Hard Skills e Soft Skills: entenda quais são as diferenças

Durante a seleção de um novo colaborador, é muito importante levar em consideração as hard skills e soft skills do(a) condidato(a). Muitas empresas atentam-se somente às hard skills, deixando de lado as soft skills. Mas será que isso é suficiente para fazer uma boa contratação? 

Você sabe qual a diferença entre hard skills e soft skills? Ambas são essenciais para o trabalho em empresas e funcionam de forma complementar. Logo, o primeiro passo para diferenciar os dois tipos de habilidades é entender o que significa cada uma delas. 

Por isso, vamos destrinchar o que são hard skills e soft skills, explicitar suas diferenças e, em seguida, trazer exemplos de alguns tipos de hard skills e soft skills. Vem com a gente!

 

Quais são as diferenças entre hard skills e soft skills?

A gente já falou sobre hard skills neste artigo, mas recapitulando rapidamente, as hard skills se referem às habilidades e conhecimentos técnicos necessários para realizar determinado trabalho com eficiência.

Ou seja, as hard skills, ou habilidades “difíceis” em tradução livre, são competências específicas para cada cargo. Elas são adquiridas tipicamente através de cursos de formação e especialização, desde graduações e pós-graduações até seminários, tutoriais e videoaulas. 

Um contador, por exemplo, precisa conhecer as minúcias do sistema tributário de sua cidade, estado e/ou país. Esse conhecimento, porém, não é útil para o trabalho de um desenvolvedor de software, cujo trabalho requer, por exemplo, que tenha expertise em linguagens de programação, entre outras coisas.

Por outro lado, as soft skills estão relacionadas a habilidades sociais,  qualidades pessoais e traços de personalidade, que podem ser adquiridas tanto em cursos como através de experiências de vida. 

Elas oferecem certo suporte para que um colaborador consiga prosperar em um ambiente de trabalho e para que mantenha boas relações com as outras pessoas da empresa.

Dessa forma, as soft skills são habilidades mais gerais que as hard skills. Muitas delas são necessárias para trabalhos diversos, independente de área de atuação ou nível de senioridade. Contudo, é importante ressaltar que algumas soft skills fazem mais sentido para certos tipos de cargo.

Se a colaboração é fundamental para uma empresa, setor ou posição dentro da organização, então duas soft skills importantes podem ser o trabalho em equipe e a comunicação

Ter habilidades relacionadas à liderança é fundamental para pessoas que gerenciam uma equipe ou departamento, e uma pessoa que atua no setor de vendas ou comercial precisa saber fazer networking. Essas competências, porém, podem não ser essenciais para o dia a dia de um engenheiro, por exemplo.

Por que é importante desenvolver hard skills e soft skills?

Agora que você já sabe melhor o significado e a diferença entre esses dois conceitos, vamos esclarecer porque ambas são importantes para o sucesso de um colaborador.

Hard skills ajudam recrutadores a identificarem aqueles candidatos habilitados a executar o trabalho técnico, isto é, capazes de empenhar com eficácia as atividades que a empresa requer daquela posição a ser preenchida. 

Contratar um profissional que não possui as habilidades técnicas necessárias para o cargo significa que suas entregas não estarão no nível que a empresa necessita, demandando refações, prejudicando o trabalho dos outros colaboradores e reduzindo a produtividade da força de trabalho.

Já as soft skills garantem que um profissional terá as habilidades sociais necessárias para se tornar uma boa adição para a equipe, adequando-se bem à cultura organizacional e contribuindo para tornar o ambiente de trabalho agradável e produtivo. 

À primeira vista, pode parecer que as soft skills não são tão importantes quanto as hard skills. Contudo, contratar um profissional sem essas habilidades pode ser um grande problema para as empresas, com o potencial de desencadear conflitos que tornam o ambiente mais estressante, improdutivo e até mesmo elevar o turnover da organização.

Isso significa que todo colaborador necessita ter um bom mix de hard skills e soft skills para executar bem as suas funções e contribuir para o sucesso da empresa.

Exemplos de hard skills e soft skills

Para finalizar, listamos a seguir alguns tipos de hard e soft skills que costumam ser demandados pelas organizações. Confira!

Exemplos de Hard Skills

  • Programação;
  • Controle de estoque;
  • Conhecimentos em marketing digital;
  • Gerenciamento de fluxo de caixa;
  • Proficiência em línguas estrangeiras;
  • Redação e revisão de textos.

Exemplos de Soft Skills

  • Persuasão;
  • Criatividade;
  • Inteligência emocional;
  • Comunicação;
  • Trabalho em equipe;
  • Organização.

O artigo de hoje nos possibilita compreender as diferenças entre as habilidades citadas, seus níveis de importância e capacidade de complementação. 

Dessa forma, podemos concluir que tanto as hard skills quanto as soft skills caracterizam-se como habilidades imprescindíveis para um bom colaborador!

Leia também:

Como mapear as hard skills dos colaboradores de uma empresa?
Como desenvolver hard skills em colaboradores contratados?
Como avaliar hard skills de candidatos no processo seletivo?
Hard skills: o que são e qual o impacto dentro das empresas

Sistema de comunicados - SULTS

Você já conhece o SULTS?

SULTS  é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros.

Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS  tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.

Com o SULTS  você se conecta com os seus colaboradores de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.

Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.

Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.

Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais.

Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.

Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:

Módulo ChecklistO checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.

Módulo ChamadosVocê saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.

Módulo ExpansãoExpandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.

Módulo Implantação de UnidadesNegociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.

Módulo Universidade CorporativaDe fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.

Módulo Disco Virtual“Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.

Módulo ComunicadosJá pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!

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