O mercado de lavanderias no Brasil está em ascensão, impulsionado por mudanças no comportamento do consumidor e pela expansão do setor de lavanderias no Brasil.

Especialmente no formato de franquia de lavanderia autosserviço, que entrega praticidade para o dia a dia dos consumidores com a terceirização da lavagem de suas roupas.

Segundo a Associação Nacional das Empresas de Lavanderia (Anel), o Brasil já conta com mais de 27 mil lavanderias, das quais mais de 3 mil adotam o modelo de autosserviço, o que otimiza a rotina dos consumidores.

Para negócios desse segmento, a expansão de lavanderias por franquias é uma opção econômica e eficaz, com vantagens como a padronização dos processos que o levarão a aprimorar a gestão e a escalabilidade do seu empreendimento.

Com este artigo, descubra como franquear o seu negócio, incorporando tendências e estratégias comprovadas para crescer no setor de lavanderias.

Como montar uma franquia de lavanderias?

Para estabelecer uma boa base para o sucesso da sua rede de lavanderias, o passo primordial é a definição do know-how da marca e a padronização dos processos operacionais da empresa. Isso garantirá que suas franquias cresçam sem perder a sua essência.

Comece com a criação dos primeiros manuais de franquia e suporte ao franqueado. A marca precisa inicialmente estruturar padrões de qualidade, layout e operação. Esse planejamento inicial é primordial para a escalabilidade da empresa.

Veja a seguir as principais etapas para iniciar sua rede de lavanderias:

Análise de franqueabilidade:

Avalie se o seu modelo de franquia de lavanderia é replicável, com processos padronizados e capacidade de gerar lucro para franqueados. Essa análise garante que a expansão será sustentável e mantenha a qualidade em todas as unidades.

Inteligência de mercado:

Mapeie oportunidades em regiões estratégicas, analise os concorrentes e estude o mercado para franquias de lavanderias na região do público. Assim, você identifica os melhores locais para expandir com sucesso a sua franquia.

Validação do modelo de negócio:

Comprove que seu modelo funciona além da unidade original, com processos detalhados e replicáveis. Estruture manuais operacionais para garantir padronização e eficiência na rede.

Elaboração da COF (Circular de Oferta de Franquia):

Prepare a COF com todas as informações legais, financeiras e operacionais. Esse documento obrigatório assegura transparência e protege tanto o franqueador quanto o franqueado.

Criação do contrato de franquia:

Formalize os direitos e deveres com um contrato claro, definindo taxas, suporte, uso da marca e cláusulas de rescisão. Uma boa redação evita conflitos e fortalece a parceria.

Com a estrutura organizada e documentos prontos, você está preparado para iniciar o processo de franqueamento e expandir sua marca com segurança e planejamento.

Por onde devo começar a expandir minhas unidades de lavanderias?

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), 50% das cidades (14) que mais cresceram em número de operações de franquias no Brasil não estão nas capitais, o que demonstra o impacto positivo da estratégia de interiorização para quem deseja investir em franquias de lavanderia no interior. Veja as vantagens desse método abaixo:

Menor Concorrência:

As cidades do interior que possuem entre 50 mil e 200 mil habitantes, ainda têm baixa oferta de serviços de lavanderia profissional. Isso permite que a nova franquia domine rapidamente o mercado local.

Custos operacionais mais baixos:

Neste contexto de rede de franquias de lavanderias, as capitais têm um custo por metro quadrado elevado e desvantajoso. E uma boa solução é justamente investir na interiorização que garante aluguéis até 50% mais baixos.

Alta Demanda por serviços profissionais:

Com o aumento da classe média no interior e a entrada de redes varejistas e gastronômicas, cresce também a demanda por lavanderias que atendam não só famílias, mas também hotéis, clínicas, academias e restaurantes.

Adoção do modelo de microfranquia:

Muitas redes criaram formatos compactos, como a microfranquia de lavanderia, ideal para cidades menores, onde o fluxo é menor, mas a fidelização é mais alta.

De acordo com o vice-presidente de Franquias e Treinamentos da Prudential do Brasil, Humberto Madeira, “as microfranquias são uma excelente oportunidade para quem está começando”. Ele explica e destaca que o modelo oferece suporte e estrutura, aumentando as chances de sucesso.

O desenvolvimento eficaz de toda essa organização da rede lhe proporcionará a padronização e capacidade de replicar os processos operacionais das lavanderias.

Mas para fortalecer o seu processo de expansão e prosperar sem perder o ritmo do mercado, veja a seguir as principais estratégias que diferenciarão a sua marca e elevarão a experiência dos seus consumidores.

Gestão de lavanderias

Estratégias essenciais para a expansão da sua rede de lavanderias

Para expandir sua rede de lavanderias e garantir a competitividade no mercado, é crucial adotar estratégias que promovam não apenas a geração de receita, mas também a fidelização dos clientes e a sustentabilidade do negócio.

A seguir, apresentamos práticas essenciais que vão além das operações transacionais, focando na construção de um modelo de negócio mais robusto e rentável. Acompanhe!

Invista em um mix de serviços: o aumento do ticket médio

Mais do que uma operação transacional, o modelo de negócios deve estar estruturado para converter a venda pontual em uma relação recorrente e de longo prazo com o cliente. 

Essa estratégia ajudará a transformar cada atendimento em uma oportunidade de elevar o ticket médio e aumentar o lifetime value (LTV), impulsionando a rentabilidade da unidade e da rede como um todo.

Ao ampliar o mix de serviços, a rede consegue aumentar o faturamento da lavanderia com serviços adicionais como a lavagem de edredons, tapetes, cortinas e roupas especiais, a rede de franquias cria novas fontes de receita com margens superiores às da lavagem convencional, diluindo custos fixos e fortalecendo a sustentabilidade financeira da unidade. 

A recorrência pode ser potencializada por estratégias como:

Planos de assinatura escalonados

A recorrência pode ser potencializada por estratégias como planos de assinatura para lavanderia e programas de fidelização de clientes em lavanderias.

Créditos pré-pagos com bônus

Venda antecipada de créditos com bonificações progressivas (ex.: compre R$1.000 em crédito, utilize R$1.200), melhorando o fluxo de caixa da unidade e fidelizando o cliente ao longo do tempo.

Programas de fidelidade com cashback ou pontos

Implantação de mecanismos de acúmulo de pontos por serviço contratado, que podem ser trocados por lavagens especiais ou descontos em serviços com margem mais alta.

Clubes exclusivos e benefícios premium

Criação de programas de benefícios, oferecendo vantagens como atendimento prioritário, entrega expressa, descontos cumulativos ou lavagens especiais inclusas.

Campanhas sazonais automatizadas via CRM

Ações preditivas integradas ao histórico de consumo, como ofertas de lavagem de edredons no outono ou cortinas no fim do ano, acionadas por automação de marketing.

Parcerias B2B e convênios corporativos

Oferta de pacotes sob medida para empresas como academias, spas, clínicas, restaurantes e escritórios, além de convênios com redes de benefícios para colaboradores.

Planos familiares e coletivos

Pacotes que agrupam o consumo de diferentes membros de uma mesma família, condomínio ou empresa, permitindo economia por escala e maior volume por contrato.

Crie múltiplos pontos de encantamento na jornada do cliente

Colocar o cliente no centro do negócio é uma estratégia essencial para o fortalecimento da rede de franquias. Reconhecida como a maior rede de lavanderias do mundo, a 5àsec implementa estratégias focadas no consumidor como um diferencial competitivo importante.

Segundo Alex Quezada, sócio e vice-presidente de marketing e vendas da rede, a missão da marca é justamente facilitar o dia a dia do consumidor, criando uma experiência positiva em cada interação.

Esse compromisso com o cliente vai além da qualidade do serviço final. O encantamento começa antes mesmo do consumidor entrar na loja, e uma das ações da rede nesse sentido é o investimento em fachadas atrativas, que criam uma boa impressão desde o primeiro contato e incentivam a entrada.

Dentro da loja, a experiência continua. O cliente é recebido por um ambiente limpo, organizado e com aroma agradável, que reforça tratar-se de um ambiente premium.

Esses detalhes fazem parte da estratégia da 5àsec para garantir uma experiência consistente e satisfatória, que fortalece a relação com o cliente e aumenta a percepção positiva da marca.

A gestão de relacionamento e o pós-venda humanizado também são componentes importantes dessa estratégia de fortalecimento. Para isso, ferramentas como o CRM mantêm um contato contínuo com o cliente, seja para acompanhá-lo após a compra ou incentivá-lo a voltar caso tenha ficado um tempo sem frequentar a loja.

Adote soluções sustentáveis que alinhem sua rede às exigências do mercado atual

No último Texcare International, maior evento global do setor de lavanderias, uma das principais tendências destacadas foi o fortalecimento das práticas sustentáveis.

Essa abordagem vem se consolidando como um pilar estratégico fundamental para garantir a competitividade e a longevidade do setor.

As tecnologias e inovações apresentadas demonstraram a possibilidade de integrar equipamentos de alta eficiência energética, sistemas de reúso de água e produtos químicos ecológicos. Contribuindo para operações mais sustentáveis e financeiramente vantajosas, alinhadas ao conceito de lavanderias sustentáveis.

> Para saber mais sobre práticas de ESG para sua rede de franquias, leia o artigo: ESG no franchising: guia completo para redes de franquias!

Durante a feira, o tema foi reforçado como um caminho inevitável para negócios mais resilientes e alinhados às novas demandas sociais, regulatórias e de consumo. 

Para as redes de franquias, investir nessas soluções agrega valor estratégico ao negócio, reduzindo custos operacionais, ampliando a eficiência, fortalecendo a reputação da marca e aumentando sua atratividade para consumidores, investidores e novos franqueados.

Além de posicionar a marca como referência em responsabilidade socioambiental, a adoção de práticas sustentáveis abre oportunidades para parcerias institucionais, acesso a incentivos fiscais e a linhas de crédito voltadas para negócios sustentáveis.

Depois de compreender como essas estratégias são fundamentais para o sucesso das redes de lavanderias, é importante dar um passo adiante e olhar para as práticas de gestão que permitem que as franquias se mantenham competitivas.

A implementação de tecnologias inovadoras e a otimização dos processos operacionais são ações que, além de contribuir para a sustentabilidade, também garantem uma gestão eficiente e resultados positivos no dia a dia das unidades.

Confira abaixo as cinco boas práticas de gestão para impulsionar sua rede de lavanderias, integrando inovação e eficiência a um modelo de negócio mais sustentável e rentável.

Franquias de lavanderias

5 boas práticas de gestão para redes de lavanderias

Para que sua rede se mantenha atualizada e cada dia mais preparada para as mudanças do mercado de lavanderias, adotar práticas facilitadoras e tecnologias adicionais é uma ação inteligente para o seu negócio.

Confira abaixo as cinco melhores práticas para franquias de lavanderia que querem integrar inovação e eficiência:

  1. Indicadores de Desempenho (KPIs): definir e acompanhar indicadores como produtividade por funcionário, consumo de água e energia, ticket médio e índice de retrabalho permitem uma gestão baseada em dados e focada em melhorias constantes.
  2. Treinamentos e Capacitações Contínuas: investir em sistemas integrados de capacitação corporativa ou outros meios de treinamento para equipes asseguram que os processos sejam seguidos corretamente e que os funcionários estejam atualizados com as melhores práticas do setor.
  3. Gestão Logística: para redes que oferecem delivery, otimizar rotas e programar coletas e entregas de forma eficiente é essencial para reduzir custos logísticos e melhorar a experiência do cliente.
  4. Gestão de Suprimentos e Estoque: controlar eficientemente o uso de produtos químicos, embalagens e insumos evita desperdícios, reduz custos e garante que não faltem materiais essenciais para a operação.
  5. Sistema integrado de gestão: que pode integrar CRM, sistemas de comunicação e gestão de projetos em uma única plataforma. Ideal para redes de lavanderias que precisam padronizar processos, controlar unidades franqueadas e centralizar informações.

A Lavô e a Lavup, referências no setor, utilizam o sistema integrado do SULTS para padronizar processos, gerenciar suas unidades e expandir com mais eficiência. Esse exemplo comprova que uma ferramenta robusta e completa é decisiva para o crescimento e sucesso de uma rede de lavanderias.

E para ampliar o seu conhecimento sobre gestão para franchising e outras estratégias que você pode adaptar para sua rede de lavanderias, veja nosso guia oficial para expansão de franquias!