O posicionamento do poeta inglês John Donne revela o grande significado do trabalho em equipe no mundo corporativo e a necessidade de aprender como desenvolvê-lo:
“Nenhum homem é uma ilha, completo em si próprio; cada ser humano é uma parte do continente, uma parte de um todo.”
Reconhecer que o trabalho em equipe é a oportunidade que irá ampliar e aprimorar todos os processos da sua empresa. É uma das chaves que abre grandes portas para o seu negócio.
Mas como promover o trabalho em equipe?
Antes de responder essa pergunta, vamos ao conceito resumido do que é o trabalho em equipe: essa forma de organização corporativa consiste no ajuntamento de pessoas com habilidades, conhecimentos e experiências distintas que colaboraram para atingir metas e objetivos estimulados de maneira mais eficiente e rápida.
Essa habilidade não é intrínseca ao colaborador, ou seja, a habilidade de trabalhar coletivamente deve ser exercitada. Mas é claro que é importante identificar no colaborador algumas características que facilitam a prática do trabalho em equipe. Conheça algumas dessas características:
1. Ser proativo
Alguém que apenas espera algo ser pedido para ser realizado, certamente não enxergará as pendências e os caminhos a serem trilhados. Nesse sentido, exercite e reforce a importância da proatividade em sua empresa.
2. Ter educação
Definir uma meta e reunir pessoas para atingir um propósito, provavelmente gerará opiniões e visões diferentes. Por isso é importante que os colaboradores da equipe saibam respeitar opiniões diferentes e defender seus pontos de vista educadamente. É essencial entender que não é uma competição, mas sim um trabalho que colabora para o crescimento do negócio.
3. Ser confiante
Um grupo que confia em si e no outro com certeza estará muito mais engajado e focado em atingir o objetivo proposto. Mesmo com os desafios, a equipe estará em sintonia para atingir sucesso.
4. Ser comunicativo
Escolha pessoas que tenham a habilidade de conduzir uma conversa entre falar e saber escutar, assim aceitando opiniões diversas e incentivando debates saudáveis e produtivos. Além de saber se expressar de maneira clara e objetiva em termos técnicos.
São essas e várias outras características que precisam compor times determinados e formados por você. A partir disso, há também a importância de conhecer as pessoas que estão em sua empresa, para conseguir delegar funções e saber que terá bons frutos.
Qual o papel de um líder nesses grupos?
Não é porque foi criado um time de pessoas com habilidades diversas que a presença de um líder poderá ser descartada. Muito pelo contrário!
Há a necessidade de um líder que gerenciará, encaminhará, manterá a equipe unida, inspirará e engajará o grupo.
Como aprimorar os trabalhos em equipe?
Assim como acontece o aperfeiçoamento de todos os líderes e colaboradores de uma empresa, é necessário investir tempo e conhecimento no trabalho em equipe. Confira 2 formas de gerir isso:
Treinamentos e capacitações corporativas
Uma das responsabilidades de uma empresa é desenvolver pessoas e profissionais, principalmente rumo ao sucesso do próprio negócio.
Uma empresa que não investe na capacitação dos próprios funcionários dentro de um trabalho em conjunto não consegue acompanhar o ritmo e competitividade que se é criada e desenvolvida no mercado.
Por isso, enxergar o time formado como pessoas que cada vez mais precisam de treinamentos, cursos, ensinamento de novas habilidades, técnicas de apresentação, comunicação oral e escrita, workshops, seminários, entre outras necessidades, é o significado de um trabalho bem-sucedido.
O autoconhecimento – identificar quais são os próprios pontos mais fortes e seu papel colaborador em sua equipe – faz parte desse processo e como o funcionário poderá retirar conhecimento nesses treinamentos e capacitações.
Integração em equipe
A preparação de novos integrantes dessas equipes é determinante para o sucesso do trabalho em conjunto. Trata- se de uma ambientação para que ele conheça as principais rotinas, deveres, locais, valores da empresa e cultura organizacional.
Com isso, as dinâmicas com a equipe favorecem que a integração entre os membros se desenvolva, permitindo o prévio conhecimento de cada participante em relação ao que é esperado de si mesmo e do colega de trabalho.
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Você já conhece o SULTS?
SULTS é o software de gestão mais completo do mercado, que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros.
Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.
Com o SULTS você se conecta com os seus colaboradores de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de forma mais ágil.
Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios da negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.
Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.
Acessando os bancos de dados criados no nosso sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e etc.
Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.
Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:
Módulo Checklist: O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos clientes SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.
Módulo Chamados: Você saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Com o SULTS Chamados você pode obter e gerenciar todas essas respostas. O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos.
Módulo Expansão: Expandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empresário(a) e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Por isso criamos o Módulo Expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.
Módulo Implantação de Unidades: Após o sucesso da negociação, é hora de iniciar o processo de implantação de mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser esclarecidas com o uso do SULTS. No módulo Implantação de Unidades, você pode enumerar e descrever todas as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.
Módulo Universidade Corporativa: De fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem a média de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.
Módulo Disco Virtual: Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o Módulo Disco Virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.
Módulo Comunicados: No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você pode gerenciar quem visualizou o seu recado e quem ainda não está por dentro da notícia, por exemplo. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, sem problemas! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!
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