Encontrar uma forma de reduzir custos empresariais e ao mesmo tempo investir em estratégias que produzem eficiência de serviço é o caminho do destaque em meio a concorrência. Quando o assunto é excelência em vendas internas, a estratégia que te coloca à frente é o Insides Sales.
As vendas de campo e os vendedores terceirizados são estratégias que também trazem frutos para o seu negócio, mas investir em vendas internas é uma chance de operar nessa técnica e contribuir para o avanço empresarial.
Inside sales, dentro da língua portuguesa, tem como significado vendas internas, as quais consistem na elaboração de uma série de métodos que os profissionais qualificados nesta área do seu negócio gerem mais vendas de dentro da empresa.
Dessa forma, todos os segmentos existentes têm a possibilidade de se apropriar dessa ferramenta e se beneficiar com ela.
Quais são as vantagens que o inside sales carrega?
É de suma importância que todas as novas técnicas implantadas no âmbito operacional sejam benéficas e que causem frutos destacantes no seu negócio, por isso, é essencial conhecê-los. Veja:
Reduz o custo da operação
Uma operação comercial que envolve reuniões presenciais, viagens, deslocamento de vendedores e telefones celulares para cada representante é uma operação cara.
Assim, a redução de gastos está diretamente ligada a essa estratégia, já que não é necessário investimento em outros âmbitos, como transporte, tempo em visitas externas e outros fatores.
Isso é bem explicitado em um artigo de Harvard, o qual apresenta que a redução no custo da operação de venda pode ser na casa dos 40% a 90%, quando compara-se uma operação de Inside Sales com vendedores de campo.
Ou seja, operar através dessa ferramenta é uma forma de evitar gastos e, ao mesmo tempo, vender mais.
Otimização do tempo
Considerando que um vendedor de campo da sua equipe gasta horas para chegar até o local de trabalho e mais horas para realizar em uma reunião com um prospectivo cliente, isso pode ser otimizado com o inside sales.
Isso demonstra que há um maior tempo investido de deslocamento do que propriamente uma dedicação de venda.
Aumento da produtividade
Fica evidente que uma longa jornada de visitas e deslocamentos causa um maior cansaço e desconcentração dos processos de uma venda, mas quando isso é cortado, há um maior percentual de produtividade e engajamento em todos os processos.
Com isso, a tendência é que o custo de aquisição dos clientes (CAC) diminua e que a taxa de conversão aumente, já que há uma maior participação dos colaboradores e de qualidade pela nova forma de trabalho benéfica.
Em outras palavras, mais vendas em menos tempo, com um investimento menor. E, com o treinamento certo, é possível fazer esse processo replicável e escalável, para continuar gerando vendas de forma previsível todo mês.
De forma prática, como implementar o Inside Sales no seu negócio?
Além de entender o seu conceito, finalidade e benefícios, o sucesso está na sua aplicação. Saiba mais:
- Tempo de transição: a sua equipe vai enfrentar uma curva de aprendizado até dominar o processo por completo. Faça a transição de forma suave, a fim de garantir que todos consigam adotar a nova metodologia.
- Aprendizado contínuo: o processo de vendas é um aprendizado contínuo, desde que você acompanhe de perto os resultados de cada ação e entenda o que precisa mudar para as próximas tentativas. Se conseguir implementar este ciclo o Inside Sales vai fazer sucesso muito mais rápido.
- Qualificação constante: mesmo depois que a equipe toda esteja familiarizada com os conceitos, técnicas e ferramentas, é fundamental dar treinamento regular para que se desenvolvam e consigam produzir resultados melhores.
Você já conhece o SULTS?
SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros.
Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.
Com o SULTS você se conecta com os seus colaboradores de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.
Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.
Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.
Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais.
Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.
Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:
Módulo Checklist: O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.
Módulo Chamados: Você saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.
Módulo Expansão: Expandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.
Módulo Implantação de Unidades: Negociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.
Módulo Universidade Corporativa: De fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.
Módulo Disco Virtual: “Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.
Módulo Comunicados: Já pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!
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