Atingir o Mindset de Produto é um objetivo que todas as empresas deveriam almejar, pois ele está presente e é constantemente enriquecido em empresas, como o Google, Amazon e outras grandes organizações. Ou seja, o Mindset de Produto está mais do que validado!
As explicações plausíveis acerca de como atingir o Mindset de Produto ainda não têm um consenso. Por esse e outros motivos, não há uma fórmula secreta para atingir esse patamar.
Sabendo disso, muitos acreditam que a melhor forma, instintivamente, é tendo maior foco no produto, mas esse estágio não necessariamente é alcançado desse modo, por se tratar da postura da empresa, capaz de ter ações empoderadas e com outros pontos a serem considerados.
E qual seria um bom diferencial empresarial?
A partir da invenção do gerenciamento de projetos na década de 60, a gestão e criação de projetos se modificou muito. O benefício dessa gestão veio aliado ao aparecimento de grandes ideias, que são o start inicial para conseguir atingir grandes públicos e, consequentemente, o sucesso.
Com esse cenário em mente, o diferencial de muitas empresas que atingem o Mindset de Produto está vinculado à competência na prestação de serviços e produtos, além do oferecimento da melhor experiência possível aos seus clientes.
Por isso, hoje a Netflix e a Amazon dominam os respectivos mercados dos quais fazem parte. Essas empresas adotam a estratégia Customer Centric e elaboram produtos que, cada vez mais, não só correspondem às demandas dos clientes, como excedem as expectativas.
Entendendo o Mindset de Produto e seu foco
O Mindset de Produto é focado na resolução de problemas e na entrega de valor, sendo as grandes empresas um exemplo dessa gestão. Nessa perspectiva, a forma de lidarem com o seu time e sua capacidade de empoderar fazem total diferença na hora da entrega do resultado final ao consumidor.
Aliado a isso, a maneira de ter um olhar diferenciado, com a engenharia voltada para o mercado de produtos, além de estabelecer força na liderança dos produtos ou serviços que o negócio oferece, passam a ser uma vitrine para o mercado.
Mindset de produto: como atingí-lo?
Para atingir esse Mindset há características que são comuns à maioria das empresas que conseguem desenvolver-se ao ponto de terem produtos fortes e consolidados no mercado, por meio da gestão inteligente.
Uma dessas características, que se mostra mais evidente, é o fato usarem sistemas tecnológicos que otimizam os processos internos e que aprimoram os canais de comunicação com seus clientes.
Além disso, outra característica aparente é a estrutura flat e simples e a visão de produto que a empresa desenvolveu e aplica de forma clara e direcionada ao público para o qual ela está disposta a alcançar.
Aliar todos os quesitos para conquistar um Mindset de Produto não é uma tarefa fácil. Por isso, além de todos os atributos já evidenciados aqui, é necessário que a empresa consiga alinhar todas as suas ações aos seus objetivos estratégicos, a fim de que o produto exerça todo o seu potencial dentro do mercado.
Dessa forma, os líderes e a equipe devem traçar a melhor rota de lançamento dos produtos/serviços para o público-alvo e viabilizar o seu consumo em grande escala, atingindo sucesso esponencial e escalável do seu negócio.
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Customer Centric: como implementar em sua empresa.
Você já conhece o SULTS?
SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros.
Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.
Com o SULTS você se conecta com os seus colaboradores de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.
Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.
Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.
Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais.
Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.
Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:
Módulo Checklist: O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.
Módulo Chamados: Você saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.
Módulo Expansão: Expandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.
Módulo Implantação de Unidades: Negociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.
Módulo Universidade Corporativa: De fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.
Módulo Disco Virtual: “Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.
Módulo Comunicados: Já pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!
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