Seja nos momentos bons ou ruins de um negócio, a consultoria empresarial é um tipo de serviço que sempre tem alguma solução a oferecer.
Estamos falando de uma proposta de valor, que pode ajudar a empresa a atingir resultados ainda melhores e, consequentemente, alcançar o crescimento escalável que todos os empresários almejam.
A verdade é que, não importa qual seja o tamanho do negócio, sempre há oportunidades para evoluir na gestão – e é esse o ponto de partida para contratar a consultoria.
Neste artigo vamos falar um pouco mais sobre o conceito de consultoria empresarial, sobre suas principais vantagens, seus tipos e outros detalhes que revelam a verdadeira eficiência desse tipo de serviço a empresas de pequeno, médio e grande porte.
Partindo do conceito, o que é consultoria empresarial?
Trata-se de um tipo de serviço baseado na experiência do profissional especialista (consultor) que busca indicar os problemas de uma empresa, a partir do diagnóstico e da análise dos processos do dia a dia, visando orientar os gestores para resolverem os problemas apontados e melhorarem a gestão do negócio.
A consultoria empresarial pode ajudar em diversos departamentos e setores: na otimização de finanças, melhoria dos processos, aprimoramento de ações internas, redução de custos, planejamento estratégico, entre muitos outros.
O serviço funciona como guia para alcançar a direção certa rumo a uma gestão de excelência. Além disso, tem como objetivo aprimorar a tomada de decisão, a produtividade e a expansão.
Há diferentes tipos de consultoria no mercado – desde as comerciais até aquelas que promovem melhorias internas. Todas têm como objetivo auxiliar a empresa a otimizar algum aspecto.
Na prática, como funciona a consultoria para empresas?
A consultoria empresarial funciona de forma colaborativa entre o consultor, o gestor responsável e sua equipe.
Juntos, eles fazem um diagnóstico completo do problema ou da otimização buscada, para que o consultor consiga desenhar a melhor solução.
Muito além das diversas reuniões, que acontecem ao longo do processo, trata-se de uma troca de ideias e propostas de melhorias de processos, organização e até tecnologia.
Essa ajuda externa é totalmente personalizada para se encaixar na empresa, e isso a torna extremamente eficaz.
A consultoria não vai somente avaliar a situação, mas também indicar estratégias nas quais a companhia pode se basear para maximizar os resultados.
O trabalho de uma empresa de consultoria, normalmente, segue os seguintes passos:
- Diagnóstico do problema: é onde são encontradas as falhas em seus mínimos detalhes;
- Montagem do plano de ação: o que será feito para solucionar o problema ou otimizar os processos?
- Execução: acompanhamento frequente do consultor para analisar as mudanças e seus efeitos sobre o problema;
- Auditoria de solução: revisão completa de o que foi feito para definir se o objetivo foi, ou não, alcançado de maneira satisfatória.
Entendendo melhor o papel do consultor
O principal papel do consultor é apontar as melhores práticas sobre áreas ou assuntos que ele tem especialidade, dando direcionamento e esclarecimento para processos que poderiam estar sendo realizados de maneira mais eficiente dentro da empresa em que atua.
Mesmo que cada caso seja um caso diferente, existem algumas atividades que fazem parte da rotina de todo consultor:
- Analisar e diagnosticar a situação atual da empresa;
- Apontar falhas e oferecer soluções viáveis;
- Acompanhar os resultados e sugerir ajustes, conforme necessidade.
O que muda na consultoria para franquias?
O modelo de negócio baseado em franquias possui características e demandas específicas. Para quem pretende formatar sua empresa em franquia, são muitas as etapas necessárias antes de realmente iniciar o processo de desenvolvimento de franqueados.
A consultoria para franquias pode auxiliar em todas essas demandas, direcionando as ações a serem tomadas a fim de formatar o negócio como franquia.
Esse serviço vai ajudar a avaliar o potencial de franqueabilidade do negócio, bem como poderá oferecer apoio nas adequações necessárias para a padronização dos processos, por exemplo.
A consultoria para franquias também engloba aspectos jurídicos. O consultor especializado em franchising tem o conhecimento necessário para ajudar na elaboração de contratos e demais documentos necessários para a abertura de unidades franqueadas com a proteção e segurança de instrumentos jurídicos.
No cenário da franqueadora, a consultoria empresarial pode auxiliar em questões como: análise de franqueabilidade, estruturação societária e tributária, confecção dos contratos, COF e na sistematização dos processos para os franqueados.
Após a abertura de novas unidades, o consultor também poderá ir até as lojas da marca para verificar se os processos estão sendo realizados conforme o padrão pré-estabelecido, como a forma de atendimento, o preparo dos produtos, a organização e limpeza do local e outros aspectos relacionados à prestação de serviço.
Neste caso, embora esse consultor possa ter sido indicado pela franqueadora, é o franqueado que estará em contato direto com ele.
E, da mesma forma, após avaliar o dia a dia operacional da unidade, o profissional especializado dará um feedback ao franqueado e à sua equipe, reforçando o que precisa ser melhorado e como fazer isso.
Conheça agora 6 tipos de consultoria empresarial
Depois de compreender melhor o conceito de consultoria empresarial, seu funcionamento no dia a dia operacional e o papel do consultor, vamos aos tipos de consultoria mais comuns no mercado:
Consultoria empresarial: Gestão
Essa consultoria consegue auxiliar os gestores nas mudanças constantes que o mercado apresenta, pensando em formas de lidar com as novidades sem dificuldades e prejuízos, mas com estratégia, podendo inclusive pensar em formas de melhorias e desenvolvimento.
Consultoria empresarial: Finanças
Quando uma empresa não está conseguindo ter controle financeiro e lucratividade, o ideal é que busque uma consultoria financeira para que saiba como evitar certos gastos e para criar um planejamento financeiro bem estruturado e transparente.
Consultoria empresarial: Marketing
Talvez, baixos índices de venda podem ser explicados por uma campanha de marketing com pouca eficiência.
Dessa forma, uma consultoria de marketing pode identificar quais são os empecilhos – no reconhecimento da persona ou na divulgação, por exemplo. Assim, quando encontrados, fica mais fácil elaborar um plano de ação com metas a serem atingidas.
Consultoria empresarial: Recursos humanos
Essa consultoria tem um olhar mais humano, voltado especialmente para os colaboradores, avaliando o desempenho e as habilidades que ainda precisam ser melhor trabalhadas.
Um outro ponto é que, com um consultor, é possível definir melhor se há necessidade de contratação ou demissão, quais cursos e treinamentos implementar e como propor ações para promover o melhor desempenho dos colaboradores.
Consultoria empresarial: Logística
Uma excelente forma de evitar atrasos e respeitar todas as legislações de logística é contratando uma consultoria responsável por controlar a entrada de matérias primas e também a entrega dos produtos aos clientes.
Consultoria empresarial: Inovação
O tempo todo é preciso pensar em formas de inovar. Um consultor de inovação pensa em modificações, não só tecnológicas, mas também processuais, que são capazes de gerar mais valor ao cliente e poupar gastos e retrabalho.
Consultoria empresarial: Tecnologia
Essa consultoria visa a implementação de softwares e hardwares, em consonância com os objetivos da empresa. Investir em boas ferramentas tecnológicas pode aumentar gradativamente a produção.
As principais vantagens da consultoria para o seu negócio
As consultorias empresariais são importantes porque impulsionam a organização alcançar melhores resultados.
Ela possibilita determinar objetivos sensatos e praticáveis a partir da realidade do seu negócio. Isso permite a criação de metas de curto, médio e longo prazo.
Todos sabemos que mudar processos não é fácil, mas com um especialista fica menos difícil. Esse serviço colabora bastante para o planejamento estratégico, e o consultor é qualificado para guiar os dirigentes durante essas mudanças.
A visão de uma pessoa de fora e que não está imersa nos processos internos pode renovar os ares com mais facilidade, trazendo um olhar diferente e único com a capacidade de apresentar inovações importantes.
Existe um “momento certo” para contratar esse tipo de serviço?
Esta é uma pergunta constantemente feita pelas empresas: há um momento ideal para contratar uma consultoria?
A resposta é que a ocasião adequada vai depender da realidade de cada negócio, tanto no aspecto das demandas e dos objetivos, como da capacidade de investimento.
Quando o empresário possui clareza dos caminhos para chegar em objetivos maiores, ele pode demandar consultoria pontuais, como focar aumento das vendas, reorganização dos processos de trabalho, melhoria do desempenho dos colaboradores, reestruturação financeira, dentre outros.
Ou pode simplesmente estabelecer uma meta maior, como aumentar o lucro. Aí cabe à consultoria buscar onde e como conseguir isso.
Mas o fato é que não é aconselhável que os administradores, gestores ou sócios esperem a situação chegar a um ponto crítico para solicitar a ajuda da consultoria. Talvez, nesse momento, já não haja mais o que ser feito para resolver o problema.
Além disso, outra questão a ser considerada na definição do momento de contratar está ligada à preparação e disponibilidade da empresa para realizar um trabalho em conjunto com a consultoria.
Afinal, sem a participação dos sócios e colaboradores que conhecem o trabalho e os pormenores da organização, a consultoria não conseguirá atuar de forma eficiente e eficaz.
Uma das ferramentas mais utilizadas para conferir a conformidade dos processos operacionais de um negócio, seja para consultores, auditores e colaboradores responsáveis, é o checklist eletrônico.
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