Como desenvolver hard skills em colaboradores contratados?

O mercado de trabalho está cada vez mais dinâmico, exigindo que os profissionais se dediquem continuamente a aprimorarem suas hard skills. Contudo, estimular um colaborador já contratado a desenvolver novas hard skills pode ser um desafio para muitas empresas.

Ao contrário do senso comum, cuidar bem dos colaboradores não envolve apenas oferecer entretenimento e pequenos agrados ao longo do mês. Na verdade, um aspecto fundamental é estimular o desenvolvimento das hard skills que eles querem — e precisam — aprender.

Além de ajudá-los a se tornarem profissionais mais completos no longo prazo, empresas que incentivam o desenvolvimento de hard skills são beneficiadas de diferentes maneiras no curto prazo, seja ganhando a confiança e lealdade de seus colaboradores, seja recebendo como contrapartida maior engajamento e produtividade.

Então, se você quer saber como desenvolver as hard skills de pessoas que já estão trabalhando na sua empresa, aqui estão quatro dicas que podem te ajudar!

Leia também:

Hard Skills e Soft Skills: entenda quais são as diferenças
Como mapear as hard skills dos colaboradores de uma empresa?
Como avaliar hard skills de candidatos no processo seletivo?
Hard skills: o que são e qual o impacto dentro das empresas

4 dicas para desenvolver hard skills em colaboradores

1. Permita a realização de cursos durante o tempo de trabalho

Um aspecto fundamental para desenvolver as hard skills é dedicar tempo ao aprendizado. No entanto, muitas empresas desestimulam seus colaboradores a adquirirem e aperfeiçoarem seus conhecimentos ao não permitirem que utilizem parte do tempo de trabalho para cursos, seminários e workshops.

Lembre-se que ao deixá-los participar desses eventos, você está investindo em seus colaboradores e permitindo que eles estejam a par do que há de mais novo em seus respectivos setores. 

Esse é o tipo de compromisso que leva à criação de uma cultura de aprendizado e que pode destacar a sua organização frente a outros empregadores, estimulando a retenção de talentos.

É claro, porém, que é preciso também exigir dos colaboradores bom senso com relação à quantidade de cursos e ao número de horas que exigem. Uma possível solução é estipular previamente um limite de tempo anual que pode ser dedicado para treinamentos durante o horário de trabalho, por exemplo.

2. Ofereça um auxílio-educação para seus colaboradores

Outra maneira de estimular o desenvolvimento de hard skills em sua organização é oferecendo um auxílio-educação. Essa é uma verba alocada especificamente para que seus colaboradores invistam em suas próprias habilidades e conhecimentos técnicos.

Um dos benefícios em conceder um auxílio-educação é que isso traz maior liberdade de escolha para que as pessoas escolham como querem aprender. Enquanto alguns preferem seminários e webinários, outros podem optar por workshops, simpósios ou congressos.

Contudo, para garantir que os cursos e certificações sejam apropriados para o aprendizado do colaborador, é recomendado que o setor de RH, o departamento do colaborador ou o administrativo financeiro da empresa revisem os pedidos, garantindo que sejam de fato adequados e estejam dentro do orçamento estimado.

3. Explore bem os recursos para aprendizado online

O aprendizado remoto através de cursos e aulas online já era uma realidade há alguns anos, mas o número de boas opções de educação à distância aumentou de maneira significativa com a pandemia e o distanciamento social.

Existem diversas vantagens em utilizar plataformas EaD para aprimorar e desenvolver novas hard skills. Além de possibilitarem uma maior flexibilidade, com aulas gravadas que podem ser assistidas em casa, no ônibus ou no metrô, as aulas remotas costumam ter um preço muito mais acessível do que os cursos presenciais.

Ainda, a depender do tamanho da sua empresa, é possível negociar descontos significativos com as plataformas de ensino remoto ao adquirir um conjunto de assinaturas para o seu time de colaboradores. 

4. Implemente uma cultura de compartilhamento de aprendizado

Por fim, uma excelente dica para estimular o desenvolvimento de hard skills na sua empresa é implementar uma cultura de compartilhamento de aprendizado

Isso pode ser feito de diversos formatos, seja na forma de apresentações regulares sobre determinados tópicos, seja catalogando material, como documentos ou vídeo-aulas, em uma nuvem disponibilizada internamente para toda a empresa.

Essa é uma das dicas mais importantes porque incentiva a aproximação entre os seus colaboradores. Afinal, o aprendizado de um colaborador pode ser compartilhado gratuitamente com o restante da empresa.

Agora que já conhecemos a importância do desenvolvimento das hard skills em colaboradores já contratados e compartilhamos algumas dicas essenciais para auxiliar nesse processo, que tal conhecer um pouco mais sobre a gente?

Sistema de comunicados - SULTS

Você já conhece o SULTS?

SULTS  é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros.

Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS  tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.

Com o SULTS  você se conecta com os seus colaboradores de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.

Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.

Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.

Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais.

Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.

Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:

Módulo ChecklistO checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.

Módulo ChamadosVocê saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.

Módulo ExpansãoExpandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.

Módulo Implantação de UnidadesNegociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.

Módulo Universidade CorporativaDe fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.

Módulo Disco Virtual“Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.

Módulo ComunicadosJá pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!

Assista aos nossos cases de sucesso e solicite uma demonstração gratuita da nossa ferramenta. 

0 CommentsClose Comments

Leave a comment