Você já finalizou seu expediente e ficou com aquela sensação “inacabada” das atividades não finalizadas? Você estava passando pelo Efeito Zeigarnik e não sabia! 

Isso mesmo, conforme o psicólogo russo Bluma Zeigarnik, em 1920, a nossa tendência de lembrar melhor as tarefas incompletas ou interrompidas do que as concluídas é bem maior. 

O que, a princípio, pode parecer positivo, para que nenhuma atividade fique pendente ou prejudique os processos empresariais, por exemplo. 

No entanto, o estudioso afirma como isso pode impactar na excelência do cumprimento de atividades ao entrar no efeito Zeigarnik

Ou seja, é fundamental que todos os processos do seu negócio sejam efetuados com excelência, a fim de que haja sucesso em todas as atividades.

Porém, o segredo está em como não deixar essas atividades incompletas para não afetar a produtividade dos negócios

Dessa forma, a frase de efeito que circula no meio “coach” – “Faça o que tem que ser feito” – é a solução clara para que o efeito Zeigarnik não te acompanhe após o expediente. 

O objetivo principal da redução da redução do efeito Zeigarnik é não prejudicar a produtividade das suas funções e, consequentemente, não prejudicar o avanço empresarial

Leia este artigo até o final e descubra como desenvolver essa habilidade e qual sistema de tarefas pode orientar nesse processo. 

5 passos para reduzir o efeito Zeigarnik 

Pesquisas mostram que simplesmente fazer um plano para terminar suas tarefas incompletas pode suavizar os lembretes automáticos do seu cérebro.

Isso porque, por mais que seja interessante relembrar o que ainda deve ser finalizado, o propósito é não fazer essas atividades de maneira inadequada. Para isso, veja os 5 passos: 

1. Registre quais são as suas tarefas diárias

A fim de não confiar no que seu cérebro te lembra em relação às atividades a serem efetuadas, busque desenvolver um hábito de escrever quais são as atividades do dia

Por exemplo, se você faz parte do setor financeiro da empresa, anote quais são os e-mails que devem ser respondidos naquele dia, quantas folhas de ponto devem ser finalizadas, com qual funcionário deve ser conversado, dentre outras atividades. 

2. Escolha um sistema para ter acesso durante todo o dia

Com o objetivo de não perder essas anotações, escolha um sistema que seja salvável, por exemplo os digitais, no qual você consiga consultar nos momentos do dia e marcar como concluído

Para que suas tarefas não estejam pendentes, por exemplo no setor de marketing e comunicação, escolha um sistema digital que possibilite relatar quais são os textos a serem revisados, as postagens a serem aprovadas, com o fito de que tudo seja efetuado.

3. Faça planos de encerramento das atividades mensais e organize o próximo dia

Para evitar o acúmulo de tarefas nos dias seguintes, seja consciente e produtivo nas atividades selecionadas para o dia e se organize para concluí-las no prazo determinado. 

Frente à uma pilha de atividades, anote em seu sistema de tarefas os horários que cada atividade deve ser concluída, isso dará uma sensação de progresso e continuidade de cada tarefa.

4. Evite procrastinações, apenas inicie as atividades

Mesmo que muitas tarefas já tenham sido feitas, independente de sua complexidade, não reserve as mais difíceis por último, isso induzirá à procrastinação e à pendência da atividade. 

De maneira prática, você pode revezar atividades no seu dia. Separe em sua lista o grau de complexidade de cada tarefa e coloque-as de forma alternativa, revezando entre uma com grau inferior e superior de complexidade. 

5. Considere o que já foi realizado

Para auxiliar na motivação de sempre permanecer em constante produtividade, sempre confira as atividades já realizadas

Isso funcionará como um combustível para finalizar todas e uma recompensa de um trabalho bem efetuado. 

Efeito Zeigarnik - print de uma das telas do módulo de Tarefas do SULTS.

O sistema de tarefas que pode ser seu “braço direito” na minimização do Efeito Zeigarnik

Você pode estar pensando agora em como colocar essas funções na prática ou em qual sistema depositar de forma responsável as atividades cotidianas. 

O SULTS é o sistema de gestão competente em auxiliar nas tarefas mais diversas dentro da sua função empresarial, já que ele contém o módulo Tarefas

O sistema de gestão de tarefas online do SULTS é ideal para:

  • Gerenciar e organizar tarefas;
  • Emitir notificações com lembretes acerca de atividades incompletas ou não realizadas;
  • Destacar as tarefas mais importantes;
  • Criar e controlar todas as atividades a serem realizadas;
  • Definir prazos específicos para cada tarefa;
  • Atribuir permissões aos colaboradores para que possam visualizar suas demandas.

Visando a excelência na realização das atividades, o SULTS Tarefas é ideal para a gestão de tarefas online. Essa ferramenta é essencial para evitar o Efeito Zeigarnik em sua organização. Experimente!

Aproveite a leitura e conheça agora mesmo 5 melhores ferramentas para gestão de tarefas.

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