A estratégia do oceano azul serve para te mostrar que seus maiores concorrentes não são necessariamente os produtos ou serviços de outra empresa. Seu negócio não pode concentrar as energias em saber o que as outras empresas estão produzindo e ficar refém delas.
Sua preocupação de fato deve ser o quanto seu negócio tem explorado novos mares e avançado, para que assim consiga verdadeiramente estar muito além de todos os outros, fazendo com que a concorrência não seja mais uma preocupação. E é isso que essa estratégia busca. Vamos entender melhor como ela funciona.
O que é a estratégia do oceano azul?
Com criatividade, ao invés de competir no mercado tradicional, fazendo produtos semelhantes aos da concorrência, com as mesmas funcionalidades e qualidades, você cria seu novo mercado. Esse mercado é algo diferente do que já existe, podendo ser inclusive a união de diversos setores.
O que interessa é que você tenha algo exclusivo, que terá um mercado só seu, assim não terá concorrência. Isso te colocará a milhas de distância das outras empresas. Assim, ao invés de ficar competindo, buscando superar o que a concorrência tem para oferecer, você apresenta algo inovador e se torna pioneiro no mercado.
O que você estará fazendo é algo que é apresentado como o objetivo no livro “A Estratégia do Oceano Azul“- escrito pelo sul-coreano W. Chan Kim e pela economista americana Renée Mauborgne- que é deixar de ser uma empresa que compete por mercado e passar a ser uma empresa que cria novos mercados.
Como sair do oceano vermelho e chegar ao oceano azul?
Para que você saia da tradição de estar no oceano vermelho, no mercado que já existe, apenas tentando estar a frente da sua concorrência e passe a ser um navegador em novos mares, criando um mercado diferente e tendo vantagem nessa grande navegação que são os negócios, você precisa buscar algumas coisas.
Implementando essa estratégia, que foi estudada por anos até que fosse publicada, você consegue fazer essa transposição entre o oceano vermelho e o oceano azul. Muitas empresas bem sucedidas, dão o crédito do seu sucesso para essa mudança e criação de novos mercados. Vamos então entender como aplicar.
Como aplicar a estratégia do oceano azul?
Primeiramente, sua empresa precisa buscar soluções e estratégias que ainda não estão no mercado, tendo muita criatividade e visão. Seu negócio deve estabelecer uma boa organização, para que seja capaz de utilizar os dados que possuem e focar num produto ou serviço inovador, com bom custo-benefício para o seu cliente e uma alta lucratividade para o negócio.
É necessário pensar como o consumidor pensa na hora de fazer escolhas, o que leva ele a tomar as decisões que toma, quais são os critérios que ele leva em consideração e quais possuem um peso maior. Pense também nas intersecções que sua empresa pode fazer com outros produtos e serviços, possibilitando o desenvolvimento de algo inovador.
Uma visão panorâmica, que seja capaz de enxergar todas as possibilidades de negócio dentro da cadeia, não só a forma tradicional que já está habituado, é capaz de aumentar e muito a lucratividade do empreendimento. Veja quais negócios podem complementar o seu e o que você pode fazer para garantir um novo mercado.
Quais os benefícios do oceano azul?
Essa estratégia tem uma série de benefícios conquistados graças a uma observação mais atenta dos seus clientes e dos anseios dos consumidores. Assim, quando você não fecha sua empresa em uma caixinha e foca toda a sua atenção para o que estão oferecendo e qual a concorrência, o seu destaque econômico está garantido.
Os benefícios são diversos, além de conseguir ampliar seu público-alvo, você também deixa de ter concorrente direto, tornando-se referência e aumentando suas vendas. Por isso essa estratégia é fundamental e deve ser um dos focos principais do seu negócio.
Não deixe de buscar novas informações e acompanhar os artigos que são publicados no blog da Sults para que consiga ter uma visão cada vez mais panorâmica com relação ao seu negócio.
Conheça o SULTS
SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros.
Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.
Com o SULTS você se conecta com os seus colaboradores de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.
Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.
Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.
Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais.
Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.
Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:
Módulo Checklist: O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.
Módulo Chamados: Você saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.
Módulo Expansão: Expandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.
Módulo Implantação de Unidades: Negociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.
Módulo Universidade Corporativa: De fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.
Módulo Disco Virtual: “Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.
Módulo Comunicados: Já pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!
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