Para conseguir crescer de forma saudável e escalável, uma empresa sempre deve investir nos melhores métodos de gestão e, também, deve contar com a inovação para lapidar os processos. Um dos processos fundamentais no ambiente empresarial e que deve ser constantemente revisado é o fluxo de vendas.
Por isso vamos falar sobre esse tema agora mesmo. Continue a leitura e entenda melhor o conceito de fluxo de vendas e como impulsioná-lo em sua empresa.
O que é o fluxo de vendas?
O fluxo de vendas está diretamente relacionado ao funil de vendas, sendo que o seu principal intuito é auxiliar na dinamização e na melhoria das etapas, para a consolidação da venda.
Para que haja essa melhoria contínua, é necessário um fluxo de vendas bem alinhado aos objetivos estratégicos do empreendimento, com todas as etapas bem definidas.
Apesar de parecer uma área de gestão interna, o fluxo de vendas também depende do contato direto com público alvo, uma vez que os vendedores e representantes da marca devem ter conversas significativas com os prospects. Pois só assim, haverá a mensuração dos anseios dos possíveis consumidores, o que irá alinhar às tendências da empresa.
Como melhorar o mecanismo de venda da empresa?
Podemos pensar em dois tipos de vendas: internas e externas. O primeiro tipo de venda é quando a empresa tem uma equipe interna especializada, que trabalha apenas nessa área de vendas. Já a venda externa, é composta por uma equipe que vai em busca do cliente e tenta cativar ele da melhor forma possível.
Para que haja um fluxo de venda eficiente, é necessário entender as demandas do seu público e designar a equipe mais preparada, sendo que, na maioria dos casos, é primordial tanto a equipe de vendas internas, quanto a externa. Logo, a partir dessas definições, será iniciada a fase do desenvolvimento de estratégias para abordar os clientes.
Com isso em mente, a melhoria do mecanismo de venda de uma empresa perpassa pela melhoria dos serviços de atendimento, que na era da tecnologia podem ser realizadas por meio de sistemas de gestão como o SULTS.
Por isso, ter proporcionar suporte e as melhores ferramentas para a equipe de vendas atuar é o primeiro passo rumo a concretização da melhoria do fluxo de vendas.
Os vendedores externos devem captar a essência da empresa para conseguir passar toda a ideia por trás da marca, a fim de conseguir cativar o cliente.
Essa parte é fundamental, pois é o primeiro contato mais próximo que um possível consumidor vai ter da empresa. Deixar uma boa primeira impressão faz total diferença no mercado competitivo.
Por qual motivo devo ter a equipe de vendas internas e externas?
Essa pergunta é muito pertinente, visto que em muitas situações a equipe interna conseguirá realizar as vendas com grande êxito. Então, por qual motivo devo ter uma equipe de vendas externas?
Poder contar com as duas equipes é um diferencial, pois em certas situações a equipe interna, que, geralmente, trabalha por meio de pesquisas, telefonemas e videoconferências, que de maneira geral se resume a atividades remotas, pode precisar da equipe externa para se aproximar fisicamente do prospect, a fim de deixá-lo ainda mais próximo da empresa.
A missão dessas duas equipes é fazer com que esse cliente se sinta parte da marca e, claro, que ele seja fidelizado.
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Você já conhece o SULTS?
SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros. Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.
Com o SULTS você se conecta com os seus franqueados de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.
Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados. Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.
Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:
Módulo Checklist: O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.
Módulo Chamados: Você saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.
Módulo Expansão e CRM: Expandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.
Módulo Implantação de Unidades: Negociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.
Módulo Universidade Corporativa: De fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.
Módulo Disco Virtual: “Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.
Módulo Comunicados: Já pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!
Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais. Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.