Metodologia OKR – Conceito e aplicação

Você ainda não sabe o que significa e para que serve a metodologia OKR? Então você está no lugar certo! Continue com a gente e entenda um pouco melhor como essa nova ferramenta de gestão revolucionou o mundo dos negócios e continua fazendo toda a diferença em pequenas, médias e grandes empresas.

OKR - blogpost SULTS

Era uma vez, na década de 1970, diretamente do Vale do Silício, um cara muito inteligente, chamado Andrew Grove, até então presidente da Intel. Na época, diante dos avanços tecnológicos e, consequentemente, das novas demandas que a Intel precisava atender, Grove aplicou a metodologia OKR (Objectives Key Results, Objetivos e resultados chave), que só foi divulgada com essa nomenclatura em seu livro “Administração de Alta Perfomance”, em 1997.

A partir da popularização do termo e do case de sucesso da própria Intel, várias outras empresas começaram a aplicar a OKR, comprovando ainda mais os benefícios e as vantagens dessa ferramenta no mundo corporativo. Um exemplo bastante famoso de aplicação da OKR é a empresa Google, que no ano de 1999 possuía 40 pessoas e hoje já tem mais de 60 mil colaboradores, como conta o site Coblue.

Se você ainda está se perguntando sobre o que é a metodologia OKR na prática, a hora e entender tudo isso é agora: Objectives and Key Results diz respeito a um modelo de gestão baseado no estabelecimento de objetivos e pequenas metas consecutivas a fim de resolver problemas como alinhamento estratégico, fluxo de informação entre os departamentos do negócio etc.

Falando em fluxo de comunicação, um dos motivos que fazem o diferencial da OKR diante dos modelos tradicionais é a sua característica de comunicação e alinhamento que motiva o trabalho em equipe, garantindo a alta produtividade e a boa sintonia no ambiente de trabalho.

Enfim, a metodologia OKR permite simplificar quais são os objetivos principais do negócio, além de dispor de métricas fundamentais para a identificação e análise dos resultados obtidos. Esses “Objectives and Key Results” dão uma direção clara e parâmetros mensuráveis para a conquista dos números almejados.

Como funciona a metodologia OKR?

Vamos, então, partir da nomenclatura completa – Objectives and Key Results – para saber como funciona a metodologia OKR:

Objectives

Os objetivos vão direcionar as ações da empresa para aquilo que ela deseja alcançar: seja maior lucratividade, aumento da produção, tornar-se autoridade no mercado etc. É importante que cada objetivo seja formulado e informado a toda equipe a fim de garantir a sintonia e o engajamento dos colaboradores.

Key results

Podemos definir os key results como as metas menores que, ao serem atingidas dia após dia, aproximam a empresa de atingir o objetivo principal. Com isso, eles também servem de parâmetro para determinar o quanto já foi trilhado e o quanto ainda deve ser feito para o resultado final em questão.

Vejamos um exemplo da Rock Content do que seria o objetivo macro e as metas que contribuem para atingi-lo:

Objetivo: tornar-se autoridade no mercado.

  • Key Result 1: ranquear em 1º lugar no Google por meio de um bom SEO;
  • Key Result 2: alcançar 15 mil inscritos no YouTube e nas redes sociais;
  • Key Result 3: formar 3 parcerias de co-marketing bem-sucedidas;
  • Key Result 4: Aumentar em 60% o número de clientes que conheceram a empresa através de canais digitais.

Pois bem! Com o exemplo acima ficou bastante evidente que key results são metas que convergem para a realização do objetivo macro, que no caso é se tornar autoridade no mercado. Ok?

É muito importante também mensurar os dados obtidos por meio da aplicação da metodologia OKR, mas é preciso saber lidar com essas informações e ter muita cautela sobre como repassá-las aos seus colaboradores. Eles precisam ter em mente que a visualização das métricas contribui para a melhoria dos processos, para gerar um feedback sobre o trabalho que está sendo feito coletivamente. Escancarar os dados com a intenção de cobrança não faz bem à equipe. Tudo deve ser feito com muito respeito e diálogo.

Hoje nós conhecemos um pouco mais a metodologia que revolucionou diversas empresas ao redor do mundo: OKR. Falamos sobre o conceito e também sobre como acontece a aplicação da ferramenta no ambiente empresarial. Ficamos por aqui com uma dica de leitura super valiosa > Gestão de tarefas: definição, vantagens e como colocá-la em prática.

Até a próxima!

Assista aos nossos cases de sucesso e solicite uma demonstração gratuita da nossa ferramenta.

0 CommentsClose Comments

Leave a comment