A implantação de unidades é uma prática bastante comum em redes de negócios, mas sempre surgem dúvidas em relação a como gerenciá-la de forma produtiva. Siga a leitura e veja se você se identifica com o João da Silva.

João da Silva tem uma loja física de produtos decorativos, a Redecora, que vai de vento em popa há mais de 5 anos numa pequena cidade do interior de São Paulo. A sua marca é conhecida em toda a região devido ao seu grande diferencial: todos os produtos são feitos com materiais recicláveis e são de extrema qualidade.

Ele e sua equipe sentem que está na hora de expandir o negócio e estão se preparando para esta nova etapa. Após estudar muito sobre as formas de expansão, eles acreditam que o Franchising é o modelo mais vantajoso, porque a rede poderá crescer exponencialmente a partir do investimento de terceiros (os franqueados) e da transferência de know how da equipe do João, garantindo o diferencial da Redecora em todo o Brasil.

Passado algum tempo, João da Silva e seus colaboradores já revisaram e aprimoraram o modelo de negócio, já estudaram a franqueabilidade da empresa, já prepararam toda a documentação exigida no modelo de franquias, como a Circular de Oferta de Franquia (COF), já fizeram diversas entrevistas com os potenciais franqueados e, finalmente, fecharam contrato com sete empreendedores para inaugurarem as primeiras franquias da marca de produtos decorativos. Mesmo assim, devido à inexperiência no Franchising, João não sabe ao certo o que fazer na próxima fase, que é a implantação das novas unidades.

Então, João, esse artigo é para você!

O primeiro fato que o empresário deve ter em mente é que a implantação de franquias é um processo que exige responsabilidades tanto dele quanto do franqueado. Consequentemente, ambos deverão manter um relacionamento pautado no diálogo e no compartilhamento de experiências do franqueador para que essa etapa seja produtiva.

Vamos ao que interessa: quais são as funções de cada parte envolvida na implantação de unidades?

Uma fração da responsabilidade do João, o franqueador, já foi cumprida quando ele e a sua equipe alinharam o plano de negócio, pesquisaram o mercado potencial, selecionaram e transferiram o know how.  Além disso, a rede franqueadora também deverá selecionar fornecedores de matéria-prima que sejam qualificados e pensar em estratégias de marketing que atraiam o público para a inauguração das novas lojas.

Quanto ao franqueado, suas responsabilidades começam logo no investimento do capital necessário para garantir o direito de uso da marca. De modo geral, esses custos giram em torno da taxa de franquia (normalmente é paga no momento da assinatura do contrato); do ponto comercial e construção da loja; da compra de matéria-prima para estoque; e do capital de giro para manter a operação do negócio.

Essas definições de tarefas não significam a fragmentação do processo de implantação de franquia – muito pelo contrário: é fundamental que franqueador e franqueado se mantenham conectados, inclusive após a implantação. A rede franqueadora, principalmente, precisa estar ao lado do franqueado para orientá-lo nas dificuldades e nos desafios que surgirem em seu caminho, porque sabemos que ter um negócio não é tarefa fácil.

Nesse “casamento empresarial”, deve haver confiança, reconhecimento, respeito e partilha, afinal de contas, existem, pelo menos, dois caminhos que unem o franqueador e o franqueado: o contrato e o interesse mútuo pelo crescimento exponencial da marca, gerando lucro para ambos os lados.

 “O segredo para fazer os sonhos se tornarem realidade pode ser resumido em quatro C’s: Curiosidade, Confiança, Coragem e Constância, e o maior de todos esses é a Confiança.”

(Walt Disney)

Então, Sr. José da Silva, a cartada está dada. Agora é hora de partir para a ação e espalhar a Redecora pelo mundo!

Implantação de unidades - blogpost SULTS

Você já conhece o SULTS?

SULTS  é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros. Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS  tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.

Com o SULTS  você se conecta com os seus franqueados de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.

Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados. Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.

Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais. Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.

Conheça 5 dos principais módulos do SULTS:

Módulo Checklist: O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.

Módulo Chamados: Você saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.

Módulo Implantação de Unidades: Negociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.

Módulo Universidade Corporativa: De fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.

Módulo Comunicados: Já pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!

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