Cisco Systems, criada pelos cientistas Leonard Bosak e Sandra Lerner, preza pela responsabilidade social corporativa, dedicando muito tempo à promoção de uma cultura organizacional saudável no local de trabalho. Mas, o que isso tem a ver com comunicação assertiva?

Essa empresa de sucesso, como também a Apple, a Coca-cola, a Disney, a Nike, entre outras, entenderam a importância de manter uma empresa em crescimento dia após dia por meio de uma comunicação de excelência.

Para elas o segredo não está apenas na lucratividade da operação, mas também na gestão de relacionamento por meio de uma comunicação assertiva no ambiente de trabalho.

Por essa razão, neste artigo você vai entender melhor o conceito de assertividade quando nos referimos ao ato de nos comunicarmos, quais são os pilares dessa prática e outras informações que serão importantes para a sua formação no tema. Siga a leitura!

Para início de conversa, o que é comunicação assertiva?

Comunicação assertiva é a capacidade de expressar seus sentimentos, pensamentos e pontos de vista de maneira objetiva e fácil de entender. Tudo isso sem ser agressivo ou arrogante e sem deixar de lado as emoções de quem escuta.

A comunicação assertiva beneficia muito as corporações no que se refere à solução de conflitos e à motivação de equipes e colaboradores.

Ainda, podemos defini-la como uma forma de se comunicar na qual as mensagens são entregues de forma transparente, segura e baseada em respeito mútuo.

Assim, o objetivo é que no final não existam espaço para ruídos na comunicação e, muito menos, para conflitos, já que os comportamentos negativos são a pior forma de direcionar qualquer tipo de relação, seja pessoal, seja profissional.

Pilares de uma comunicação assertiva - imagem de três mulheres conversando felizes em seus locais de trabalho.

Os pilares de uma comunicação que realmente funciona

Para falarmos sobre os pilares de uma comunicação eficaz, vamos citar Leo Gura, filósofo e palestrante, que apresenta em seu vídeo “Communication Skills – The 6 Keys Of Powerful Communication“, quais são os 6 pilares da comunicação eficiente.

1º Pilar: Assertividade

Para que o objetivo da sua mensagem seja atingido, é preciso tentar, ao máximo, ser assertivo. Isso que dizer que você deve ser firme e direto sem sentir ou causar constrangimentos. É uma capacidade de se afirmar de maneira clara, objetiva e transparente, sem delongas.

Sentir-se confortável e confiante é essencial, mas não apenas isso, muitas vezes também é necessário sermos persistentes, mostrando que os nossos argumentos realmente são relevantes para determinado assunto.

2º Pilar: Autenticidade

Ser autêntico significa ser verdadeiro consigo mesmo.

Muitas vezes nos preocupamos demais com o que os outros irão pensar dos nossos argumentos, e assim acabamos recuando e deixando de lado os nossos próprios valores, perdendo, então, a nossa autenticidade.

Sendo assim, a primeira coisa a se fazer é reconhecer os seus próprios valores e aquilo que você realmente acredita. Depois, é hora de se comunicar com firmeza, na tentativa de expor seus pontos de vista baseados na argumentação.

3º Pilar: Ter a mente aberta para novos aprendizados

Da mesma forma que é importante sermos autênticos ao defendermos os nossos próprios pontos de vista, também devemos estar sempre com a mente aberta e dispostos a considerar outras perspectivas, cenários alternativos ou ideias.

Se nós não considerarmos ouvir e tentar compreender ideias diferentes, estaremos colocando uma barreira em nossa frente, impedindo que haja qualquer possibilidade de conduzir uma boa comunicação.

4º Pilar: Ter empatia

Empatia significa “nos colocarmos no lugar dos outros”. Em outros termos, podemos expressar a empatia como a sintonia presente em um diálogo.

As pessoas com quem nos comunicamos querem sentir que estão sendo ouvidas e compreendidas, e quando existe empatia no diálogo, ambos se sentem confortáveis ao notar que ali há escuta ativa, e naturalmente a comunicação fluirá de forma agradável, pois assim sentimos confiança para expor as nossas ideias.

5º Pilar: Clareza

Clareza é o alinhamento entre aquilo que você pretende expressar com aquilo que os outros compreendem da sua mensagem.

De acordo com as palavras de Leo Gura, “Comunicação não é aquilo que você quis dizer, mas sim aquilo que a outra pessoa absorve do que foi dito”.

O melhor tipo de comunicação é aquela que é completamente clara e precisa, ou seja, fácil de entender. Caso você perceba que as pessoas não estão conseguindo captar as suas mensagens, talvez o problema não esteja nelas, mas sim na forma como você se expressa – isso merece um ponto de atenção.

6º Pilar: Capacidade de ouvir ativamente

Devemos ter claro em nossas mentes que ainda mais importante do que falar, é ouvir (com toda atenção necessária).

Como diz Leo Gura, “não é apenas estar com os ouvidos abertos, mas deixar que as pessoas sintam que você está realmente disposto a ouvir aquilo que está sendo dito“.

Principais características de um comunicador assertivo

Para criar um canal de transmissão de mensagem efetivo e se comunicar com assertividade é importante estar atento a alguns pontos e características. Veja quais são os principais:

  • Exercer a inteligência emocional: deve passar as informações que deseja de forma clara, mas também, deve ouvir atentamente e de forma calma quando o outro estiver falando. E ainda deixar de lado as emoções que podem ser sabotadoras para o momento.
  • Ter atenção aos gestos: é importante ter atenção ao tipo de gestos que você irá fazer, pois, eles devem combinar com o que você está transmitindo e não ao contrário.
  • Sentimento do discurso: lembre-se de que é essencial que a suas palavras faladas ou escritas exibam a emoção que você realmente quer passar. Para isso, utilize a sua própria segurança, confiança e, principalmente, honestidade.

Mas, é claro, uma premissa que nunca sai de pauta: o que você diz deve ser coerente com o que você faz na prática.

Muito do que os outros aprenderem com você será por meio de exemplos. Comunicação assertiva e postura profissional caminham juntas.

Comunicação assertiva - Reunião de colaboradores homens na empresa. Dois estão sentados sorrindo e olhando para os dois em pé, que estão se cumprimentando.

7 práticas indispensáveis para uma comunicação assertiva

Veja, agora, 7 práticas indispensáveis que também servem como dicas valiosas para aplicar essa estratégia em sua empresa e melhorar a comunicação interna:

1. Ter compreensão do que se fala

Falar sobre assuntos dos quais você tem pouco ou nenhum conhecimento é um verdadeiro “tiro no pé”: pode acabar levando a conversa para um patamar indesejado.

Sendo assim, antes de opinar sobre qualquer assunto, busque se inteirar sobre ele profundamente.

Quando for ler ou pesquisar sobre um determinado tema, não o faça de forma superficial, pois, ao entrar em um debate, provavelmente, vai ter seus argumentos derrubados facilmente.

Além disso, busque realmente compreender esse assunto para saber articulá-lo em sua comunicação. Isso é válido, por exemplo, quando você precisa passar determinada informação à sua equipe.

2. Buscar capacitações

Esta dica é decorrente da anterior, afinal, quando você se capacita — principalmente sobre assuntos da sua área de conhecimento —, a sua voz ganha muito mais firmeza e credibilidade.

E não podemos deixar de observar o quanto isso é fundamental na função de um gestor, certo? Por outro lado, para que outros colaboradores também desenvolvam aptidões, investir em capacitações internas e treinamentos corporativos é uma opção excelente.

Isso vai ajudar na comunicação interna, além de trazer qualificação para o trabalho desenvolvido.

3. Saber a hora certa de falar

Não só em uma comunicação assertiva, mas também para evitar diversos problemas e dores de cabeça na vida, é necessário aprender a hora certa de falar.

Dessa forma, experimente observar o máximo possível antes de dar a sua opinião sobre algo. Ficar calado, algumas vezes, é assertividade também, visto que as palavras erradas — ou ditas em momentos inadequados — podem comprometer a confiabilidade dos argumentos.

Além disso, em muitos casos, esse é um gesto de respeito, como vimos anteriormente: valorize o momento e a fala do outro, fique atento e encontre a hora adequada para se posicionar.

4. Praticar a intermediação

Já pensou em ser um intermediador para aquele seu colega de trabalho que tem dificuldades em se expressar?

Ajudando-o, você tem a oportunidade de fortalecer o trabalho em equipe, motivar os demais colegas com um bom exemplo e, ainda, incentivar o aprimoramento das habilidades de fala nos outros colaboradores.

Muitas pessoas têm esse tipo de dificuldade, e ela deve ser respeitada. Um colaborador pode ser mais tímido ou introvertido, e não deve ser pressionado por isso.

Pelo contrário: dê apoio e incentive a empatia na equipe, respeitando as particularidades de cada um.

5. Ter uma fala clara e direta

Saber “o que” e “quando” falar pode ser essencial para manter uma boa comunicação, mas, se você não souber “como” dizer, de nada adiantarão os esforços.

Para que isso não ocorra, tente sempre ser o mais assertivo possível em seu discurso, sem gastar tempo com os detalhes dispensáveis.

Entretanto, quando vamos “direto ao ponto” em algum assunto, devemos tomar muito cuidado para não passarmos uma impressão negativa ou, até mesmo, rude.

6. Ter cuidado com a linguagem oral

Sabemos que existem diversas formas de comunicação — escrita, virtual, oral, gestual etc. —, e é necessário ter atenção a cada uma delas.

Mas, a comunicação verbal é uma das que merecem maior atenção. Isso, porque, quando não nos expressamos corretamente, nossas palavras podem ter duplo sentido e acarretar erros de interpretação por parte de quem nos ouve.

Para que isso seja evitado, além de desenvolver constantemente o vocabulário, mais uma vez, entra em cena a questão da clareza e da objetividade.

Por esse motivo, nada de fazer rodeios ao passar uma informação ou defender seu ponto de vista! Além do mais, é necessário deixar claro que, apesar da objetividade, sua forma de enxergar é flexível.

7. Prestar atenção à expressão corporal

Você sabia que cerca de 93% da nossa comunicação não é verbal?

Isso significa que, muito além do que expressamos por meio da fala, os nossos gestos, expressões corporais e até mesmo nossa postura são formas importantes de transmitir informações.

Desse modo, mostre que está seguro, ponderado e calmo e busque formas de realmente se sentir assim, para que o seu corpo não contradiga o que sair da sua boca.

Uma comunicação sem ruídos só tem vantagens!

Como já deu para perceber, uma comunicação realizada de forma assertiva e sem ruídos traz diversas vantagens para a empresa de modo geral.

Um ponto marcante dessa habilidade é que ela contribui para o aumento da autoconfiança, pois você trabalha questões como inseguranças, reatividades e vulnerabilidades.

Além disso, ela ajuda a deixar a comunicação mais positiva: em vez de impor questões e interagir de maneira reativa, as falas ficam mais compreensíveis e respeitosas, estimulando um diálogo saudável.

A assertividade permite, dessa forma, ter um maior alinhamento na equipe, além de ajudar a engajar os colaboradores, que vão otimizar suas interações.

É interessante que o próprio líder não apenas incentive, como também pratique a comunicação assertiva com sua equipe.

Isso reduz a pressão e cria um ambiente de trabalho mais agradável, com comunicação de “igual para igual”.

Se toda a empresa buscar desenvolver essa habilidade, o clima organizacional será impactado, e, aos poucos, toda a corporação se tornará um ambiente mais tranquilo, com um bom fluxo de ideias.

Enfim, falamos sobre a importância da promoção de cursos e treinamentos para o aperfeiçoamento dos colaboradores para que saibam se comunicar com propriedade.

Atualmente, a forma mais eficaz e flexível de proporcionar esses treinamentos é através de plataformas de estudos online.

Nesse sentido, fica o convite para você conhecer a Universidade Corporativa do SULTS, os nossos cases de sucesso e todas as ferramentas desse sistema que colaboram para uma comunicação assertiva dentro da empresa.