A sua empresa tem buscado como sinônimo de todos os projetos, ações e decisões a produtividade e a eficiência ? A metodologia ágil, portanto, é o conjunto de práticas que você precisa!
Uma empresa que caminha contrário à procrastinação, aos atrasos e descumprimentos de atividades é aquela que entende o crescimento como objetivo diário.
Assim, entender que a busca pela padronização de processos e por práticas de excelência na gestão de projetos é constante em empresas que desejam a melhoria contínua de suas operações é o sinal do sucesso.
Nessa afirmação, a metodologia ágil entra como uma prática que é capaz e suficiente em gerar tudo isso.
Para entender melhor sobre essa ferramenta que promete produtividade e excelência em todos os serviços, leia mais sobre:
- O que é, em termos claros, a metodologia ágil?
- 2 metodologias ágeis de sucesso presentes no mercado;
- 6 funcionalidades que essa ferramenta ágil fornece.
O que é, em termos claros, a metodologia ágil?
A metodologia ágil é um conjunto de práticas que visam permitir, por intermédio de acompanhamento e adaptações frequentes, entregas rápidas, com qualidade e alinhadas à necessidade do cliente e da empresa.
Para que isso ocorra, alguns princípios e bases dessa ferramenta devem ser respeitadas, como:
- Software em funcionamento mais que documentação abrangente;
- Indivíduos e interação mais que processos e ferramentas;
- Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos;
- Responder a mudanças mais que seguir um plano.
Portanto, a metodologia ágil defende a importância na busca de satisfação do cliente em todo o seu contato com a empresa e seus serviços.
2 metodologias ágeis de sucesso presentes no mercado
Assim como podemos encontrar diversos formatos de vendas, de convencimento, de mensagens, de provas sociais e outros aspectos que envolvem o mundo das empresas e sua organização, há também tipos de metodologias que fazem sucesso.
Algumas delas exigem maior avaliação e desenvolvimento, mas com certeza uma delas é ideal para encaixar no processo de organização e produtividade do seu negócio. Veja:
1. Scrum
Ele é formado por ciclos ou níveis/estágios de desenvolvimento de projetos e tomadas de decisões – também conhecidos como sprints.
Geralmente, o Scrum é aplicado e utilizado no gerenciamento de projetos de desenvolvimento de produtos e software, mas também pode ser adotado em um contexto relacionado a negócios.
Dentre outros métodos, o Scrum carrega alguns benefícios como:
- Transparência no acesso do projeto a todos, assim toda a equipe consegue visualizar o seu andamento;
- Sprints que ainda não foram concluídos podem ser revistos e colocados numa lista de prioridades.
2. Kanban
Denominado como uma metodologia que leva em consideração o tempo hábil, o Kanban é composto por uma lista ou quadro que seja dividido em colunas e mostre todos os fluxos de produção de um projeto.
Nessa lista, tópicos, como “para fazer”, “fazendo” e “feito”, aqueles em que deve ser preenchido à medida em que as ações evoluem dentro da tabela.
Assim como o Scrum, vantagens como a visualização inteira do processo do projeto e definição do número de atividades que podem ser entregues, são os benefícios que o Kanban carrega.
6 funcionalidades que essa ferramenta ágil fornece
Conforme a análise e decorrer do projeto, é preciso que alguns pontos sejam fortificados e trabalhados.
Por isso, a metodologia ágil cumpre essas funções que podem ser importantes no dia a dia de qualquer empresa. Veja:
- Colabora para validação da estratégia;
- Organiza de forma clara as demandas do time;
- Dá continuidade a projetos e desvia-se de um mau planejamento;
- Garante que nenhuma atividade fique “travada”, e sim preveja o “futuro”;
- Mantém o time produtivo;
- Instiga o planejamento estar sempre em manutenção.
A metodologia ágil é uma das ferramentas mais promissoras para a condução de projetos dentro de empresas. Como vimos, ela promove a transparência e incentiva a otimização de desempenho de toda a equipe, com o objetivo de entregar sempre o melhor produto/serviço aos clientes.
Você já conhece o SULTS?
SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros. Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.
Com o SULTS você se conecta com os seus franqueados de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.
Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados. Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.
Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:
Módulo Checklist: O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.
Módulo Chamados: Você saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.
Módulo Expansão e CRM: Expandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.
Módulo Implantação de Unidades: Negociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.
Módulo Universidade Corporativa: De fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.
Módulo Disco Virtual: “Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.
Módulo Comunicados: Já pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!
Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais. Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.