Já falamos por aqui sobre o método Scrum e como ele é um método que auxilia no desempenho, possibilitando que tarefas complexas possam ser executadas em menos tempo, com organização e trabalho em equipe. Vamos aprofundar um pouco mais nessa metodologia e tratar de alguns detalhes importantes que você deve saber para aplicar o método.
Além disso, nesse artigo você conhecerá outras ferramentas que desempenham essa mesma função de auxiliar no aprimoramento da execução de atividades. Lembrando que, para que o trabalho saia como planejado, todos devem estar por dentro de cada uma das etapas, ciente dos problemas e resultados obtidos.
Quais são os termos técnicos dentro do método Scrum?
A primeira coisa que deve ser pensada é o Product Backlog, que os objetivos do projeto a ser realizado. Esses objetivos devem estar bem postos e todas as equipes devem estar cientes das suas funções para que seja possível atingir cada um deles.
Em seguida, o Scrum se divide em uma série de ciclos a fim de que todos estejam caminhando juntos. Cada ciclo é denominado Sprint, ele geralmente é mensal. Ao iniciar um ciclo, temos a primeira reunião denominada Sprint Planning Meeting, e é nela que os envolvidos determinam as atividades que realizarão dentro daquele Sprint, ou seja, as tarefas específicas, que são denominadas Sprint Backlog.
Método Scrum: após iniciar o ciclo, como é dado andamento no projeto?
Após o ciclo ser iniciado e determinarem na primeira reunião quais tarefas devem ser feitas naquele período, diariamente todos se reúnem para falar o que estão fazendo, quais dificuldades encontraram, possíveis soluções, enfim, é uma grande troca denominada Daily Scrum. Lembrando que essas reuniões são bem rápidas.
Por fim, ao final do ciclo, acontece o Sprint Review Meeting, uma reunião em que todos apresentam os resultados obtidos para que assim possam seguir para um novo Sprint.
Detalhando quem atua no Scrum
Já falamos um pouco sobre quais funções cada um pode executar nesse sistema, no entanto não apresentamos ainda, formalmente, suas nomeações e nem trouxemos mais informações a respeito. Vamos entender melhor cada papel que deve ser desempenhado.
Primeiramente, o Product Owner é aquele que sabe exatamente como o produto deve ser, ele sabe o que o cliente busca e por isso atua na elaboração dos objetivos do projeto, durante a primeira reunião. O Time de Desenvolvimento fica com a parte da execução, sendo tutorado pelo Scrum Master, que é o líder responsável por fazer com que o projeto possa se desenvolver sem grandes dificuldades.
Outras metodologias do método Scrum
Além do método Scrum, temos também outras ferramentas que podem garantir a eficiência do seu negócio e trazer benefícios. Vejamos algumas e como elas funcionam:
- DSDM: Essa sigla significa Dynamic Systems Development Method, ou seja, Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas Dinâmicos. É utilizada, geralmente, quando a demanda inclui um período menor e um orçamento mais apertado. É um método muito utilizado no desenvolvimento de softwares e conta com a validação do usuário.
- XP: Também utilizado na construção de softwares, o Extreme Programming ou Programação Extrema, conta com uma equipe trabalhando, testando e aprimorando o produto.
- KANBAN: É um método muito simples e eficiente, que pode inclusive ser utilizado junto ao Scrum, capaz de delimitar como estão as tarefas. Esse sistema divide-se em três colunas, na primeira coluna você detalha o que deve ser feito, na segunda apresenta o que está sendo feito e, por fim, na terceira é necessário colocar o que já foi feito.
Assim, com o KANBAN, todos se localizam quanto ao andamento das atividades e isso pode inclusive facilitar as reuniões no Scrum, visto que é um meio muito visual e didático, capaz de manter a organização entre todas as equipes.
Concluímos que essa é uma excelente ferramenta e pode te auxiliar muito no seu empreendimento, não deixe de aplicá-la.
Conheça o SULTS!
SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros.
Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.
Com o SULTS você se conecta com os seus colaboradores de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.
Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.
Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.
Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais.
Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.
Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:
Módulo Checklist: O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.
Módulo Chamados: Você saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.
Módulo Expansão: Expandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.
Módulo Implantação de Unidades: Negociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.
Módulo Universidade Corporativa: De fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.
Módulo Disco Virtual: “Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.
Módulo Comunicados: Já pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!
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