A comunicação empresarial é uma solução estratégica de gestão, que, se bem aproveitada, pode garantir um funcionamento com integração, coesão e produtividade na empresa, tornando-se uma vantagem competitiva.
Neste artigo você vai entender melhor o que é a comunicação empresarial, qual a sua importância para o negócio e como a tecnologia é uma grande aliada para a manutenção de um fluxo de informações assertivo. Boa leitura!
O que é comunicação empresarial (CE)?
A comunicação empresarial é composta por um conjunto de práticas e processos que a organização utiliza para que as informações sejam transmitidas com ordem, clareza e fluidez para todos os setores – de ponta a ponta.
A CE é fundamental porque tem reflexos diretos na eficiência geral da empresa e na qualidade do serviço prestado. Ela tem papel central na gestão das pessoas que trabalham para você e, quando é bem conduzida, gera benefícios que impactam positivamente na produtividade, na motivação e na convivência dos colaboradores.
Quais os benefícios de uma boa comunicação empresarial?
A comunicação empresarial, mais do que apenas desenvolver o lado humano da empresa, faz com que ela ganhe benefícios em diversos níveis. Confira:
Viabiliza a transparência das informações
Com uma boa comunicação empresarial, você consegue ter uma interação efetiva com seus colaboradores e os mantêm informados sobre a realidade da situação da empresa, evitando mal-entendidos e viabilizando a transparência das informações.
Mantém o colaborador engajado
Por isso, manter uma comunicação empresarial constante e verdadeira com seus colaboradores, é essencial para evitar esse tipo de coisa e fazer com que eles se sintam mais importantes e reconhecidos como peças-chave dentro da organização. Com a certa abordagem e os incentivos certos, logo eles perceberão que são fundamentais para a empresa e estarão mais engajados e dispostos a dar o seu melhor por ela.
Viabiliza o diálogo (dúvidas, sugestões e feedbacks)
Com uma boa comunicação empresarial, os colaboradores irão se sentir mais valorizados e importantes dentro da organização e, consequentemente, irão ter mais liberdade para tirar suas dúvidas e propor melhorias na empresa como um todo.
Um colaborar que tira suas dúvidas quando preciso, que dá sugestões de melhoria e que recebe constantes feedbacks, é também um colaborador mais ativo, que está apto à tomada de decisão. Qualidade essenciais a um profissional nos dias de hoje.
Visibiliza a imagem da sua empresa
Se você se comunica de forma eficaz tanto com o público interno, quanto com o externo, com certeza também sai ganhando em quesitos como credibilidade e autoridade.
Uma empresa que aparece, se posiciona, é aberta e transparente quanto a suas políticas e atividades, ganha mais respeito e destaque frente aos colaboradores, aos clientes e à comunidade.
Por isso é sempre importante ouvir as pessoas, de qualquer setor, área ou comunidade e usar a comunicação empresarial para dar respostas mais humanas e satisfatórias a elas.
Garante o alinhamento de toda a equipe
Em uma empresa na qual os colaboradores conversam, entendem as atividades uns dos outros e trabalham em equipe para garantir o crescimento e a sustentabilidade da empresa, com certeza a produtividade será muito maior e, realizar tarefas e processos cotidianos, será muito mais fácil e seguro.
Portanto, investir em uma boa comunicação empresarial internamente é uma ótima forma de manter sua equipe alinhada, motivada e muito mais produtiva.
E por falar em alinhamento e aumento de produtividade, outra ação imprescindível para o bom funcionamento da sua empresa é o treinamento e desenvolvimento dos colaboradores. Sobre esse assunto, indicamos o texto “Desenvolvimento de equipes: essencial à empresa“.
Melhora o clima organizacional e a produtividade
Funcionários que se entendem, entendem a realidade da empresa, confiam nela e em suas atividades, se sentirão muito mais motivados para realizar suas tarefas e terão muito mais disposição para ajudar colegas e trabalhar em equipe.
Portanto, a comunicação empresarial faz com que o clima organizacional fique muito mais agradável e produtivo.
A tecnologia aliada à comunicação empresarial
Finalmente você vai descobrir como melhorar a comunicação da sua empresa e a resposta está logo aqui > a tecnologia.
Algumas tendências são os portais corporativos e os sistemas de gestão de conteúdo, ou seja, soluções que aproximam pessoas e permitem interações em tempo real, a qualquer hora e em qualquer lugar com acesso à internet.
Um dos sistemas de gestão mais procurados do mercado para otimizar a comunicação de empresas de pequeno, médio e grande porte é o SULTS.
O diferencial desse software é a quantidade significativa de ferramentas integradas que otimizam todo o dia a dia da operação. São módulos como Checklist, Implantação de Unidades, Expansão, Universidade Corporativa, Notícias, Comunicados, Chamados e muito mais.
Para este artigo separamos algumas ferramentas essenciais à comunicação empresarial. Veja quais são eles:
Notícias SULTS: Como já foi bastante mencionado neste texto, é fundamental que todos os colaboradores estejam por dentro das informações sobre a empresa, garantindo o engajamento da equipe. Sendo assim, a ferramenta Notícias SULTS viabiliza a transmissão e o compartilhamento de notícias e informações de forma fácil e eficiente. Com a permissão de administrador, o colaborador responsável pode criar notícias, adicionar textos, links, vídeos, imagens e muito mais. Essa notícia será disparada para os demais colaboradores da empresa e, ainda, poderá ficar em destaque pelo tempo que for necessário.
Comunicados SULTS: No Comunicados SULTS, você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e demais arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, sem problemas. Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS! Tudo isso para garantir que a sua equipe estará a par dos comunicados enviados à rede.
Chamados SULTS: O maior diferencial do Chamados SULTS é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Esse processo evita falhas na comunicação e permite aos gestores uma visualização mais ampla e assertiva das ordens de serviço geradas em determinado período.
Mas tem muito mais para conhecer sobre o SULTS. Continue a leitura e conheça mais algumas funcionalidades essenciais à sua empresa.
Você já conhece o SULTS?
SULTS é a plataforma de gestão mais completa do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros.
Com mais de 20 ferramentas integradas, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.
Com o SULTS você se conecta com os seus colaboradores de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.
Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.
Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.
Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais.
Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.
Conheça mais 5 das principais ferramentas do SULTS
Checklist SULTS: O checklist é uma das ferramentas mais utilizadas pelos usuários SULTS, porque ela é adaptável, dinâmica e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. Sabemos que cada empresa é única e que possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo de acordo com as demandas da sua empresa, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.
Expansão SULTS: Nesta ferramenta, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Em outras palavras, o SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.
Implantação de Unidades SULTS: No Sistema de Implantação de Unidades SULTS, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.
Universidade Corporativa SULTS: De fato, essa plataforma é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nela você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.
Disco Virtual SULTS: Esse ambiente é ideal para o carregamento e a disponibilização de documentos e arquivos importantes à operação da empresa de forma eficiente e segura. No Sistema de Disco Virtual SULTS é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.
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