projetos, e muito mais. Os franqueados podem acessar essas ferramentas, participar dos projetos, realizar pedidos de compra, resolver chamados entre outras ações que fazem parte da rotina operacional.

Já pensou, tudo isso em um só lugar? Além disso, todas as ferramentas estão disponíveis online e podem ser acessadas a qualquer hora e em qualquer lugar, por meio do navegador web ou do aplicativo no smartphone. Sem falar no armazenamento em nuvem, que assegura a armazanagem dos dados com praticidade e segurança.

SAF: o software ideal para o franchising

O SAF – sigla dada à Sistema de Atendimento ao Franqueado – é um sistema capaz de realizar as demandas citadas acima. Ele é um grande facilitador de todo o contato necessário entre os franqueadores e franqueados

Confira os principais benefícios do SAF:

  • Gerenciar o processo de expansão da rede;
  • Acompanhar e orientar a implementação de novas unidades;
  • Aplicar checklists online para supervisão de loja, consultoria de campo e auditoria;
  • Analisar relatórios dos checklist aplicados em período determinado por você;
  • Criar planos de ação de acordo com os resultados obtidos;
  • Administrar chamados em aberto, em andamento e concluídos;
  • Obter relatórios de satisfação de atendimentos dos chamados para identificar falhas;
  • Disponibilizar documentos em nuvem delimitando o acesso somente para colaboradores com permissão;
  • Oferecer cursos e treinamentos online para os colaboradores com provas e certificados após aprovação;
  • Atribuir tarefas e subtarefas a cada colaborador, delimitando prazos para entrega;
  • Disparar comunicados e notícias ao mesmo tempo em no mesmo formato para toda a rede;
  • Configurar agenda colaborativa para saber sobre a rotina dos seus colaboradores;
  • Monitorar os pedidos de compra dos seus franqueados para saber sobre suas demandas mais recorrentes;
  • Melhorar o acesso às informações de forma equivalente para toda a rede de franquias;
  • Garantir ao franqueado o acompanhamento de cada etapa de implantação de unidades; entre outros.

De fato, o Serviço de Atendimento ao Franqueado é um canal bem completo e que dispõe as ferramentas digitais necessárias para a manutenção de um relacionamento saudável e colaborativo entre todos os envolvidos na rede.

Sistema de comunicação para franquias - tela do sistema de gerenciamento SULTS.

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SULTS pode ser considerado um SAF robusto e especializado em redes de franquias, mas que também atende muito bem às necessidades de gerenciamento de filiais, associações e redes de licenciamento.

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Além da possibilidade de direcionar leadscolaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidadesatividadesinterações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação.

Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campopedidos de compratreinamentos realizados e muito mais.

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