O mercado da beleza é um dos que mais cresce no mundo inteiro. Com isso, é um dos setores mais promissores para aqueles que querem empreender, movimentando a economia brasileira e gerando milhares de empregos.
Uma pesquisa realizada pelo Euromonitor International, entre 2018 e 2019, mostrou que o Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais a nível mundial – ficamos atrás apenas dos Estados Unidos, da China e do Japão.
Para este ano, a previsão do mesmo instituto de pesquisa é de um aumento de 20,6% neste setor que tem esquentado o cenário empresarial, principalmente das redes de franquias.
Neste artigo, vamos ver mais detalhes de como as franquias deste mercado tem se sobressaído, quais são as tendências para 2023 e como a tecnologia está contribuindo significativamente para o desenvolvimento da área de beleza, saúde e bem-estar.
O excelente desempenho das franquias de beleza, saúde e bem-estar para a ABF
Dados da Associação Brasileira do Franchising (ABF) mostraram que, no terceiro trimestre de 2021 e 2022, as redes de franquias de beleza, saúde e bem-estar apresentaram um crescimeto exponencial de 27,8% em faturamento.
Conforme a mesma pesquisa realizada em parceria com a BR Insights, o faturamento desse setor evoluiu de R$ 47,385 bilhões para R$ 56,256 bilhões no mesmo período.
Considerando que as pessoas estão buscando cada vez mais os cuidados com a beleza, as franquias da área se tornam uma alternativa lucrativa e segura para quem quer empreender, tanto para os iniciantes quanto para os mais experientes.
Entre os segmentos que encontramos dentro do mercado de beleza, saúde e bem-estar, estão:
- Clínicas de estética variadas;
- Salões de beleza femininos e masculinos;
- Consultórios médicos;
- Spas;
- Clínicas odontológicas;
- Academias etc.
Diante desses números tão expressivos e promissores para as marcas de saúde, beleza e bem-estar no franchising, vamos acomapanhar agora quais são as tendências que prometem movimentar o mercado este ano.
7 Tendências do mercado da beleza para 2023
Baseados em artigos publicados nos portais Negócios SC e R7, veja agora mesmo quais são as principais tendências para o mercado da beleza em 2023:
1. Beleza e saúde interligadas
A Wunderman Thompson destaca para 2023 a relação cada vez mais próxima entre o cuidado com a pele e a saúde do consumidor, tanto física quanto mental.
Nesse sentido, estão surgindo novos produtos relacionados à psicodermatologia, área que promove efeitos psicológicos positivos a partir da atenção à pele. Vemos também mais produtos específicos para serem ativados durante o ciclo de sono e ainda uma procura cada vez maior por ingredientes não tóxicos.
2. Produtos cientificamente comprovados
O público está cada vez mais interessado em produtos cientificamente comprovados, a fim de ter a certeza de que eles realmente vão funcionar durante o uso no dia a dia.
Essa tendência pode estar relacionada ao cenário econômico no qual vivemos, uma vez que, com um poder de compra reduzido, os consumidores não podem arriscar investimentos em cuidados pessoais sem eficácia comprovada.
3. Representação das identidades diversas
Uma transformação evidente no mercado da beleza é a busca pela valorização das belezas reais, ou seja, a baixa dos padrões estéticos e a promoção das diferentes identidades e personalidades do público.
Nesta proposta, o mercado da beleza, estética e bem-estar contribui para o autocuidado e para que as pessoas possam expressar sentimentos, valores e crenças individuais.
4. Clean beauty
Clean beauty, traduzido como beleza limpa, representa a procura por produtos livres de ingredientes tóxicos, mais sustentáveis para a natureza e socialmente responsáveis.
Esse movimento deve gerar um mercado de 37,65 bilhões de dólares até 2028, segundo um relatório da Research and Markets.
A tendência é impulsionada principalmente pelo público consumidor mais jovem, que se preocupa muito mais com a origem dos produtos e o impacto deles no meio ambiente.
5. Beleza para todas as pessoas
A democratização do mercado de beleza é uma das maiores tendências do setor. Estamos falando de produtos voltados para todas as identidades de gênero, faixas etárias e tons de pele.
Além disso, para atingir as demais camadas sociais, os produtos multiuso e multipropósitos estão a todo vapor, proporcionando às pessoas a possibilidade de se cuidarem gastando menos.
6. Expansão dos e-commerces
O mercado da beleza, saúde e bem-estar promete estar ainda mais presente no e-commerce.
Isso porque é um canal muito mais escalável e que permite a economia necessária para investimentos financeiros em outras ações, como a presença nas redes sociais.
Outro ponto positivo do e-commerce é a possibilidade de expansão de mercado – a marca pode se tornar internacional com muito mais facilidade do que uma loja física, por exemplo.
7. O uso da tecnologia para diferentes fins
A tecnologia está contribuindo para evoluir o mercado de beleza de maneiras fascinantes. Inclusive, elas vão muito além da biotecnologia utilizada nos laboratórios para aumentar a eficácia dos produtos.
Por exemplo, o projeto Odeuropa utiliza inteligência virtual para recriar aromas dos séculos 16 a 20 a partir de registros visuais e de textos.
Diferentes marcas de beleza e cuidados pessoais também têm apostado em tecnologias como o metaverso e realidade aumentada para oferecer experiências mais imersivas ao público digital.
Mercado da beleza: A tecnologia para além dos produtos e procedimentos estéticos
O projeto Odeuropa que vimos anteriormente é apenas mais um dos exemplos de aplicação da tecnologia que estão sendo utilizados nas chamadas Beatytechs, empresas de tecnologia da beleza, para fornecer aos consumidores soluções e tratamentos personalizados.
Mas a tecnologia para além dos produtos e procedimentos estéticos à qual estamos nos referindo neste tópico é aquela utilizada para o gerenciamento das marcas.
Atualmente, todas redes de negócio de sucesso têm investido em ferramentas tecnológicas de ponta não só para gerenciar as unidades, mas também para acompanhar de perto todo o workflow da operação com agilidade.
No cenário das redes de franquias do mercado de beleza, saúde e bem-estar, o cenário não poderia ser diferente. Este é o caso das marcas:
- Odontoclinic
- Magrass
- Depyl Action
- Fast Escova
- Studio Mormaii
- Saúde Livre
- Clínica da cidade
- Fiolaser
- Nails2you
- Face Doctor
- Velocity
- Odontotop
- PSG Academy
E muitas outras, que apostam na tecnologia do SULTS para realizarem o gerenciamento de suas rotinas operacionais com muita transparência, agilidade e controle.
A partir de um sistema de gestão robusto e totalmente integrado, uma rede de saúde, beleza e bem-estar pode realizar ações essenciais como:
- Disponibilizar cursos e treinamentos e-learning para as equipes;
- Aplicar checklists online durante consultorias e auditorias;
- Permitir que os colaboradores enviem e recebam chamados;
- Acompanhar o fluxo de trabalho dos times por meio da visualização das tarefas;
- Criar e conduzir diversos tipos de projetos;
- Compartilhar arquivos e documentos importantes à rede através do disco virtual;
- Enviar comunicados aos colaboradores internos da franqueadora ou a todas as unidades, entre outras.
Tudo isso para garantir que todo fluxo de informações da rede acontecerá sem ruídos, promovendo uma comunicação interna assertiva e equipes de trabalho cada vez mais engajadas e produtivas.
Sem dúvidas, para atingir os excelentes resultados apontados pela ABF no início deste artigo, é preciso garantir que os melhores recursos tecnológicos estão sendo utilizados para otimizar os processos de uma organização.
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