Para que uma rede de franquias cresça de forma escalável é necessário tanto a gerência de qualidade, quanto ações de marketing para franquias que a tornem conhecida e respeitada no mercado.

O diferencial do marketing no franchising é que, nele, alguns pontos como linguagem, branding, forma de comunicação e outros padrões já são determinados pela franqueadora.

A partir desses padrões pré-estabelecidos, as franquias podem fazer seu planejamento de como atingir cada vez mais clientes por meio de campanhas e ações publicitárias, por exemplo.

Neste artigo vamos falar muito mais sobre esse tema. Continue a leitura para conhecer os tipos de estrutura do marketing no modelo de franquias, algumas estratégias imperdíveis e outros detalhes. Boa leitura!

Relembrando o conceito de fundo de marketing

Conforme o especialista em franquias Lucien Newton, entre os variados pilares que compõem o franchising, quatro são especialmente relevantes: relacionamento, know how, tecnologia e marketing.

Por essa razão, é necessário relembrarmos o conceito de fundo de marketing ou fundo de propaganda: trata-se do resultado da soma da contribuição paga por cada franqueado para custear as ações de marketing de toda a rede.

Cabe à franqueadora administrar esse recurso, com o objetivo de maximizar as ações de marketing da rede, aumentando as chances de atrair e manter clientes.

Em relação à legislação do franchising, o fundo de marketing está previsto na Lei de Franquias. Mas a lei não estabelece as diretrizes de cobrança.

Assim, caso a franquia cobre essa taxa, deve estar presente de forma clara na Circular de Oferta de Franquia (COF), com todas as especificações e valores.

Marketing para franquias - designer trabalhando em frente a computadores e desenhando sobre uma tela digital.

Como funciona o marketing para franquias?

Depois de revisarmos o fundo de marketing que é o responsável por financiar todas as ações publicitárias no sistema do franchising, vamos ao funcionamento do marketing para franquias.

Como falamos no início deste artigo, o que difere esse tipo de marketing dos demais é a necessidade de seguir as regras e os padrões pré-determinados pela franqueadora.

Dessa forma, a linguagem, o tom de voz, a tipologia, as cores, os elementos, a forma de se comunicar, ou seja, todas as características que compõem a identidade da marca estão estabelecidas e devem ser mantidas pelos franqueados em suas ações.

Sobre a aprovação, algumas áreas podem ser mais rigorosas que as outras, porém todas as peças e campanhas são normalmente agendadas para o ano todo e qualquer mudança ou adaptação por parte da franquia deve ser avaliada novamente pelo franqueador.

Qual a importância do marketing para uma rede de franquias, afinal?

De acordo com o artigo de Felipe Albergaria, o marketing pautado em estudos de mercado, atua diretamente na inteligência estratégica e competitiva das empresas.

Dessa forma, ele deixa de ser apenas um meio de divulgação de produtos e serviços, passando a gerar mais valor à marca.

Além disso, Albergaria afirma que o marketing para franquias também é importante para gerenciar a comunicação interna, promover ações para aumentar a satisfação dos clientes e impulsionar a imagem da marca em diversos canais.

A partir do conhecimento de mercado e das ações estratégicas de marketing, os profissionais envolvidos na rede de franquias conseguem oferecer produtos e serviços que atendem às demandas atuais e que proporcionam aos consumidores uma experiência marcante.

Por esses principais motivos, o autor defende que vale a pena pagar a taxa de marketing para que ações relacionadas à visibilidade da marca sejam feitas de forma eficiente para toda a rede. E, com isso, todas as unidades ganham.

Conheça a estrutura do marketing para franquias

A estrutura do marketing para franquias consiste em uma série de iniciativas que a rede pode promover para divulgar a marca e seus produtos.

Neste caso, existem dois tipos de estruturas:

  • Marketing Institucional – ele envolve a marca, e é a franqueadora que o aplica com recursos de fundo de marketing.
  • Marketing Local – voltado para ações que estimulam vendas e atração de clientes, geralmente são responsabilidade do próprio franqueado.

Sem dúvidas, a estrutura do marketing para franquias deve ser muito bem planejada para que as ações sejam assertivas e para que possam beneficiar toda a rede.

Pensando nisso, veja algumas dicas para a criação de uma estrutura de sucesso:

5 Dicas para uma boa estrutura de marketing para franquias

1. Fortalecimento de marca

A franqueadora deve criar uma identidade única para a marca, por meio da padronização. Assim, será possível criar uma presença forte e de autoridade no mercado. Isso facilitará, inclusive, a popularização da empresa.

2. Padronização da comunicação com clientes, colaboradores e fornecedores

Assim como alertamos acima, padronizar a comunicação com todos os envolvidos no funcionamento da rede é essencial.

Então, a franqueadora deve definir a paleta de cores institucionais, slogans, ícones, imagens, vídeos, fontes da marca, tipos de campanha, como utilizar a logo dentro do estabelecimento e demais regras que visam garantir que a experiência do cliente seja a mesma em qualquer unidade.

3. Regionalização da campanha

A estrutura de marketing deve permitir também a regionalização da mensagem.

Ou seja, é importante deixar que o seu franqueado tenha liberdade para criar campanhas que atinjam seu público mais próximo.

Afinal de contas, uma campanha de sucesso na região sul do país pode não ser tão eficaz no norte, por exemplo. E o melhor profissional para entender as demandas do público local é o franqueado.

4. Criação de um plano de marketing

A criação do plano de marketing é importante para manter a transparência e o alinhamento das ações promovidas.

Além do manual de marca, a franqueadora também deve garantir que os franqueados estejam cientes das informações sobre as campanhas, promoções e padrões de atendimento, por exemplo, para que o padrão de qualidade da marca seja mantido.

5. Engajamento de franqueados

O sucesso da estrutura do marketing para franquias e também do plano de marketing depende do engajamento dos franqueados.

Por essa razão, a franqueadora deve promover encontros, webinars, seminários e outros eventos desse tipo para unir a equipe.

Dessa forma, todos se sentirão acolhidos e confortáveis para discutir novas ações que tragam ainda mais retorno à rede como um todo. Quanto mais engajamento, melhor a performance!

Estratégias de marketing para franquias - SULTS

Como criar estratégias assertivas de marketing para franquias?

Já falamos aqui sobre conceitos fundamentais como o fundo de marketing, assim como comentamos sobre a importância do marketing para franquias e seu funcionamento. Por fim, vimos algumas dicas de como criar uma estrutura de sucesso.

Agora é hora de falar sobre as estratégias mais visadas se o assunto é marketing no contexto do franchising. Veja quais são aquelas que se destacam e que prometem excelentes resultados:

7 estratégias imperdíveis quando falamos em marketing para franquias

1. Invista na criação de um branding de impacto

Lembre que a marca é o ativo mais forte de uma rede de franquias, por isso, é essencial investir no branding e em todos os elementos que compõem a comunicação institucional.

A partir de uma comunicação alinhada aos objetivos e à cultura organizacional da rede, o sucesso das campanhas e a construção de uma marca forte e referência no mercado se tornam realidade.

E, claro, embora seja o franqueador o responsável por definir esses elementos da identidade visual, todos os franqueados devem ser promotores dela.

Vale a pena ressaltar que há softwares no mercado que facilitam tanto a criação do branding da marca, quanto a manutenção dele por parte das unidades franqueadas. Indicamos o módulo de Marketing do SULTS.

2. Promova o fundo de marketing

A promoção do fundo de marketing deve ser realizada tanto pelo franqueador, demonstrando a importância desse investimento para a divulgação da marca, quanto pelo franqueado que deve contribuir regularmente e apoiar as ações.

Essa parceria será essencial para que as campanhas de marketing tenham alto alcance e, consequentemente, para que haja captação de novos clientes e a manutenção daqueles que já são consumidores.

Sem falar que a partir da divulgação em massa, a rede fica cada vez mais conhecida no mercado, tornando-se referência em seu setor.

3. Planejamento estratégico

O planejamento estratégico do marketing para franquias deve envolver desde pesquisas sobre quais ações as grandes redes têm realizado, até quem será o responsável por cada atividade envolvida na campanha.

Nesse planejamento, deverão ser definidos: calendário da campanha, recursos financeiros necessários, fornecedores, profissionais da franqueadora comprometidos, tarefas elencadas, tempo de duração de cada fase do projeto etc.

Todos os detalhes da ação de marketing deverão ser citados, principalmente, o objetivo dela e os resultados esperados.

Para a gestão de projetos de pequeno, médio e grande porte, indicamos o SULTS Projetos. Esse sistema possibilita o controle de todos os processos de forma muito mais ágil e transparente.

4. Aposte no inbound marketing

O inbound marketing deve ser uma das estratégias do marketing para franquias, porque ele é uma metodologia de atração, conversão e fechamento que, antes de tudo, agrega valor ao cliente e ao lead.

Essa metodologia utiliza diversos canais para oferecer ao público conteúdos ricos e de qualidade para que as pessoas realmente tenham em mãos informações verídicas e que respondam às suas dúvidas sobre determinado assunto.

A partir desse conteúdo, o público deve ser incentivado a buscar mais dados sobre o tema e, dessa forma, conhecer as redes sociais da marca, por exemplo.

Dentro do inbound marketing, sugerimos, ainda, outras estratégias promissoras, como marketing de conteúdo, otimização SEO, criação de artigos em blogs, informações sobre a empresa em sites, entre outros.

5. Construa e gerencie uma base de clientes e leads

Vimos que a essência do inbound marketing é o oferecimento de conteúdos de qualidade para o público até mesmo depois que essas pessoas se tornam clientes.

Para isso, em cada etapa da jornada de compra é preciso investir no canal onde se encontra o público. Mas como saber disso? Por meio de uma base de dados sobre clientes e leads.

Essa base de dados geralmente é resultado de landing pages inseridas no site institucional. Por meio dela, é possível saber dados pessoais do público que consome o conteúdo, bem como qual rede social ele mais acessa, por exemplo.

Com isso, os times de marketing e de vendas terão as informações necessárias para entender em qual etapa do funil de vendas está o lead, por exemplo, e quais as ações mais assertivas em cada caso.

Uma gestão ágil dessa base de dados pode ser feita com a ajuda de um sistema de gestão de relacionamento com o cliente. Conheça o SULTS CRM para saber mais sobre o assunto.

6. Movimente as redes sociais

Provavelmente a grande maioria de clientes e leads estão conectados em pelo menos uma das diversas redes sociais por aí.

Nesse sentido, a marca não só deve estar presente nesses canais, como também precisa movimentá-los regularmente, promovendo a interação com o público. Afinal, as pessoas adoram se sentir parte das empresas que admiram!

Nas redes sociais, as possibilidades são infinitas. Mas as redes de franquias podem divulgar lançamentos, novas unidades, promoções imperdíveis, programas de fidelidade, campanhas publicitárias com influencers etc.

7. Participe de feiras e eventos

O networking sempre foi e, provavelmente, continuará sendo um dos objetivos principais da participação do franqueador e/ou do franqueado em feiras e demais eventos.

Nesses eventos, será possível encontrar desde investidores interessados na marca, até leads e clientes. Independente do caso, a rede estará sendo promovida e abrindo as portas para diversas oportunidades.

E aí, gostou das nossas dicas? O marketing para franquias permite a execução de diversas estratégias que, planejadas e bem executadas, geram um retorno sólido para o negócio.

Fique por dentro dos nossos conteúdos aqui no blog e enriqueça, ainda mais, os seus conhecimentos sobre franquias, negócios e tecnologia.

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