“Afinal de contas, intraempreendedorismo e empreendedorismo são as mesmas coisas?”
Olha, se não fosse o prefixo “intra”, poderíamos dizer que sim! Mas como ele não deve ser ignorado, vale a pena ter em mente e na ponta de língua que o conceito de intraempreendedorismo está sim relacionado ao significado de empreendedorismo, mas em contextos diferentes: enquanto empreendedorismo remete às pessoas que buscam atuar em seu próprio negócio, intraempreendedorismo representa uma conduta realizada dentro de uma organização por qualquer colaborador por meio de estímulos e incentivos diversos provenientes dos gestores.
Segundo uma matéria de Ana Carolina Pacheco da Revista Techoje, buscando a inovação é possível agregar mais valor ao negócio. Ela cita que uma pesquisa internacional realizada pela GE em 25 países, Barômetro Global da Inovação, apontou que para 95% dos executivos brasileiros, investir em inovação é considerado uma prioridade estratégica. Com isso, inovar por meio da tecnologia tem sido um excelente meio para os gestores incentivarem colaboradores capazes de agir na resolução de problemas e também de gerar ideias aplicáveis ao negócio.
O conceito intraempreendedor parece recente, mas na verdade ele surgiu há décadas. Ele foca individualmente no colaborador, visando desenvolver nele o espírito independente e proativo. A partir dessa mudança de comportamento dos colaboradores, a empresa adquire uma vantagem competitiva bastante diferenciada no mercado.
Como identificar um intraempreendedor dentro da empresa?
Você aí deve estar pensando nos colaboradores da sua empresa e tentando perceber neles quem teria o perfil intraempreendedor, não é?!
Sabemos que cada colaborador tem características intrínsecas à sua personalidade, mas, de modo geral, o intraempreendedor é aquela pessoa que possui habilidades (técnicas e comportamentais) para atuar em qualquer setor. Essa pessoa consegue interagir com os objetivos propostos e também se identifica com as novas ideias e oportunidades que podem beneficiar o negócio.
O perfil intraempreendedor é capaz de antever os problemas por meio de sua proatividade; é interdisciplinar, ou seja, consegue e gosta de dialogar com os outros departamentos da empresa; é motivado pelos gestores da empresa e com isso consegue motivar os outros colaboradores a trabalharem da melhor forma possível, construindo um ambiente agradável; é também interessado em encontrar soluções inovadores para ajudar a empresa a crescer de forma sustentável.
Enfim, o(a) colaborador(a) intraempreendedor(a) é criativo(a), persistente, autoconfiante, dedicado(a), proativo(a), inovador, possui visão ampla dos processos, carrega consigo sempre a necessidade de agir e superar-se, sabe administrar riscos e criar novas oportunidades, além de saber decidir por conta própria devido ao seu grande conhecimento do negócio.
Como incentivar o intraempreendedorismo no ambiente de trabalho?
Assim como o conhecimento técnico se aprende, a característica intraempreendedora também pode ser incentivada, desde que o ambiente seja propício para isso. Nesse sentido, gestores de empresas junto ao departamento pessoal podem investir em algumas práticas que potencializam os traços intraempreendedores. Veja alguns exemplos:
Estimule uma cultura de inovação
Lillian Donato, no site Aevo, afirma que a cultura de inovação diz respeito aos comportamentos, valores, crenças e hábitos que a empresa adota na intenção de otimizar a criatividade dos seus colaboradores, o que resulta em processos de criação inovadores e sustentáveis, novos produtos, resoluções e métodos de planejamento. Então, é preciso que todos os colaboradores estejam em sintonia e remando na mesma direção.
Incentive a geração de ideias
Já se foi o tempo no qual só a ideia dos gestores poderia ser levada em consideração. Hoje sabemos que muitas das ideias dos colaboradores são essenciais à otimização do trabalho no dia-a-dia. Nesse sentido, é importante mostrar a eles que a empresa está disposta a ouvi-los por meio de espaços de troca, como as reuniões de brainstorming.
Desenvolva lideranças motivadoras
De nada adianta colocar em prática todos os itens acima sem que as lideranças estejam engajadas e dispostas a promover essa cultura inovadora. São essas lideranças que precisam também motivar os colaboradores a desenvolverem habilidades e a serem mais autônomos, principalmente na tomada de decisão.
Proporcione oportunidades de desenvolvimento aos seus colaboradores
Antes de partir para a inovação de projetos, por exemplo, é imprescindível conhecer e saber do que se trata. E, para isso, é preciso estudar! Portanto, a empresa deve promover cursos e treinamentos relacionados à área de atuação do negócio para que os colaboradores se mantenham atualizados e, aí sim, consigam propor ideias inovadoras para otimização de processos e projetos.
A fim de oportunizar os estudos e visando a diversa rotina de trabalho dos colaboradores, muitas empresas já utilizam uma ferramenta chamada Universidade Corporativa online. Trata-se de uma plataforma acessível por meio de smartphone, laptop ou tablet com internet, na qual a rede disponibiliza os conteúdos e os colaboradores podem acessá-los a qualquer hora e em qualquer lugar.
Hoje em dia a plataforma mais completa do mercado é o SULTS. Nele há mais de 15 módulos integrados disponíveis, incluindo o Módulo Universidade Corporativa. Vale a pena conferir!
No blogpost de hoje aprendemos o que é o intraempreendedorismo, quais as características de um(a) intraempreendedor(a) e como essa prática faz bem ao dia-a-dia no ambiente de trabalho e também no desempenho da empresa diante do mercado. Ah! E quando falamos sobre como incentivar esse intraempreendedorismo, vimos que o desenvolvimento técnico, cognitivo e comportamental dos colaboradores é fundamental e que, nesse caso, a melhor opção é a Universidade Corporativa SULTS!
Você já conhece o SULTS?
SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros. Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.
Com o SULTS você se conecta com os seus franqueados de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.
Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados. Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.
Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais. Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.
Conheça 5 dos principais módulos do SULTS:
Módulo Checklist: O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.
Módulo Chamados: Você saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.
Módulo Implantação de Unidades: Negociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.
Módulo Universidade Corporativa: De fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.
Módulo Comunicados: Já pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!