A gestão do conhecimento é nada mais do que saber identificar e valorizar o conhecimento que os colaboradores possuem, com intuito de ampliar tanto o desempenho do time, quanto da empresa.

Para sua empresa conseguir se manter competitiva na era digital, é primordial realizar a gestão do conhecimento, a fim promover metas e objetivos que vão de encontro às capacidades de cada colaborador.

Siga a leitura e confira um pouco mais sobre esse assunto. Veja!

Qual a importância de realizar uma gestão do conhecimento?

O conceito da gestão de conhecimento envolve a gerência por parte da empresa, sobre os conhecimentos de cada colaborador, de modo a entender e potencializar esses saberes individuais para que eles sejam complementares quando unidos em equipe. 

Embora seja um desafio gerenciar tantas pessoas diferentes em um ambiente empresarial, a partir do momento em os gestores se preocupam em gerenciar esses diferentes conhecimentos de mundo, a tendência é que haja um melhor rendimento tanto do colaborador, quanto da empresa. Ou seja, todo mundo ganha!

Quais os conceitos de conhecimentos utilizados?

Há dois tipos de conhecimento que são primordiais de serem identificados:

Conhecimento tático

Um dos conceitos de conhecimento é o tático, que é definido como aquele que é adquirido por meio de experiências vivenciadas e com o decorrer do tempo. Ou seja, é um conhecimento de mundo que o colaborador foi aprendendo conforme suas práticas.

Conhecimento explícito

O outro tipo de conhecimento é o explícito, que tem como base a teoria estudada, de modo a ser possível a transmissão de maneira mais fácil aos outros colaboradores da empresa que não possuem, ainda, esse mesmo tipo de saber.

Quais são os tipos de gestão do conhecimento?

Primeiramente, é importante ter em mente que são evidenciados três tipos de gestão de conhecimento, cada um com o foco em uma área específica, o que leva a empresa na busca do melhor método para sua empresa. Os três tipos principais são:

Gestão do Capital Intelectual

O primeiro trata-se da Gestão do Capital Intelectual, que é saber gerir os colaboradores, a fim de serem direcionados a usarem o seu conhecimento nos locais corretos, o que levará à otimização do desempenho de toda a equipe.

Gestão da Informação

O segundo é a Gestão da Informação, que é nada mais nada menos do que saber extrair as informações necessárias para o bom funcionamento da empresa e colocá-las em prática, por meio do trabalho de gestores e colaboradores.

Gestão de Competências

O último, mas não menos importante é a Gestão de Competências, que é saber desenvolver as competência e habilidades de cada colaborador, o que vai levar eles ao aumento de rendimento nas suas tarefas diárias na empresa.

Depois de ler este artigo provavelmente você percebeu o quão importante é saber valorizar os saberes de cada colaborador para que juntos eles possam se complementar e elevar a perfomance de toda a equipe e, consequentemente, elevar os resultados da empresa.

Como conseguir ultrapassar o básico e evoluir em relação a gestão do conhecimento?

Para conseguir realmente evoluir e colocar em prática da maneira mais potente o gerenciamento do conhecimento há alguns passos bem simples, mas que fazem total diferença. Conheça agora quais são esses passos:

Passo 1: Mapeamento de competências

O primeiro de tudo está relacionado com a gestão das metas da empresa, realizando o mapeamento de competências. Nessa situação, vai ser colocado em evidência todos os números da empresa, para serem traçadas as metas. Além disso, há a necessidade da captação das informações acerca das melhores habilidades de cada colaborador, com a finalidade de utilizá-las nos locais mais aptos para o crescimento da empresa.

Passo 2: Comprometimento com a equipe

Um dos passos mais óbvios, apesar de ainda ser deixado de lado em muitas empresas, é ter comprometimento com a equipe, pois se não há confiança do grupo laboral as estratégias preconizadas não serão de fato cumpridas. Com isso, quando a gestão de conhecimento manejar colaboradores para diferentes áreas, não irá surtir o efeito desejado, pois não há credibilidade na ação. Então promova o comprometimento tanto com a equipe, quanto com os objetivos estratégicos do negócio.

Passo 3: Acesso à informação

Outro requisito importante para conseguir obter sucesso em qualquer empresa é a facilitação da informação entre todos os membros da empresa. Diante disso, o compartilhamento de conhecimento se tornará fluido entre todas as áreas do negócio, proporcionando uma via de informação, que expande os alcances da empresa.

Passo 4: A participação dos colaboradores na tomada de decisão

A participação dos colaboradores na tomada de decisão é outro ponto que merece destaque quando se fala de gestão de conhecimento, pois estimula os colaboradores a buscarem soluções para os desafios que surgem.

Além disso, aumentam suas responsabilidades e sua noção de importância dentro da empresa, elevando cada vez mais o nível do serviço prestado.

Passo 5: Organização

Um dos passos que está interligado com o passo anterior é a organização da empresa, pois isso auxilia nas tomadas de decisão e amplia as responsabilidades dos colaboradores. Por isso, toda a equipe presente na empresa deve ser responsável pela organização não só física do espaço, como também de toda a agenda e logística das ações internas da organização.

Passo 6: Utilização de ferramentas eficientes

Por último, mas não menos importante, a empresa deve ter em mente, que apesar de todo conhecimento e experiência dos seus colaboradores é necessário que eles tenham as ferramentas necessárias para a realização de um trabalho de excelência. Dessa forma, a utilização de ferramentas eficientes que auxiliem esses indivíduos nas suas ações laborais são primordiais, pois irá viabilizar que eles consigam otimizar o tempo, e como consequência, aumentar a produtividade.

Com esse novo olhar para a gestão de conhecimento, ampliando sua área de atuação, é nítido que se você aplicar esses passos, juntamente com os seus conhecimentos já adquiridos, você fará uma ótima gestão. Consequentemente, sua empresa terá sucesso e atingirá um patamar altíssimo no mercado.

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