O BPO ou Business Process Outsourcing ainda gera muitas dúvidas e, em algumas empresas, não é capaz de gerar os resultados que poderia, visto que não são utilizados de forma plena. Por isso, neste artigo falaremos um pouco do conceito, suas características e finalidades e outros pontos fundamentais.

O que é Business Process Outsourcing?

Esse conceito ainda pode ser bastante confundido com consultoria ou assessoria, mesmo sendo algo distinto. 

A empresa BPO tem o papel de cuidar da manutenção e otimização de diversas áreas do empreendimento, visando demonstrar seu diferencial, uma vez que conta com colaboradores mais preparados e qualificados, mais rapidez nas entregas, processos mais organizados e tecnológicos.

Ou seja, o Business Process Outsourcing, que significa “Terceirização dos Processos de Negócios”, é uma outra empresa, contratada pelo seu negócio, que tem a específica função de executar atividades como as mencionadas acima. Por esse motivo, pode se confundir com uma consultoria ou assessoria.

No que a empresa BPO pode contribuir?

Por ser terceirizada, torna-se uma preocupação a menos, além dela ser capaz de agregar muito conhecimento e, por ser especializada, pode introduzir ferramentas, técnicas e tecnologias novas, melhorando as operações.

A empresa BPO complementa com uma nova visão, sendo uma eficiente maneira de pensar em redução de gastos e de etapas que não estão atribuindo valor ao produto ou serviço. 

Com a atuação BPO, a marca contratante pode voltar sua atenção para atividades primárias, alinhando os objetivos e tendo mais tempo e estratégia para gerar lucro.

Resumindo, dentre os benefícios temos:

  • Otimização do tempo
  • Redução de gastos
  • Mais produtividade
  • Foco nas atividades que são realmente importantes para o seu negócio.

Qual a diferença entre consultoria, assessoria e BPO?

A consultoria tem a finalidade de elaborar um planos de ações, oferecer cursos e ir acompanhando as modificações que estão ocorrendo

Enquanto o BPO não participa de modo prático dos processos, ele está mais voltado para a área de Tecnologia da Informação e oferece esse tipo de conhecimento, podendo estar na empresa do cliente ou na sede BPO. Ele visa desenvolver as habilidades dos colaboradores e automatizar processos.

Vale ressaltar que o BPO não é uma simples terceirização, mas oferece muito conhecimento além do serviço entregue. Caso sua empresa queira contratar esse serviço, deve avaliar qual dessas empresas oferece o que você busca.

A assessoria já é mais voltada para o modelo de negócio, sendo mais delimitada.

Como o BPO age em diferentes setores empresariais?

  • Contabilidade: O BPO pode auxiliar no cumprimento da legislação e pagamento dos tributos, cuidando também das burocracias associadas ao movimento bancário.
  • Jurídico: Nesse setor, o BPO também se mostra antenado às legislações, controlando prazos e cuidando dos processos judiciais. 
  • TI: Pode garantir todo o gerenciamento dessa área, mantendo a saúde e estabilidade dos servidores. 
  • RH: Auxilia na organização de todos os processos que são demasiadamente burocráticos, podendo inclusive criar uma rotina das atividades que devem ser desempenhadas. 
  • Transporte: O BPO pode ser responsável por toda a organização logística do seu negócio, o que é muito benéfico.

Há outros setores que podem contar com o apoio empresarial, como por exemplo o comercial. Isso demonstra o quanto o Business Process Outsourcing pode ser uma boa forma de alcançar os resultados desejados, especialmente se está tendo determinadas dificuldades e encontrar uma “terceirização” possa ser viável. 

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Os benefícios da consultoria de campo

Você já conhece o SULTS?

SULTS  é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros.

Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS  tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.

Com o SULTS  você se conecta com os seus colaboradores de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.

Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.

Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.

Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais.

Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.

Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:

Módulo ChecklistO checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.

Módulo ChamadosVocê saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.

Módulo ExpansãoExpandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.

Módulo Implantação de UnidadesNegociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.

Módulo Universidade CorporativaDe fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.

Módulo Disco Virtual“Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.

Módulo ComunicadosJá pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!

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