O marketing é uma ferramenta essencial para o sucesso de qualquer negócio, especialmente no setor de moda, no qual a concorrência é acirrada e as tendências mudam rapidamente.

Por isso, as franquias de moda devem investir em estratégias de marketing que sejam eficientes, inovadoras e, ao mesmo tempo, padronizadas.

Uma dessas estratégias têm sido os investimentos em marketing digital, que só tem crescido e tem se tornado uma das principais tendências tanto no Brasil quanto no mundo. Veja abaixo!

A IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau) divulgou recentemente que os investimentos em campanhas de publicidade digital no Brasil chegaram a R$ 14,7 bilhões no primeiro semestre de 2022.

Cerca de 39% do investimento mencionado é destinado ao setor de vestuário. Além disso, o consumidor brasileiro é um dos mais conectados do mundo, passando em média nove horas por dia navegando na internet.

As redes de franquias de moda têm procurado adotar e investir em estratégias de marketing digital o mais coesas possível. Por isso, veja o que você pode aprender neste artigo!

Inovação do marketing digital em franquias

O campo do marketing digital tem se destacado como uma forma essencial de comunicação para os consumidores.

Essa abordagem não apenas remodelou a maneira pela qual as franquias de moda se conectam com seu público.

Como também tornou possível alcançar uma audiência maior. Nesse sentido, a estratégia de comunicação integrada em todas as redes tem sido fundamental.

Nos últimos anos, esse campo se transformou em uma ferramenta indispensável para as redes expandirem sua presença. Para além disso, alcançar públicos-alvo específicos e aumentar a conscientização sobre suas marcas.

Além disso, como já foi dito anteriormente, os consumidores estão constantemente online e interagindo com diversos canais. Por isso, é necessário adotar uma abordagem estratégica para se destacar.

Separamos algumas estratégias inteligentes a se adotar. Confira!

1. Presença nas redes sociais

As redes sociais tornaram-se fundamentais para o crescimento de franquias de moda. Nelas, é possível que a rede se destaque com produtos exclusivos de cada loja. Além de promover promoções sazonais e envolver os clientes em conversas sobre estilo.

Através das redes, é possível criar promotores da marca entre os seguidores, incentivando cada vez mais a fidelidade à marca.

2. Conteúdo relevante

No atual contexto, a criação de conteúdo relevante é o alicerce que sustenta o sucesso das campanhas.

Criar conteúdo otimizado em torno das tendências atuais, dicas de estilo e informações relevantes sobre os produtos não só atrai tráfego orgânico, mas também traz confiança para a rede.

3. Anúncios pagos

Ao segmentar anúncios para públicos específicos com base em preferências de estilo, localização e comportamento de compra. As franquias podem direcionar o tráfego de alta qualidade para suas lojas físicas e sites.

As métricas detalhadas fornecidas pelas plataformas de anúncios ajudam as redes a ajustarem suas estratégias para obter o melhor retorno sobre o investimento.

Marketing SULTS

Maximizando o impacto do marketing digital em campanhas de moda

Antes de iniciar uma campanha da rede, é preciso ter clareza sobre o que se quer alcançar e quem se quer atingir.

Esses objetivos podem ser diversos, como aumentar o reconhecimento da marca, gerar tráfego para o site, converter vendas e fidelizar clientes. Mas, devem ser específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais

Por isso, defina seu público-alvo, que trata-se do segmento de consumidores que tem interesse na sua marca e nos seus produtos.

Para defini-lo, é preciso fazer uma pesquisa de mercado e criar personas. Estes, por sua vez, são perfis fictícios que representam as características, necessidades, preferências e comportamentos dos potenciais clientes.

As personas auxiliam a entender melhor quem é o seu público e como se comunicar com ele.

Depois de definir os objetivos e o público-alvo, é hora de escolher as plataformas e os formatos mais adequados para a sua campanha de rede de moda.

As plataformas devem ser escolhidas de acordo com a persona traçada, considerando seus hábitos de consumo, de informação. Esse conteúdo será redirecionado para redes sociais, blogs, sites ou aplicativos, considerando qual a preferência do público alvo.

Outra forma de potencializar o impacto do marketing digital em campanhas de rede de moda é investir em influenciadores e parcerias.

Essas parcerias podem ajudar a aumentar o alcance, a credibilidade e a conversão da sua campanha de rede de moda.

Para isso, é preciso escolher bem os seus parceiros, levando em conta o seu público, o seu nicho, o seu orçamento e os seus objetivos.

Módulo de Marketing SULTS

Módulo de Marketing SULTS como solução para campanhas de redes de moda

O Sistema de Marketing do SULTS é uma plataforma que permite organizar todo o conteúdo para as ações de campanha de marketing citadas.

Com esse módulo, a equipe das unidades conseguem customizar layouts, templates e outras peças de marketing. Utilizando a qualquer hora e em qualquer lugar e seguindo as diretrizes estabelecidas pela franqueadora.

Suponhamos que a rede precisa lançar uma promoção de temporada de verão em todas as suas unidades franqueadas.

Utilizando o módulo, é possível garantir que todas as lojas estejam alinhadas com a identidade visual da marca e, ao mesmo tempo, faça certa personalização local.

Veja de forma prática:

1. Biblioteca

  • A equipe que cuida de marketing da franqueadora consegue acessar o módulo e cadastrar as cores vibrantes e fontes específicas que representam o verão e a marca.
  • Eles fazem o upload de fontes personalizadas para uso em banners e posts nas redes sociais.

2. Templates

  • No módulo, a equipe responsável consegue criar modelos pré-definidos para diversos materiais de marketing, como: pôsteres de loja, banners online e posts para redes sociais.
  • Os modelos podem ser organizados em categorias, como “Promoção de Verão 2024”, e serem disponibilizados para todas as unidades.

3. Edição de artes

  • Cada unidade consegue acessar o módulo de Marketing e selecionar os modelos da utilizados naquela campanha.
  • Eles conseguem personalizar esses modelos, inserindo informações específicas, como datas de início e término da promoção, descontos locais e até mesmo imagens de produtos em destaque.

4. Visualização e download

  • Antes de finalizar, as unidades podem visualizar como os materiais personalizados ficarão.
  • Após isso, eles conseguem fazer o download das artes prontas para uso em suas lojas físicas, sites e nas redes sociais.

Com o Módulo de Marketing do SULTS, as franqueadoras de moda conseguem impulsionar suas campanhas.

Oferecendo ao franqueado uma maneira prática e customizável de fomentar o nome de sua unidade no mercado local.

Assim como, também, mantê-lo alinhado com a identidade visual da marca. Essa solução centralizada facilita a gestão das ações de marketing, proporcionando maior eficiência e resultados significativos.

Com 20 módulos integrados, o SULTS oferece soluções abrangente para gerenciar o marketing, engajar colaboradores, garantir a qualidade do negócio.

Se interessou? Entre em contato com um de nossos vendedores e conheça o maior software de gestão para redes de franquias e filiais da América Latina!