Em essência, o Marketing 4.0 descreve um aprofundamento e ampliação do marketing centrado no ser humano para cobrir todos os aspectos da jornada do cliente”, dizem Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan em seu livro “Marketing 4.0: do tradicional ao digital”. 

Isto é, foi-se o tempo em que as marcas tinham foco no produto, se comunicavam com um público difuso e não competiam por atenção na internet.

Agora, no marketing 4.0, elas precisam investir no relacionamento, estabelecer conexões profundas, criar estratégias bem segmentadas para o público e manter o foco nas necessidades do ser humano.

O comportamento dos consumidores é, a cada dia, moldado pela tecnologia de forma mais intensa. E é claro que isso impacta a forma como as marcas se relacionam com eles.

Como o Marketing 4.0 pode impactar em áreas na sua empresa?

Como proposto por Kotler, Kartajaya e Setiawan, o marketing 4.0 pode atingir 5 áreas das empresas de maneira completamente positiva, sendo nomeada no livro como 5A’s. Veja: 

Assimilação

No marketing 4.0, antes da atração, é preciso que o potencial consumidor tenha consciência de que, ao identificar o seu problema e necessidade, há uma marca que existe e pode ser solução para ele.

Isso ocorre por intermédio da propaganda ou mesmo por indicações de amigos ou familiares, mais chamado como “marketing boca a boca”.

Atração

Após o prospecto identificar que há uma margem de marcas nesse cenário em que ele precisa, chegará o momento dele escolher qual melhor se adequa à sua necessidade.

Esse é um momento perfeito para se valer de estratégias eficiente para trair o possível cliente ao seu negócio.

Arguição

No marketing 4.0, é acrescentado mais um item no processo que leva uma pessoa a comprar: o “A”, de arguição.

Ele diz respeito à capacidade que todos têm pela internet de questionar suas marcas preferidas, tirando dúvidas, fazendo críticas ou dando sugestões.

Ação

Neste momento do marketing 4.0, o consumidor parte para ação depois que confirma suas expectativas sobre um produto ou serviço.

Isto é, o momento em que ele se convence de que essa compra é a solução para o seu problema.

Apologia

No entanto, a relação de consumo não acaba com a ação de compra e os colaboradores não devem parar nesse estágio. 

Após a satisfação e felicidade do cliente com a sua recente compra, ele  passa a ser um defensor da marca, fazendo sua apologia.

O Marketing 4.0 é uma excelente ferramenta, mas como colocá-lo na prática? 

Confira agora 3 caminhos da prática dessa estratégia tão rica e eficiente para o seu negócio: 

Desenvolva relações horizontais

“A marca deveria revelar seu caráter autêntico e ser honesta sobre seu verdadeiro valor”, revelam os especialistas Kotler, Kartajaya e Setiawan. 

Ou seja, estabelecer uma posição de superior e inferior entre empresa e cliente é são ações do marketing tradicional que já não vige mais nesse momento contemporâneo. 

Hoje em dia, as empresas que os cliente estão lado a lado interagindo, trocando ideias e contribuindo em ideias para gerar um serviço e produto cada vez mais personalizado e autêntico.

Gere confiança e credibilidade com Marketing de Conteúdo

Posts em redes sociais e textos em sites apenas generalizados e sem valor algum para apenas preencher conteúdo já não é mais convertido em confiança e credibilidade para o seu cliente. 

O segredo é desenvolver um conteúdo que agregue, que seja de valor e gere transformação. Com isso, fomentando o desejo de conhecer mais e adquirir os serviços e produtos do seu negócio. 

Essa é uma excelente estratégia para despertar a atenção do público e estabelecer a sua marca como autoridade.

Mas atenção: os conteúdos devem ser especializados, reconhecer as necessidades de cada consumidor e proporcionar uma experiência personalizada.

Humanize o seu negócio

Com certeza, os clientes serem respondidos com mensagens automáticas não é o suficiente para fidelizá-los e torná-los defensores do seu negócio. 

Se aproximar do seu cliente através de um rapport muito bem trabalhado como um ser humano, que tem emoções, cria relacionamentos e tem capacidade para se conectar com os outros é o caminho que o seu negócio precisa seguir. 

Não restam dúvidas que o Marketing 4.0 é o caminho que o seu negócio precisa trilhar para encontrar o local de sucesso e crescimento!

Você já conhece o SULTS?

SULTS  é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros.

Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS  tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.

Com o SULTS  você se conecta com os seus colaboradores de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.

Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.

Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.

Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais.

Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.

Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:

Módulo ChecklistO checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.

Módulo ChamadosVocê saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.

Módulo ExpansãoExpandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.

Módulo Implantação de UnidadesNegociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.

Módulo Universidade CorporativaDe fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.

Módulo Disco Virtual“Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.

Módulo ComunicadosJá pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!

Assista aos nossos cases de sucesso e solicite uma demonstração gratuita da nossa ferramenta.